Article
Este artigo tem por objetivo de identificar a abordagem da difusão arquivística no escopo da literatura em Arquivologia, Ciência da Informação e Educação. Para isso, utiliza a lógica de pesquisa qualitativa e, como instrumento de coleta de dados, a revisão de literatura. Contextualiza a difusão arquivística como função central para os arquivos atuais e vinculada diretamente com aspectos culturais e educativos, que fazem do arquivista um formador, das práticas no arquivo um processo de ensino-aprendizagem e do usuário, um sujeito ativo e interagente. A partir da recuperação de artigos publicados em periódicos classificados com estrato A1, foi possível coletar uma série de termos que representam de que maneira os artigos abordam a difusão arquivística. Como considerações finais, inferiu-se que, até princípio de 2018, nos periódicos com estrato A1, foram publicados artigos que abordam a difusão como vinculada à cidadania, processo, ação educativa, pesquisa, cultura, identidade, o que comprova a tendência do arquivo de tornar-se um espaço cada vez mais social, para e pelos usuários da informação.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2020-02-01] => 135286 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Fernanda Frasson Martendal] => 8999 ) [1] => Array ( [Eva Cristina Leite da Silva] => 9000 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/535/2020/02/oai_www_seer_ufal_br_article_9037#00033.pdf] => 135464 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [56] => 1501 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [41] => 142 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Relato de pesquisa] => 99 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Arquivologia] => 233973 ) [2] => Array ( [Ação educativa] => 41195 ) [3] => Array ( [Difusão arquivística] => 102724 ) [4] => Array ( [Periódico científico] => 247639 ) [5] => Array ( [Usuário] => 247259 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação em revista] => 535 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00033-2020-7-ESP.] => 135284 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Este artigo tem por objetivo de identificar a abordagem da difusão arquivística no escopo da literatura em Arquivologia, Ciência da Informação e Educação. Para isso, utiliza a lógica de pesquisa qualitativa e, como instrumento de coleta de dados, a revisão de literatura. Contextualiza a difusão arquivística como função central para os arquivos atuais e vinculada diretamente com aspectos culturais e educativos, que fazem do arquivista um formador, das práticas no arquivo um processo de ensino-aprendizagem e do usuário, um sujeito ativo e interagente. A partir da recuperação de artigos publicados em periódicos classificados com estrato A1, foi possível coletar uma série de termos que representam de que maneira os artigos abordam a difusão arquivística. Como considerações finais, inferiu-se que, até princípio de 2018, nos periódicos com estrato A1, foram publicados artigos que abordam a difusão como vinculada à cidadania, processo, ação educativa, pesquisa, cultura, identidade, o que comprova a tendência do arquivo de tornar-se um espaço cada vez mais social, para e pelos usuários da informação.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:www.seer.ufal.br:article/9037] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/9037] => 0 ) [1] => Array ( [10.28998/cirev.2020v7nespc] => 0 ) [2] => Array ( [https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/9037] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da Informação em Revista; v. 7, n. esp., REPARQ (2020); 41-56] => 0 ) [1] => Array ( [2358-0763] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [A abordagem da difusão arquivística nos artigos de periódicos científicos A1 das áreas do conhecimento “Comunicação e Informação” e “Educação” da CAPES] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/9037/6867] => 0 ) [1] => Array ( [https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/9037/6867] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:www.seer.ufal.br:article/9037#00033] => 0 ) ) ) )