Article
Dados, informação e conhecimento são ativos corporativos valiosos e, por isso, devem ser bem governados e geridos de modo a maximizar o seu valor. Um dos mecanismos de governança é a implementação de políticas, que são instrumentos formais onde estão definidos os princípios a serem adotados, assim como as diretrizes, responsabilidades e como a estrutura organizacional irá conduzir e monitorar a governança. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), assim como outras instituições de P&D que integram a Administração Pública Federal, tem refletido e mobilizado esforços para atender ao arcabouço legal vigente, acompanhar e beneficiar-se das oportunidades trazidas pela nova economia digital e, ainda, fortalecer-se no novo paradigma científico global. Como parte desse esforço, a Embrapa publicou, em 5 de abril de 2019, a sua ‘Política de Governança de Dados, Informação e Conhecimento’. A elaboração dessa política foi um processo complexo e contou com a participação de diversas instâncias organizacionais, inclusive das 42 Unidades de Pesquisa distribuídas pelo País. Esse trabalho relata o processo de construção da Política de Governança de Dados, Informação e Conhecimento da Embrapa e os resultados de análise qualitativa das contribuições recebidas dos diversos atores institucionais na fase de elaboração do documento, destacando as principais dúvidas, preocupações e questionamentos que emergiram. Como principal resultado, constatou-se uma grande assimetria no entendimento dos principais conceitos abarcados na Política e resistência a alguns dos princípios e diretrizes.@pt
Array ( [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Juliana Meireles Fortaleza] => 29287 ) [1] => Array ( [Patrícia Rocha Bello Bertin] => 29286 ) ) ) [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2020-03-20] => 136271 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/146/2020/04/oai_ojs_revista_ibict_br_article_5001#00010.pdf] => 138977 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Política institucional] => 1548 ) [2] => Array ( [Pesquisa] => 269140 ) [3] => Array ( [Desenvolvimento e inovação] => 136485 ) [4] => Array ( [Ativo informacional] => 136486 ) [5] => Array ( [Gestão] => 270085 ) [6] => Array ( [E-science] => 234105 ) [7] => Array ( [Ativos informacionais] => 266734 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [E-science] => 177164 ) [1] => Array ( [E-science] => 7267 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Comunicações] => 232711 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2020-03-20] => 270931 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 146 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00010-2019-48-3] => 120104 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Dados, informação e conhecimento são ativos corporativos valiosos e, por isso, devem ser bem governados e geridos de modo a maximizar o seu valor. Um dos mecanismos de governança é a implementação de políticas, que são instrumentos formais onde estão definidos os princípios a serem adotados, assim como as diretrizes, responsabilidades e como a estrutura organizacional irá conduzir e monitorar a governança. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), assim como outras instituições de P&D que integram a Administração Pública Federal, tem refletido e mobilizado esforços para atender ao arcabouço legal vigente, acompanhar e beneficiar-se das oportunidades trazidas pela nova economia digital e, ainda, fortalecer-se no novo paradigma científico global. Como parte desse esforço, a Embrapa publicou, em 5 de abril de 2019, a sua ‘Política de Governança de Dados, Informação e Conhecimento’. A elaboração dessa política foi um processo complexo e contou com a participação de diversas instâncias organizacionais, inclusive das 42 Unidades de Pesquisa distribuídas pelo País. Esse trabalho relata o processo de construção da Política de Governança de Dados, Informação e Conhecimento da Embrapa e os resultados de análise qualitativa das contribuições recebidas dos diversos atores institucionais na fase de elaboração do documento, destacando as principais dúvidas, preocupações e questionamentos que emergiram. Como principal resultado, constatou-se uma grande assimetria no entendimento dos principais conceitos abarcados na Política e resistência a alguns dos princípios e diretrizes.] => 0 ) [1] => Array ( [Dados, informação e conhecimento são ativos corporativos valiosos e, por isso, devem ser bem governados e geridos de modo a maximizar o seu valor. Um dos mecanismos de governança é a implementação de políticas, que são instrumentos formais onde estão definidos os princípios a serem adotados, assim como as diretrizes, responsabilidades e como a estrutura organizacional irá conduzir e monitorar a governança. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), assim como outras instituições de P&D que integram a Administração Pública Federal, tem refletido e mobilizado esforços para atender ao arcabouço legal vigente, acompanhar e beneficiar-se das oportunidades trazidas pela nova economia digital e, ainda, fortalecer-se no novo paradigma científico global. Como parte desse esforço, a Embrapa publicou, em 5 de abril de 2019, a sua ‘Política de Governança de Dados, Informação e Conhecimento’. A elaboração dessa política foi um processo complexo e contou com a participação de diversas instâncias organizacionais, inclusive das 42 Unidades de Pesquisa distribuídas pelo País. Esse trabalho relata o processo de construção da Política de Governança de Dados, Informação e Conhecimento da Embrapa e os resultados de análise qualitativa das contribuições recebidas dos diversos atores institucionais na fase de elaboração do documento, destacando as principais dúvidas, preocupações e questionamentos que emergiram. Como principal resultado, constatou-se uma grande assimetria no entendimento dos principais conceitos abarcados na Política e resistência a alguns dos princípios e diretrizes.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.revista.ibict.br:article/5001] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5001] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da Informação; v. 48, n. 3 (2019): Suplemento: Trabalhos apresentados na 10ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta - ConfOA] => 0 ) [1] => Array ( [0100-1965] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [1518-8353] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [O processo de construção da Política de Governança de Dados, Informação e Conhecimento da Embrapa] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5001/4434] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5001] => 0 ) [1] => Array ( [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5001/4434] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.revista.ibict.br:article/5001#00010] => 0 ) ) ) [hasDOI] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [10.18225/ci.inf.v48i3.5001] => 0 ) [1] => Array ( [10.18225/ci.inf.v48i3.5001.g4434] => 0 ) ) ) )