Article
Este estudo busca analisar como os processos de aprendizado estão para além das etapas de produção e pós-produção do produto audiovisual universitário, partindo da seguinte problemática: como as práticas de arquivamento e disponibilização online do produto audiovisual jornalístico desenvolvem novas formas de consumo e aprendizado no ambiente universitário? Enquanto objetivo geral buscamos compreender como ocorrem as práticas de arquivamento e disponibilização dos produtos audiovisuais nas plataformas online. E, os objetivos específicos: a) mapear as plataformas online de disponibilização, utilizadas pelo Curso de Jornalismo da UFCA e; b) refletir sobre as novas formas de consumo audiovisual a partir dos avanços tecnológicos no ambiente digital. A metodologia é caracterizada por uma abordagem quanti-qualitativa, levantamento bibliográfico e coleta dos produtos audiovisuais com recorte entre os anos de 2013 a 2019. Dessa forma, identifica-se como o arquivamento, disponibilização e consumo estão presentes no diálogo com os ambientes digitais de informação. Uma vez que esses lugares funcionam enquanto ambientes memorialísticos e de consumo audiovisual.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2020-04-16] => 139624 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira] => 123593 ) [1] => Array ( [José Jullian Gomes de Souza] => 123594 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/554/2020/09/oai_ojs_periodicos_ufca_edu_br_article_429#00035.pdf] => 146567 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [49] => 1639 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [39] => 1037 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [en] => Array ( [0] => Array ( [Journalistic audiovisual product] => 139618 ) [1] => Array ( [Archiving practices] => 139619 ) [2] => Array ( [Digital information environments] => 268251 ) ) [pt] => Array ( [0] => Array ( [Produto audiovisual jornalístico] => 139621 ) [1] => Array ( [Prática de arquivamento] => 139622 ) [2] => Array ( [Ambiente digital de informação] => 139623 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2020-04-16] => 279656 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Copyright (c)] => 232755 ) [1] => Array ( [BY-NC-ND/4.0] => 248592 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista folha de rosto] => 554 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00035-2020-6 N. 1-1] => 139612 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:35:2020-6-1] => 232160 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Este estudo busca analisar como os processos de aprendizado estão para além das etapas de produção e pós-produção do produto audiovisual universitário, partindo da seguinte problemática: como as práticas de arquivamento e disponibilização online do produto audiovisual jornalístico desenvolvem novas formas de consumo e aprendizado no ambiente universitário? Enquanto objetivo geral buscamos compreender como ocorrem as práticas de arquivamento e disponibilização dos produtos audiovisuais nas plataformas online. E, os objetivos específicos: a) mapear as plataformas online de disponibilização, utilizadas pelo Curso de Jornalismo da UFCA e; b) refletir sobre as novas formas de consumo audiovisual a partir dos avanços tecnológicos no ambiente digital. A metodologia é caracterizada por uma abordagem quanti-qualitativa, levantamento bibliográfico e coleta dos produtos audiovisuais com recorte entre os anos de 2013 a 2019. Dessa forma, identifica-se como o arquivamento, disponibilização e consumo estão presentes no diálogo com os ambientes digitais de informação. Uma vez que esses lugares funcionam enquanto ambientes memorialísticos e de consumo audiovisual.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.periodicos.ufca.edu.br:article/429] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/429] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Folha de Rosto; v. 6 n. 1 (2020): jan./abr.; 39-49] => 0 ) [1] => Array ( [2447-0120] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [O arquivamento e a disponibilização dos produtos audiovisuais universitários do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/429/430] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.periodicos.ufca.edu.br:article/429#00035] => 0 ) ) ) )