Article
Introdução: Expõe o crescimento e a popularização da internet e do E-commerce no Brasil e consequentemente a abertura de novas vagas e emprego para os profissionais da informação. Objetivo: Analisa a prática biblioteconômica e a participação de bibliotecários em uma empresa de E-commerce. Metodologia: Apresenta um estudo de caso de empresa de E-commerce e discute as respostas da aplicação de um questionário Resultados: Declara que a atuação do bibliotecário no E-commerce contribui para a visibilidade da profissão e que há lugar para a prática biblioteconômica em mercados não tradicionais de informação bem como a sua colocação no mercado de trabalho formal. Conclusões: Conclui que o bibliotecário possui as competências para atuar no E-commerce. Sugere a atualização das matrizes curriculares para o atendimento das demandas biblioteconômicas no comércio eletrônico digital.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2020-05-22] => 140448 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Allan David Nunes da Silva] => 140498 ) [1] => Array ( [Jaqueline Santos Barradas] => 2753 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/404/2020/06/oai_ojs_www_uel_br_article_38981#00024.pdf] => 141030 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [27] => 1213 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [1] => 696 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Biblioteconomia] => 234396 ) [1] => Array ( [Bibliotecário] => 235088 ) [2] => Array ( [Atuação profissional] => 247755 ) [3] => Array ( [Bibliotecología] => 247791 ) [4] => Array ( [Comercio electrónico] => 18725 ) [5] => Array ( [Bibliotecários] => 249972 ) [6] => Array ( [E-commerce] => 248032 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [E-commerce] => 191820 ) [1] => Array ( [Librarianship] => 234450 ) [2] => Array ( [Librarian] => 235086 ) [3] => Array ( [Professional performance] => 189009 ) [4] => Array ( [Biblioteconomia] => 234448 ) [5] => Array ( [E-commerce] => 8285 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Actuación professional] => 203102 ) [1] => Array ( [Bibliotecario] => 255422 ) [2] => Array ( [Comercio electrónico] => 278852 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2020-05-22] => 247294 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Informação@Profissões] => 404 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00024-2020-9-1] => 140446 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Introdução: Expõe o crescimento e a popularização da internet e do E-commerce no Brasil e consequentemente a abertura de novas vagas e emprego para os profissionais da informação. Objetivo: Analisa a prática biblioteconômica e a participação de bibliotecários em uma empresa de E-commerce. Metodologia: Apresenta um estudo de caso de empresa de E-commerce e discute as respostas da aplicação de um questionário Resultados: Declara que a atuação do bibliotecário no E-commerce contribui para a visibilidade da profissão e que há lugar para a prática biblioteconômica em mercados não tradicionais de informação bem como a sua colocação no mercado de trabalho formal. Conclusões: Conclui que o bibliotecário possui as competências para atuar no E-commerce. Sugere a atualização das matrizes curriculares para o atendimento das demandas biblioteconômicas no comércio eletrônico digital.] => 0 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Introduction: it exposes the growth and popularization of the internet and e-commerce in brazil and consequently the opening of new vacancies and jobs for information professionals. objective: it aims to analyze library practice and the participation of librarians in an e-commerce company. methodology: it presents a case study of an ecommerce company and it discusses the responses to the application of a survey results: it states that the librarian´s role in e-commerce contributes to the visibility of the profession and that there is a place for library practice in non-traditional information markets as well as their placement in the formal job market. conclusions: it concludes that the librarian has the skills to work in e-commerce. it suggests updating the curricular matrices to meet the library´s economic demands in digital electronic commerce. descriptors: librarianship. librarian. e-commerce. professional performance] => 0 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Introducción: Expone el crecimiento y la popularización de Internet y el comercio electrónico en Brasil y, en consecuencia, la apertura de nuevas vacantes y empleos para profesionales de la información.Objetivo: Analiza la práctica de la Bibliotecología y la participación de bibliotecarios en una empresa de comercio electrónico.Metodología: Presenta un estudio de caso de una empresa de comercio electrónico y analiza las respuestas a la aplicación de un cuestionario.Resultados: Declara que el papel del bibliotecario en el comercio electrónico contribuye a la visibilidad de la profesión y que hay un lugar para la práctica de la bibliotecología en los mercados de información no tradicionales, así como su colocación en el mercado laboral formal.Conclusiones: Concluye que el bibliotecario tiene las habilidades para trabajar en el comercio electrónico. Sugiere actualizar las matrices curriculares para satisfacer las demandas bibliotecarias y económicas en el comercio electrónico digital] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.www.uel.br:article/38981] => 0 ) [1] => Array ( [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38981] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/38981] => 0 ) [1] => Array ( [10.5433/2317-4390.2020v9n1p1] => 0 ) [2] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/38981] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Informação@Profissões; v. 9, n. 1 (2020); 1-27] => 0 ) [1] => Array ( [Informação@Profissões; v. 9 n. 1 (2020); 1-27] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [2317-4390] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Atuação biblioteconômica no E-Commerce] => 0 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Performance of librarianship in e-commerce] => 0 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Desempeño de la bibliotecología en el comercio electrónico] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/38981/pdf] => 0 ) [1] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/38981/pdf] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/38981] => 0 ) [1] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/38981/pdf] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.www.uel.br:article/38981#00024] => 0 ) ) ) [hasDOI] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [10.5433/2317-4390.2020v9n1p1] => 0 ) ) ) )