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A biblioteca universitária como mecanismo híbrido de geração de empreendimentos: possibilidades rumo à universidade empreendedora

The academic library as a hybrid mechanism of enterprise generation: possibilities towards the entrepreneurial university

Este artigo discute potencialidades e dificuldades da biblioteca universitária como mecanismo híbrido de geração de empreendimentos, capaz de contribuir para a transição rumo à universidade empreendedora, entendida a partir de um modelo internacional. Tal discussão fundamenta-se na participação da Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos na primeira edição do Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa e procedimento de pesquisa documental. Embora a atuação da Biblioteca Comunitária no Desafio UFSCar tenha sido restrita à cessão de espaço físico, a experiência evidenciou que, com adequações na infraestrutura e gestão, ela pode incorporar elementos do coworking e laboratório de prototipagem, viabilizando a colaboração entre potenciais empreendedores, o networking e a apropriação de ferramentas e técnicas para a proposição de novos negócios. Além disso, os bibliotecários podem capacitar os futuros empreendedores no uso de bases de dados técnico-científicas, especialmente as de patentes, viabilizando a busca de anterioridade, processos de inteligência competitiva e mapeamento tecnológico, considerados elementares na elaboração de um plano de negócios. Por ser, geralmente, um local de ampla circulação, a biblioteca também pode ajudar a disseminar uma cultura de inovação e empreendedorismo na universidade, o que favorece sua própria valorização e de seus profissionais no campus. Por outro lado, para que tudo isso aconteça, devem ser superadas eventuais dificuldades como: escassez de recursos financeiros e humanos; elaboração de uma política de uso dos espaços da biblioteca e resistência dos profissionais à mudança de cultura e à adoção de novas práticas.@pt


This article discusses the potentialities and difficulties of the academic library as a hybrid mechanism of enterprise generation, capable of contributing to the transition to the entrepreneurial university, understood from an international model. The discussion is based on the participation of the Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (“Community Library of the Federal University of São Carlos”) in the first edition of the Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo (UFSCar Innovation and Entrepreneurship Challenge). This is an exploratory study which takes a qualitative approach and adopts a documentary research procedure. Although the UFSCar library’s performance in the UFSCar Challenge had been restricted to the allocation of physical space, experience showed that, through adaptations in terms of infrastructure and management, that library, as well as the academic library in general, could incorporate elements of coworking and of prototyping laboratories, which would enable collaboration between potential entrepreneurs, would provide for networking and would make it possible to draw upon known tools and techniques for new business proposals. Furthermore, librarians could train future entrepreneurs to use technical and scientific databases, especially patent databases, which would enable them to search for precedence and would stimulate processes of competitive intelligence and technological mapping, considered crucial to the development of a business plan. Generally being a place where many people go to and where many people meet, the library could also help to disseminate a culture of innovation and entrepreneurship at the university, which would foster the appreciation of that institution and that of its professionals on campus. On the other hand, for all this to happen, some possible difficulties must be overcome, such as the scarcity of financial and human resources, the development of a library space usage policy, and professionals’ resistance to culture change and to the adoption of new practices.@en

. A biblioteca universitária como mecanismo híbrido de geração de empreendimentos: possibilidades rumo à universidade empreendedora the academic library as a hybrid mechanism of enterprise generation: possibilities towards the entrepreneurial university. Em questão, [????].

References

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                            [Este artigo discute potencialidades e dificuldades da biblioteca universitária como mecanismo híbrido de geração de empreendimentos, capaz de contribuir para a transição rumo à universidade empreendedora, entendida a partir de um modelo internacional. Tal discussão fundamenta-se na participação da Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos na primeira edição do Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa e procedimento de pesquisa documental. Embora a atuação da Biblioteca Comunitária no Desafio UFSCar tenha sido restrita à cessão de espaço físico, a experiência evidenciou que, com adequações na infraestrutura e gestão, ela pode incorporar elementos do coworking e laboratório de prototipagem, viabilizando a colaboração entre potenciais empreendedores, o networking e a apropriação de ferramentas e técnicas para a proposição de novos negócios. Além disso, os bibliotecários podem capacitar os futuros empreendedores no uso de bases de dados técnicocientíficas, especialmente as de patentes, viabilizando a busca de anterioridade, processos de inteligência competitiva e mapeamento tecnológico, considerados elementares na elaboração de um plano de negócios. Por ser, geralmente, um local de ampla circulação, a biblioteca também pode ajudar a disseminar uma cultura de inovação e empreendedorismo na universidade, o que favorece sua própria valorização e de seus profissionais no campus. Por outro lado, para que tudo isso aconteça, devem ser superadas eventuais dificuldades como: escassez de recursos financeiros e humanos; elaboração de uma política de uso dos espaços da biblioteca e resistência dos profissionais à mudança de cultura e à adoção de novas práticas.] => 0
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                            [This article discusses the potentialities and difficulties of the academic library as a hybrid mechanism of enterprise generation, capable of contributing to the transition to the entrepreneurial university, understood from an international model. The discussion is based on the participation of the Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (“Community Library of the Federal University of São Carlos”) in the first edition of the Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo (UFSCar Innovation and Entrepreneurship Challenge). This is an exploratory study which takes a qualitative approach and adopts a documentary research procedure. Although the UFSCar library’s performance in the UFSCar Challenge had been restricted to the allocation of physical space, experience showed that, through adaptations in terms of infrastructure and management, that library, as well as the academic library in general, could incorporate elements of coworking and of prototyping laboratories, which would enable collaboration between potential entrepreneurs, would provide for networking and would make it possible to draw upon known tools and techniques for new business proposals. Furthermore, librarians could train future entrepreneurs to use technical and scientific databases, especially patent databases, which would enable them to search for precedence and would stimulate processes of competitive intelligence and technological mapping, considered crucial to the development of a business plan. Generally being a place where many people go to and where many people meet, the library could also help to disseminate a culture of innovation and entrepreneurship at the university, which would foster the appreciation of that institution and that of its professionals on campus. On the other hand, for all this to happen, some possible difficulties must be overcome, such as the scarcity of financial and human resources, the development of a library space usage policy, and professionals’ resistance to culture change and to the adoption of new practices.] => 0
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