Article
Visa compreender a estratégia digital nas mídias sociais, no contexto do marketing e como esses canais vêm sendo utilizados pelas bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem como objetivo de pesquisa compreender os conceitos, as características e as possibilidades do marketing em ambiente digital para as bibliotecas universitárias e discutir a importância da criação de indicadores qualitativos como estratégia para posicionamento das bibliotecas em mídias sociais, fazendo uma proposta para sua atuação nesse meio. Este trabalho possui natureza quanti-qualitativa e nível exploratório, sendo empregadas as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. O universo de estudo compreende as mídias sociais utilizadas pelo Sistema de Bibliotecas da UFPB conhecido como SISTEMOTECA que é composto por 22 bibliotecas.Foi elaborado a descrição dos indicadores qualitativos propostos tendo por base as quatro fases sugeridas por Strutzel (2015) para um modelo de presença digital, e com base também nos indicadores elaborados por Giroto e Formentini (2018), voltados para websites de arquivos e bibliotecas públicas estaduais, a saber: atração de usuários, interação, conteúdo, promoção, personalização e relacionamento.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2020-04-16] => 139624 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Valmira Perucchi] => 1204 ) [1] => Array ( [Jobson Louis Santos de Almeida] => 1078 ) [2] => Array ( [Flávia Sena da Silva] => 139639 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/554/2020/09/oai_ojs_periodicos_ufca_edu_br_article_464#00035.pdf] => 146561 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [38] => 4554 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [30] => 3303 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Social media marketing] => 1643 ) [1] => Array ( [Academic libraries] => 180178 ) [2] => Array ( [Marketing em mídia social] => 139637 ) [3] => Array ( [Biblioteca universitária] => 233546 ) [4] => Array ( [Indicador qualitativo] => 238157 ) [5] => Array ( [Marketing em mídias sociais] => 269572 ) [6] => Array ( [Bibliotecas universitárias] => 199222 ) [7] => Array ( [Indicadores qualitativos] => 247253 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Qualitative indicators] => 139636 ) [1] => Array ( [Social media marketing] => 269574 ) [2] => Array ( [Academic libraries] => 263865 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2020-04-16] => 279656 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Copyright (c)] => 232755 ) [1] => Array ( [BY-NC-ND/4.0] => 248592 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista folha de rosto] => 554 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00035-2020-6 N. 1-1] => 139612 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:35:2020-6-1] => 232160 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Visa compreender a estratégia digital nas mídias sociais, no contexto do marketing e como esses canais vêm sendo utilizados pelas bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem como objetivo de pesquisa compreender os conceitos, as características e as possibilidades do marketing em ambiente digital para as bibliotecas universitárias e discutir a importância da criação de indicadores qualitativos como estratégia para posicionamento das bibliotecas em mídias sociais, fazendo uma proposta para sua atuação nesse meio. Este trabalho possui natureza quanti-qualitativa e nível exploratório, sendo empregadas as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. O universo de estudo compreende as mídias sociais utilizadas pelo Sistema de Bibliotecas da UFPB conhecido como SISTEMOTECA que é composto por 22 bibliotecas.Foi elaborado a descrição dos indicadores qualitativos propostos tendo por base as quatro fases sugeridas por Strutzel (2015) para um modelo de presença digital, e com base também nos indicadores elaborados por Giroto e Formentini (2018), voltados para websites de arquivos e bibliotecas públicas estaduais, a saber: atração de usuários, interação, conteúdo, promoção, personalização e relacionamento.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.periodicos.ufca.edu.br:article/464] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/464] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Folha de Rosto; v. 6 n. 1 (2020): jan./abr.; 30-38] => 0 ) [1] => Array ( [2447-0120] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Onde está a estratégia digital das bibliotecas?] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/464/429] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.periodicos.ufca.edu.br:article/464#00035] => 0 ) ) ) )