Article
Propõe-se, a partir de um estudo teórico, qualitativo e exploratório, uma discussão sobre as teorias curriculares e seus aportes teóricos e metodológicos, bem como sua aplicação, com o propósito de contribuir para que os estudantes compreendam os contextos sociais, culturais e científicos que os cercam. Além disso, pretende-se demonstrar como os processos de letramento informacional podem auxiliar na melhor aplicação do currículo. Conclui-se que os desafios são grandes, porém a escola e seus profissionais devem sempre levantar discussões como essas durante suas semanas pedagógicas, encontros científicos e cursos de formação continuada, seja na pós-graduação ou no aperfeiçoamento. São essas reflexões que fazem diferença e podem contribuir para ampliar as possibilidades de aprendizado dos nossos estudantes. Um aprendizado que vá além dos muros da sala de aula.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2020-06-24] => 141559 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Andrea Pereira Santos] => 1840 ) [1] => Array ( [Suely Henrique de Aquino Gomes] => 2425 ) [2] => Array ( [Benjamim Pereira Vilela] => 1841 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/751/2020/08/oai_www_revistas_ufrj_br_article_28895#00057.pdf] => 145526 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [142] => 2763 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [125] => 2162 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo de revisão] => 98 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Biblioteconomia] => 234396 ) [1] => Array ( [Currículo] => 173719 ) [2] => Array ( [Letramento informacional] => 172256 ) [3] => Array ( [Aprendizagem] => 266091 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista Conhecimento em Ação] => 751 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00057-2020-5-1] => 141584 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Propõe-se, a partir de um estudo teórico, qualitativo e exploratório, uma discussão sobre as teorias curriculares e seus aportes teóricos e metodológicos, bem como sua aplicação, com o propósito de contribuir para que os estudantes compreendam os contextos sociais, culturais e científicos que os cercam. Além disso, pretende-se demonstrar como os processos de letramento informacional podem auxiliar na melhor aplicação do currículo. Conclui-se que os desafios são grandes, porém a escola e seus profissionais devem sempre levantar discussões como essas durante suas semanas pedagógicas, encontros científicos e cursos de formação continuada, seja na pós-graduação ou no aperfeiçoamento. São essas reflexões que fazem diferença e podem contribuir para ampliar as possibilidades de aprendizado dos nossos estudantes. Um aprendizado que vá além dos muros da sala de aula.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:www.revistas.ufrj.br:article/28895] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/28895] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista Conhecimento em Ação; Vol 5, No 1, Jan-Jun (2020); 125-142] => 0 ) [1] => Array ( [2525-7935] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Currículo e letramento informacional: uma ligação necessária] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/28895/19811] => 0 ) [1] => Array ( [https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/28895/19815] => 0 ) [2] => Array ( [https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/28895/19819] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:www.revistas.ufrj.br:article/28895#00057] => 0 ) ) ) )