Article Brapci-Revistas

Metodologias ativas de ensino aprendizagem na formação de bibliotecários: uma necessidade emergente

Este estudo apresenta os métodos ativos de ensino aprendizagem como uma alternativa e possibilidade praticável em salas de aulas no sentido de almejar as mudanças em que tanto se discute em torno da área da Biblioteconomia. As metodologias ativas de ensino aprendizagem são metodologias de ensino que se utilizam situações reais ou simulações baseadas em evidências com o propósito de despertar no estudante a autonomia na busca do conhecimento e na resolução de problemas. São métodos didático/pedagógico que algumas instituições de ensino superior têm adotado em suas práticas de ensino. O ensino baseado em evidência visa promover competências, habilidades e atitudes nas atividades  propostas, tem o aluno como personagem principal no processo de aprendizagem e o professor como mediador/facilitador no processo de construção do conhecimento. O objetivo é estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, de habilidades para resolução de problemas e de compreender com maior propriedade os conceitos, teorias e práticas. Trata-se de metodologias que já tem sido utilizada em alguns cursos de graduação. A partir da revisão de literatura busca-se mostrar a aplicação do método em outras áreas do conhecimento. Esperase com o resultado da pesquisa levantar elementos possíveis de análise para implantação do método nos cursos de Biblioteconomia.@pt


. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na formação de bibliotecários: uma necessidade emergente. Convergência em ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 16 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-11-09] => 106003
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Barbara França Barcellos] => 106668
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Telma de Carvalho] => 2603
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/106594/2020/02/oai_ojs_seer_ufs_br_article_10233#00077.pdf] => 135383
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [130] => 1121
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [123] => 1066
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Eixo 2] => 106598
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Metodologia de ensino] => 286703
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Aprendizagem] => 266091
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Pesquisa] => 269140
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Convergência em Ciência da Informação] => 106594
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00077-2018-1 N. 2-2] => 135311
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este estudo apresenta os métodos ativos de ensino aprendizagem como uma alternativa e possibilidade praticável em salas de aulas no sentido de almejar as mudanças em que tanto se discute em torno da área da Biblioteconomia. As metodologias ativas de ensino aprendizagem são metodologias de ensino que se utilizam situações reais ou simulações baseadas em evidências com o propósito de despertar no estudante a autonomia na busca do conhecimento e na resolução de problemas. São métodos didático/pedagógico que algumas instituições de ensino superior têm adotado em suas práticas de ensino. O ensino baseado em evidência visa promover competências, habilidades e atitudes nas atividades  propostas, tem o aluno como personagem principal no processo de aprendizagem e o professor como mediador/facilitador no processo de construção do conhecimento. O objetivo é estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, de habilidades para resolução de problemas e de compreender com maior propriedade os conceitos, teorias e práticas. Trata-se de metodologias que já tem sido utilizada em alguns cursos de graduação. A partir da revisão de literatura busca-se mostrar a aplicação do método em outras áreas do conhecimento. Esperase com o resultado da pesquisa levantar elementos possíveis de análise para implantação do método nos cursos de Biblioteconomia.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.seer.ufs.br:article/10233] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/10233] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.33467/conci.v1i2.10233] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Convergências em Ciência da Informação; v. 1 n. 2 (2018): Anais do 2º Encontro Regional Norte-Nordeste de Educação em Ciência da Informação – 2º ERECIN N-NE; 123-130] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2595-4768] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.33467/conci.v1i2] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Metodologias ativas de ensino aprendizagem na formação de bibliotecários: uma necessidade emergente] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/10233/7861] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.seer.ufs.br:article/10233#00077] => 0
                        )

                )

        )

)