Article Brapci-Revistas

O bibliotecário como um fator estratégico de marketing e de aprimoramento da competência crítica em informação

O advento de novas tecnologias de informação e comunicação (como a Internet) estimulou as bibliotecas a passarem de repositórios de acervos a centros de referência em informação. Uma consequência disto foi o surgimento de uma perspectiva de marketing, onde a informação deve se tornar atraente aos usuários de bibliotecas quando associada à resolução de problemas. Através de uma abordagem qualitativa de natureza básica, objetivo exploratório e mediante uma pesquisa bibliográfica centrada no pensamento crítico de Dewey e Freire, articulando-os com uma perspectiva teórica que enxerga a biblioteca como um espaço de prestação de serviços e o bibliotecário como um fator estratégico de marketing para a promoção e o aprimoramento da competência crítica em informação. O artigo defende, então, que o bibliotecário é um fator estratégico capaz de propiciar aos usuários destas bibliotecas a vivência de experiências significativas ao estabelecer uma parceria dialógica para ajudá-los a solucionar seus problemas de pesquisa científica ou cotidianos. Em suas considerações finais, o artigo sustenta que, em última análise, esta atuação favorece ao aprimoramento da competência crítica em informação, ressaltando duas perspectivas a respeito da informação. Uma perspectiva de marketing que aponta a importância de uma informação atraente, que aguça a curiosidade e, através do diálogo, ajuda a encontrar os caminhos para a solução dos problemas ou satisfação das curiosidades. E uma perspectiva crítica, que busca na consciência da visão social história da informação o fomento à competência crítica em informação.@pt


. O bibliotecário como um fator estratégico de marketing e de aprimoramento da competência crítica em informação. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação, [????].
NLP0.29
Visto 12 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-01-17] => 134807
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Anna Cristina Caldeira de Andrada Sobral Brisola] => 104698
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Mauricio Augusto Cabral Ramos Júnior] => 112434
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/1/2020/02/oai_febab_periodicos_emnuvens_com_br_article_1324#00001.pdf] => 135668
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [21] => 2452
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1] => 696
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca] => 237708
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Competência crítica em informação] => 265535
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação] => 246570
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Dialogo] => 20482
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Marketing] => 201034
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca] => 247247
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-01-17] => 266457
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [BY-NC/4.0] => 245907
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista brasileira de biblioteconomia e documentação] => 229060
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00001-2020-16-] => 134841
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O advento de novas tecnologias de informação e comunicação (como a Internet) estimulou as bibliotecas a passarem de repositórios de acervos a centros de referência em informação. Uma consequência disto foi o surgimento de uma perspectiva de marketing, onde a informação deve se tornar atraente aos usuários de bibliotecas quando associada à resolução de problemas. Através de uma abordagem qualitativa de natureza básica, objetivo exploratório e mediante uma pesquisa bibliográfica centrada no pensamento crítico de Dewey e Freire, articulando-os com uma perspectiva teórica que enxerga a biblioteca como um espaço de prestação de serviços e o bibliotecário como um fator estratégico de marketing para a promoção e o aprimoramento da competência crítica em informação. O artigo defende, então, que o bibliotecário é um fator estratégico capaz de propiciar aos usuários destas bibliotecas a vivência de experiências significativas ao estabelecer uma parceria dialógica para ajudá-los a solucionar seus problemas de pesquisa científica ou cotidianos. Em suas considerações finais, o artigo sustenta que, em última análise, esta atuação favorece ao aprimoramento da competência crítica em informação, ressaltando duas perspectivas a respeito da informação. Uma perspectiva de marketing que aponta a importância de uma informação atraente, que aguça a curiosidade e, através do diálogo, ajuda a encontrar os caminhos para a solução dos problemas ou satisfação das curiosidades. E uma perspectiva crítica, que busca na consciência da visão social história da informação o fomento à competência crítica em informação.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:febab.periodicos.emnuvens.com.br:article/1324] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1324] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1324] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 16 (2020); 1-21] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1980-6949] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [0100-0691] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O bibliotecário como um fator estratégico de marketing e de aprimoramento da competência crítica em informação] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1324/1163] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1324] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1324/1163] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:febab.periodicos.emnuvens.com.br:article/1324#00001] => 0
                        )

                )

        )

)