Article Brapci-Revistas

Uso do kahoot e de estratégia de gamificação no ensino superior: relato de experiência da aplicação do peer instruction como metodologia de ensino

O objetivo do presente artigo é relatar aplicação de uma metodologia ativa de ensino, em específico o método Peer Instruction, com uso da plataforma Kahoot e estratégia didática de gamificação. O Kahoot foi utilizado para inserir um recurso tecnológico interativo que se apropria de elementos dos jogos, buscando engajar os alunos na aprendizagem. A experiência foi desenvolvida em uma turma de 1º período, de um curso de Jornalismo, em uma universidade de São Luís – Maranhão, durante o primeiro semestre de 2019. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. A pesquisa foi aplicada para 35 alunos da disciplina de Processos e Técnicas de Jornalismo. Ao final, foi aplicado um questionário eletrônico da Microsoft Forms, com perguntas abertas e fechadas. Concluiu-se que o método Peer Instruction, criado há mais de 20 anos, pode ser aplicado com o uso de recursos e estratégias de aprendizagem diversificadas, que dinamizem a construção do conhecimento e estejam em sintonia com o atual contexto de transformação da educação. A participação ativa dos alunos em sala de aula, aliada aos depoimentos positivos em relação ao método adotado, mostram que é possível modificar a dinâmica de sala aula utilizando as novas tecnologias e ferramentas de comunicação para reelaborar os métodos de ensino, aumentando a interação e a motivação dos alunos.@pt


. Uso do kahoot e de estratégia de gamificação no ensino superior: relato de experiência da aplicação do peer instruction como metodologia de ensino. Ponto de acesso, [????].
NLP0.29
Visto 13 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-03-17] => 136182
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Selma Cavaignac] => 136199
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/733/2020/03/oai_ojs_portalseer_ufba_br_article_35226#00055.pdf] => 136263
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [238] => 1794
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [224] => 267
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relato de experiência] => 75
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Metodologia ativa] => 272921
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Tecnologia de informação e comunicação] => 178589
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Gamificação] => 190236
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Ensino] => 201005
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Aprendizagem] => 266091
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Metodologias ativas] => 286675
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Tecnologias de informação e comunicação] => 238968
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Tecnologia de informação e comunicação] => 1352
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-03-17] => 247912
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [HTTP://CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/BY/4.0] => 232768
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ponto de acesso] => 733
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00055-2019-13-3] => 136178
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O objetivo do presente artigo é relatar aplicação de uma metodologia ativa de ensino, em específico o método Peer Instruction, com uso da plataforma Kahoot e estratégia didática de gamificação. O Kahoot foi utilizado para inserir um recurso tecnológico interativo que se apropria de elementos dos jogos, buscando engajar os alunos na aprendizagem. A experiência foi desenvolvida em uma turma de 1º período, de um curso de Jornalismo, em uma universidade de São Luís – Maranhão, durante o primeiro semestre de 2019. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. A pesquisa foi aplicada para 35 alunos da disciplina de Processos e Técnicas de Jornalismo. Ao final, foi aplicado um questionário eletrônico da Microsoft Forms, com perguntas abertas e fechadas. Concluiu-se que o método Peer Instruction, criado há mais de 20 anos, pode ser aplicado com o uso de recursos e estratégias de aprendizagem diversificadas, que dinamizem a construção do conhecimento e estejam em sintonia com o atual contexto de transformação da educação. A participação ativa dos alunos em sala de aula, aliada aos depoimentos positivos em relação ao método adotado, mostram que é possível modificar a dinâmica de sala aula utilizando as novas tecnologias e ferramentas de comunicação para reelaborar os métodos de ensino, aumentando a interação e a motivação dos alunos.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.portalseer.ufba.br:article/35226] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/35226] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/35226] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.9771/rpa.v13i3.35226] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/35226] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [PontodeAcesso; v. 13, n. 3 (2019); 224-238] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-6766] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Uso do kahoot e de estratégia de gamificação no ensino superior: relato de experiência da aplicação do peer instruction como metodologia de ensino] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/35226/20751] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/35226/20751] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/35226] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/35226/20751] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.portalseer.ufba.br:article/35226#00055] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.9771/rpa.v13i3.35226] => 0
                        )

                )

        )

)