Article Brapci-Revistas

Atuação biblioteconômica no E-Commerce

Performance of librarianship in e-commerce

Desempeño de la bibliotecología en el comercio electrónico

Introdução: Expõe o crescimento e a popularização da internet e do E-commerce no Brasil e consequentemente a abertura de novas vagas e emprego para os profissionais da informação. Objetivo: Analisa a prática biblioteconômica e a participação de bibliotecários em uma empresa de E-commerce. Metodologia: Apresenta um estudo de caso de empresa de E-commerce e discute as respostas da aplicação de um questionário Resultados: Declara que a atuação do bibliotecário no E-commerce contribui para a visibilidade da profissão e que há lugar para a prática biblioteconômica em mercados não tradicionais de informação bem como a sua colocação no mercado de trabalho formal. Conclusões: Conclui que o bibliotecário possui as competências para atuar no E-commerce. Sugere a atualização das matrizes curriculares para o atendimento das demandas biblioteconômicas no comércio eletrônico digital.@pt


Introduction: it exposes the growth and popularization of the internet and e-commerce in brazil and consequently the opening of new vacancies and jobs for information professionals. objective: it aims to analyze library practice and the participation of librarians in an e-commerce company. methodology: it presents a case study of an ecommerce company and it discusses the responses to the application of a survey results: it states that the librarian´s role in e-commerce contributes to the visibility of the profession and that there is a place for library practice in non-traditional information markets as well as their placement in the formal job market. conclusions: it concludes that the librarian has the skills to work in e-commerce. it suggests updating the curricular matrices to meet the library´s economic demands in digital electronic commerce. descriptors: librarianship. librarian. e-commerce. professional performance@en
Introducción: Expone el crecimiento y la popularización de Internet y el comercio electrónico en Brasil y, en consecuencia, la apertura de nuevas vacantes y empleos para profesionales de la información.Objetivo: Analiza la práctica de la Bibliotecología y la participación de bibliotecarios en una empresa de comercio electrónico.Metodología: Presenta un estudio de caso de una empresa de comercio electrónico y analiza las respuestas a la aplicación de un cuestionario.Resultados: Declara que el papel del bibliotecario en el comercio electrónico contribuye a la visibilidad de la profesión y que hay un lugar para la práctica de la bibliotecología en los mercados de información no tradicionales, así como su colocación en el mercado laboral formal.Conclusiones: Concluye que el bibliotecario tiene las habilidades para trabajar en el comercio electrónico. Sugiere actualizar las matrices curriculares para satisfacer las demandas bibliotecarias y económicas en el comercio electrónico digital@es

. Atuação biblioteconômica no e-commerce performance of librarianship in e-commerce desempeño de la bibliotecología en el comercio electrónico. Informação@profissões, [????].
NLP0.29
Visto 9 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-05-22] => 140448
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Allan David Nunes da Silva] => 140498
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Jaqueline Santos Barradas] => 2753
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/404/2020/06/oai_ojs_www_uel_br_article_38981#00024.pdf] => 141030
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [27] => 1213
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1] => 696
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Bibliotecário] => 235088
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Atuação profissional] => 247755
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Bibliotecología] => 247791
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Comercio electrónico] => 18725
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Bibliotecários] => 249972
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [E-commerce] => 248032
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [E-commerce] => 191820
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Librarianship] => 234450
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Librarian] => 235086
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Professional performance] => 189009
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234448
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [E-commerce] => 8285
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Actuación professional] => 203102
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Bibliotecario] => 255422
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Comercio electrónico] => 278852
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-05-22] => 247294
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação@Profissões] => 404
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00024-2020-9-1] => 140446
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: Expõe o crescimento e a popularização da internet e do E-commerce no Brasil e consequentemente a abertura de novas vagas e emprego para os profissionais da informação. Objetivo: Analisa a prática biblioteconômica e a participação de bibliotecários em uma empresa de E-commerce. Metodologia: Apresenta um estudo de caso de empresa de E-commerce e discute as respostas da aplicação de um questionário Resultados: Declara que a atuação do bibliotecário no E-commerce contribui para a visibilidade da profissão e que há lugar para a prática biblioteconômica em mercados não tradicionais de informação bem como a sua colocação no mercado de trabalho formal. Conclusões: Conclui que o bibliotecário possui as competências para atuar no E-commerce. Sugere a atualização das matrizes curriculares para o atendimento das demandas biblioteconômicas no comércio eletrônico digital.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introduction: it exposes the growth and popularization of the internet and e-commerce in brazil and consequently the opening of new vacancies and jobs for information professionals. objective: it aims to analyze library practice and the participation of librarians in an e-commerce company. methodology: it presents a case study of an ecommerce company and it discusses the responses to the application of a survey results: it states that the librarian´s role in e-commerce contributes to the visibility of the profession and that there is a place for library practice in non-traditional information markets as well as their placement in the formal job market. conclusions: it concludes that the librarian has the skills to work in e-commerce. it suggests updating the curricular matrices to meet the library´s economic demands in digital electronic commerce. descriptors: librarianship. librarian. e-commerce. professional performance] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introducción: Expone el crecimiento y la popularización de Internet y el comercio electrónico en Brasil y, en consecuencia, la apertura de nuevas vacantes y empleos para profesionales de la información.Objetivo: Analiza la práctica de la Bibliotecología y la participación de bibliotecarios en una empresa de comercio electrónico.Metodología: Presenta un estudio de caso de una empresa de comercio electrónico y analiza las respuestas a la aplicación de un cuestionario.Resultados: Declara que el papel del bibliotecario en el comercio electrónico contribuye a la visibilidad de la profesión y que hay un lugar para la práctica de la bibliotecología en los mercados de información no tradicionales, así como su colocación en el mercado laboral formal.Conclusiones: Concluye que el bibliotecario tiene las habilidades para trabajar en el comercio electrónico. Sugiere actualizar las matrices curriculares para satisfacer las demandas bibliotecarias y económicas en el comercio electrónico digital] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/38981] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38981] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/38981] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/2317-4390.2020v9n1p1] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/38981] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação@Profissões; v. 9, n. 1 (2020); 1-27] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Informação@Profissões; v. 9 n. 1 (2020); 1-27] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2317-4390] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Atuação biblioteconômica no E-Commerce] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Performance of librarianship in e-commerce] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Desempeño de la bibliotecología en el comercio electrónico] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/38981/pdf] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/38981/pdf] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/38981] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/38981/pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/38981#00024] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/2317-4390.2020v9n1p1] => 0
                        )

                )

        )

)