Article Brapci-Revistas

Mediação bibliotecária no desenvolvimento de competências durante estágio supervisionado

Library mediation in the development of competences during supervised stage

Mediación de la biblioteca en el desarrollo de competencias durante pasantías supervisadas

It presents results of research developed with the objective of analyzing the role of the librarian in the training of the Librarianship student during the supervised stage, as mediator in the development of competences that meet the demands of the labor market. This is research guided by the qualitative approach, with an exploratory research method. Data were collected using a questionnaire and interview script, and the data were analyzed using the content analysis technique with the establishment of categories. The results demonstrate that the librarian´s participation as a technical advisor represents a key access to the market, being an active mediator of this market-academia pass. For this, the network that is formed in the stages should be considered as the cell that generates professional relationships that can contribute to the development or improvement of the skills of those who are already in the market and who will still reach, through the continuous exchange of experiences. We conclude that the supervised internship is a bridge between academy and society, and the librarian is the mediator, who can contribute both to the development of the technical skills inherent to the daily routines of the profession and to the behavioral competences, and that library mediation goes beyond the technical orientation, becoming a dialogical action between the subjects (technical advisor and trainee) that build a sedimented relationship in the exchange of experiences.@en


Presenta los resultados de la investigación desarrollados para analizar el papel del bibliotecario en la formación del estudiante de la Bibliotecología durante la pasantía supervisada, como mediador en el desarrollo de habilidades que satisfagan las demandas del mercado laboral. Es una investigación guiada por el enfoque cualitativo, con método de investigación exploratoria. Para la recolección de datos, se utilizó un cuestionario y un guion de entrevista, y los datos se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido con el establecimiento de categorías. Los resultados muestran que la participación del bibliotecario como asesor técnico representa una clave para el acceso al mercado, ya que es un mediador activo de este pasaje de la academia al mercado. Para esto, la red que se forma en las pasantías debe considerarse como la célula generadora de relaciones profesionales que pueden contribuir al desarrollo o la mejora de las habilidades de quienes ya están en el mercado y quienes llegarán, a través del intercambio continuo de experiencias. Concluimos que la pasantía supervisada es un puente entre la academia y la sociedad, y el bibliotecario es el mediador, que puede contribuir al desarrollo de las habilidades técnicas inherentes a las rutinas diarias de la profesión, así como a las competencias conductuales, y que la mediación de la biblioteca va más allá de la orientación técnica. , convirtiéndose en una acción dialógica entre los sujetos (asesor técnico e interno) que construyen una relación sólida en el intercambio de experiencias.@es
Apresenta resultados de pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar o papel do bibliotecário na formação do estudante de Biblioteconomia durante o estágio supervisionado, como mediador no desenvolvimento de competências que atendam às exigências do mercado de trabalho. Trata-se de investigação guiada pela abordagem qualitativa, com método de pesquisa exploratória. Para coleta dos dados se fez uso de questionário e roteiro de entrevista, e os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo com o estabelecimento de categorias. Os resultados demonstram que a participação do bibliotecário como orientador técnico representa uma chave de acesso ao mercado, sendo um mediador ativo dessa passagem academia-mercado. Para isso, a network que se forma nos estágios deve ser considerada como a célula geradora de relações profissionais que podem contribuir com o desenvolvimento ou aprimoramento das competências de quem já está no mercado e de quem ainda vai chegar, através da contínua troca de experiências. Concluímos que o estágio supervisionado é uma ponte entre academia e sociedade, e o bibliotecário é o mediador, que pode contribuir tanto no desenvolvimento das competências técnicas inerentes às rotinas diárias da profissão, quanto nas competências comportamentais, e que a mediação bibliotecária perpassa a orientação técnica, tornando-se uma ação dialógica entre os sujeitos (orientador técnico e estagiário) que constroem uma relação sedimentada na troca de experiências.@pt

