Article
Diante dos avanços tecnológicos, principalmente na esfera informacional, é necessário que as instituições que lidam com informação estejam em sintonia com seus usuários nos diversos ambientes. Nesse contexto, a utilização das redes sociais pelas bibliotecas é imprescindível para se relacionar com seus públicos, estes cada vez mais imersos na cultura digital. Assim, este texto visa analisar a utilização da rede social Instagram pelas bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas (SiBi-UFAL). O objetivo desse estudo é investigar como as bibliotecas que compõem o SiBi/UFAL utilizam a rede social Instagram, baseando-se em algumas variáveis referentes ao Marketing digital como: presença online, audiência e engajamento. A pesquisa é do tipo exploratória, de caráter descritivo, utilizando-se da abordagem quantitativa. O universo da pesquisa é composto por 14 bibliotecas que compõem o SiBi-UFAL, tendo como amostra 06 bibliotecas que possuem perfis da rede social em tela. As análises demonstraram que apenas a realização de postagens frequentes não promove necessariamente o fortalecimento dos laços com seus usuários, por parte dessas Bibliotecas.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2020-04-17] => 138529 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Márcio Thiago dos Santos Albuquerque] => 27148 ) [1] => Array ( [Pablo Boaventura Sales Paixão] => 39496 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/554/2020/09/oai_ojs_periodicos_ufca_edu_br_article_475#00035.pdf] => 146558 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [58] => 1141 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [50] => 1979 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [en] => Array ( [0] => Array ( [Digital marketing] => 88410 ) [1] => Array ( [Social networks] => 246341 ) [2] => Array ( [Academic libraries] => 263865 ) ) [pt] => Array ( [0] => Array ( [Academic libraries] => 180178 ) [1] => Array ( [Marketing digital] => 227677 ) [2] => Array ( [Rede social] => 263360 ) [3] => Array ( [Biblioteca universitaria] => 233546 ) [4] => Array ( [Redes sociais] => 236020 ) [5] => Array ( [Bibliotecas universitarias] => 199222 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2020-04-17] => 236059 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Copyright (c)] => 232755 ) [1] => Array ( [BY-NC-ND/4.0] => 248592 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista folha de rosto] => 554 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00035-2020-6 N. 1-1] => 139612 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:35:2020-6-1] => 232160 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Diante dos avanços tecnológicos, principalmente na esfera informacional, é necessário que as instituições que lidam com informação estejam em sintonia com seus usuários nos diversos ambientes. Nesse contexto, a utilização das redes sociais pelas bibliotecas é imprescindível para se relacionar com seus públicos, estes cada vez mais imersos na cultura digital. Assim, este texto visa analisar a utilização da rede social Instagram pelas bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas (SiBi-UFAL). O objetivo desse estudo é investigar como as bibliotecas que compõem o SiBi/UFAL utilizam a rede social Instagram, baseando-se em algumas variáveis referentes ao Marketing digital como: presença online, audiência e engajamento. A pesquisa é do tipo exploratória, de caráter descritivo, utilizando-se da abordagem quantitativa. O universo da pesquisa é composto por 14 bibliotecas que compõem o SiBi-UFAL, tendo como amostra 06 bibliotecas que possuem perfis da rede social em tela. As análises demonstraram que apenas a realização de postagens frequentes não promove necessariamente o fortalecimento dos laços com seus usuários, por parte dessas Bibliotecas.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.periodicos.ufca.edu.br:article/475] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/475] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Folha de Rosto; v. 6 n. 1 (2020): jan./abr.; 50-58] => 0 ) [1] => Array ( [2447-0120] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [O Instagram como canal de interação entre as bibliotecas e os usuários da Universidade Federal de Alagoas] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/475/431] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.periodicos.ufca.edu.br:article/475#00035] => 0 ) ) ) )