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As Tecnologias da Informação e Comunicação possibilitam que ambientes digitais sejam mais interativos e dinâmicos, propiciando o acesso, a comunicação e o compartilhamento da informação e caracterizando, dessa maneira, a Web 2.0. Nesse sentido, recursos de otimização das interações, como os do Design da Informação, podem ser aplicados ao processo de digitalização e curadoria de acervos museológicos. Procurou-se, a partir dessa percepção, realizar um estudo teórico em artigos científicos, bem como explorar resultados do Design da Informação em ambientes digitais. Paralelo a essa proposta, propõe se a criação de um modelo desenvolvido pelo Laboratório de Design e Recuperação da Informação, a partir do acervo do Museu Histórico da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Metodologicamente, utilizou-se pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho teórico exploratório articulada com ações laboratoriais. Os resultados apresentados neste artigo são parciais e referem-se ao momento de busca de referencial conceitual que embase a exploração de ambientes digitais. Contudo, compreende-se que os recursos do Design da Informação auxiliariam os processos de curadoria digital para melhoria da comunicação informacional dos ambientes digitais entre internautas e museus.@pt
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