. Library mediation in the development of competences during supervised stage mediación de la biblioteca en el desarrollo de competencias durante pasantías supervisadas mediação bibliotecária no desenvolvimento de competências durante estágio supervisionado. Revista ibero-americana de ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 24 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-12-03] => 135995
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Maria Josélia de Oliveira] => 24710
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Maria Giovanna Guedes Farias] => 244
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/596/2020/03/oai_ojs_pkp_sfu_ca_article_24444#00040.pdf] => 136112
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [129] => 1493
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [107] => 3454
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Librarian] => 235086
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Mediation] => 265243
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Supervised internship] => 135993
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Skills] => 270193
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Bibliotecário] => 235088
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Habilidades] => 94725
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Mediação] => 265973
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Estágio supervisionado] => 14860
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Competencia] => 181864
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Competências] => 276122
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Mediación] => 8806
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Prácticas supervisadas] => 135994
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Bibliotecario] => 255422
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Habilidades] => 279227
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-12-03] => 279228
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação] => 596
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00040-2020-13 NO 1-1] => 135959
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00040-2020-13-] => 146122
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:40:2020-13-1] => 232135
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [It presents results of research developed with the objective of analyzing the role of the librarian in the training of the Librarianship student during the supervised stage, as mediator in the development of competences that meet the demands of the labor market. This is research guided by the qualitative approach, with an exploratory research method. Data were collected using a questionnaire and interview script, and the data were analyzed using the content analysis technique with the establishment of categories. The results demonstrate that the librarian´s participation as a technical advisor represents a key access to the market, being an active mediator of this market-academia pass. For this, the network that is formed in the stages should be considered as the cell that generates professional relationships that can contribute to the development or improvement of the skills of those who are already in the market and who will still reach, through the continuous exchange of experiences. We conclude that the supervised internship is a bridge between academy and society, and the librarian is the mediator, who can contribute both to the development of the technical skills inherent to the daily routines of the profession and to the behavioral competences, and that library mediation goes beyond the technical orientation, becoming a dialogical action between the subjects (technical advisor and trainee) that build a sedimented relationship in the exchange of experiences.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Presenta los resultados de la investigación desarrollados para analizar el papel del bibliotecario en la formación del estudiante de la Bibliotecología durante la pasantía supervisada, como mediador en el desarrollo de habilidades que satisfagan las demandas del mercado laboral. Es una investigación guiada por el enfoque cualitativo, con método de investigación exploratoria. Para la recolección de datos, se utilizó un cuestionario y un guion de entrevista, y los datos se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido con el establecimiento de categorías. Los resultados muestran que la participación del bibliotecario como asesor técnico representa una clave para el acceso al mercado, ya que es un mediador activo de este pasaje de la academia al mercado. Para esto, la red que se forma en las pasantías debe considerarse como la célula generadora de relaciones profesionales que pueden contribuir al desarrollo o la mejora de las habilidades de quienes ya están en el mercado y quienes llegarán, a través del intercambio continuo de experiencias. Concluimos que la pasantía supervisada es un puente entre la academia y la sociedad, y el bibliotecario es el mediador, que puede contribuir al desarrollo de las habilidades técnicas inherentes a las rutinas diarias de la profesión, así como a las competencias conductuales, y que la mediación de la biblioteca va más allá de la orientación técnica. , convirtiéndose en una acción dialógica entre los sujetos (asesor técnico e interno) que construyen una relación sólida en el intercambio de experiencias.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Apresenta resultados de pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar o papel do bibliotecário na formação do estudante de Biblioteconomia durante o estágio supervisionado, como mediador no desenvolvimento de competências que atendam às exigências do mercado de trabalho. Trata-se de investigação guiada pela abordagem qualitativa, com método de pesquisa exploratória. Para coleta dos dados se fez uso de questionário e roteiro de entrevista, e os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo com o estabelecimento de categorias. Os resultados demonstram que a participação do bibliotecário como orientador técnico representa uma chave de acesso ao mercado, sendo um mediador ativo dessa passagem academia-mercado. Para isso, a network que se forma nos estágios deve ser considerada como a célula geradora de relações profissionais que podem contribuir com o desenvolvimento ou aprimoramento das competências de quem já está no mercado e de quem ainda vai chegar, através da contínua troca de experiências. Concluímos que o estágio supervisionado é uma ponte entre academia e sociedade, e o bibliotecário é o mediador, que pode contribuir tanto no desenvolvimento das competências técnicas inerentes às rotinas diárias da profissão, quanto nas competências comportamentais, e que a mediação bibliotecária perpassa a orientação técnica, tornando-se uma ação dialógica entre os sujeitos (orientador técnico e estagiário) que constroem uma relação sedimentada na troca de experiências.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Apresenta resultados de pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar o papel do bibliotecário na formação do estudante de Biblioteconomia durante o estágio supervisionado, como mediador no desenvolvimento de competências que atendam às exigências do mercado de trabalho. Trata-se de investigação guiada pela abordagem qualitativa, com método de pesquisa exploratória. Para coleta dos dados se fez uso de questionário e roteiro de entrevista, e os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo com o estabelecimento de categorias. Os resultados demonstram que a participação do bibliotecário como orientador técnico representa uma chave de acesso ao mercado, sendo um mediador ativo dessa passagem academia-mercado. Para isso, a network que se forma nos estágios deve ser considerada como a célula geradora de relações profissionais que podem contribuir com o desenvolvimento ou aprimoramento das competências de quem já está no mercado e de quem ainda vai chegar, através da contínua troca de experiências. Concluímos que o estágio supervisionado é uma ponte entre academia e sociedade, e o bibliotecário é o mediador, que pode contribuir tanto no desenvolvimento das competências técnicas inerentes às rotinas diárias da profissão, quanto nas competências comportamentais, e que a mediação bibliotecária perpassa a orientação técnica, tornando-se uma ação dialógica entre os sujeitos (orientador técnico e estagiário) que constroem uma relação sedimentada na troca de experiências.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/24444] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/24444] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v13.n1.2020.24444] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol 13 No 1 (2020): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 107-129] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 13 n. 1 (2020): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 107-129] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 13 No. 1 (2020): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 107-129] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 13 Núm. 1 (2020): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 107-129] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1983-5213] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v13.n1.2020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Library mediation in the development of competences during supervised stage] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Mediación de la biblioteca en el desarrollo de competencias durante pasantías supervisadas] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Mediação bibliotecária no desenvolvimento de competências durante estágio supervisionado] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/24444/25351] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/24444] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/24444/25351] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/24444#00040] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v13.n1.2020.24444] => 0
                        )

                )

        )

)