Article Brapci-Revistas

O bibliotecário como gestor do conhecimento: o caso dos repositórios

The librarian as knowledge manager: the case of repositories

El bibliotecario como gestor del conocimiento: el caso de los repositorios

Teaching, research and knowledge transfer are core functions of all research higher education institutions in which information is used to perform those tasks but also on strategical planning and management. The main goals of knowledge management at higher education institutions are: to improve knowledge creation processes performed by researchers, to improve knowledge transmission by professors, to improve learning processes performed by students and to improve knowledge use on management activities that support all the processes above mentioned. University libraries have to face three important changes in the world of academic communication: first, the rise of full text periodicals available on Internet that has multiplied the opportunities of free information access? the second is a consequence of internet development which allows and promotes knowledge democratization? the third is the Open Access Movement to knowledge. In this paper we present the development of repositories as an opportunity for librarians in order to change their professional positioning in higher education institutions and assuming a strategic professional positioning.@en


Las funciones más importantes de la universidad son la formación, la investigación y la transferencia de conocimiento. En ella, la información es utilizada no solo en el ámbito de tales funciones, sino también en la planificación estratégica y en la gestión. La gestión del conocimiento en las universidades se realiza con los siguientes objetivos: mejorar los procesos de creación del conocimiento por parte de los investigadores, de transmisión de conocimiento por parte de los profesores, de aprendizaje por parte de los estudiantes y de utilización del conocimiento en las actividades de gestión que apoyan los procesos anteriores. Las bibliotecas universitarias son confrontadas con tres cambios importantes en el mundo de la comunicación académica: la primera es el aumento de las publicaciones periódicas disponibles, en texto integral, en la internet, lo que aumentó las posibilidades de acceso a la información resultante de actividades de investigación; la segunda resulta del desarrollo de la internet que permite y promueve la democratización del conocimiento; la tercera corresponde al desarrollo del movimiento de acceso libre al conocimiento. En este artículo, presentamos el desarrollo de repositorios como una oportunidad para la alteración del posicionamiento pro - fesional de los bibliotecarios en las instituciones de educación superior, tornando estratégico ese posicionamiento.@es
As funções mais importantes da universidade são a formação, a investigação e a transferência de conhecimento. Nela, a informa- ção é utilizada não só no âmbito dessas funções, mas também no planeamento estratégico e na gestão. A gestão do conhecimento nas universidades realiza-se com os seguintes objetivos: melhorar os processos de criação de conhecimento por parte dos inves - tigadores, de transmissão de conhecimento por parte dos professores, de aprendizagem por parte dos estudantes e de utilização do conhecimento nas atividades de gestão que apoiam os processos anteriores. As bibliotecas universitárias são confrontadas com três mudanças importantes no mundo da comunicação académica: a primeira é o aumento das publicações periódicas disponíveis, em texto integral, na internet, o que aumentou as possibilidades de acesso à informação resultante de atividades de investigação? a segunda decorre do desenvolvimento da internet que permite e promove a democratização do conhecimento? a terceira corresponde ao desenvolvimento do movimento de acesso livre ao conhecimento. Neste artigo, apresentamos o desenvolvimento de repositórios como uma oportunidade para a alteração do posicionamento profissional dos bibliotecários nas instituições de ensino superior, tornando esse posicionamento estratégico. @pt

. The librarian as knowledge manager: the case of repositories el bibliotecario como gestor del conocimiento: el caso de los repositorios o bibliotecário como gestor do conhecimento: o caso dos repositórios. Revista eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúde, [????].
NLP0.29
Visto 15 vezes
sem referências
Array
(
    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Access to information] => 267677
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Open access] => 172769
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Institutional repositories] => 173918
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Organizational innovation] => 131576
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Information professionals] => 265141
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Librarians] => 267904
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Professional positioning] => 131577
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Information systems] => 269734
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Capacity building] => 122229
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Knowledge management] => 234140
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Acceso a la información] => 275040
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Acceso abierto] => 246412
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Repositorios institucionales] => 11502
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Innovación en organización] => 131578
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Profesionales de información] => 234157
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Posicionamiento profesional] => 131579
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Sistemas de información] => 234042
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Fortalecimiento institucional] => 130114
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Gestión del conocimiento] => 233902
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Bibliotecários] => 249972
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Acesso à informação] => 265567
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Acesso aberto] => 263010
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Repositório institucional] => 177313
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Inovação organizacional] => 22033
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Profissional de informação] => 189595
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Bibliotecário] => 235088
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Posicionamento profissional] => 131580
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Sistema de informação] => 237338
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Fortalecimento institucional] => 130116
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Gestão do conhecimento] => 233908
                        )

                )

        )

    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2014-06-30] => 14795
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Maria João Amante] => 27255
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/127865/2019/12/oai_ojs_reciis_icict_fiocruz_br_article_636#00086.pdf] => 131581
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde] => 127865
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00086-2014-8-2] => 128829
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Teaching, research and knowledge transfer are core functions of all research higher education institutions in which information is used to perform those tasks but also on strategical planning and management. The main goals of knowledge management at higher education institutions are: to improve knowledge creation processes performed by researchers, to improve knowledge transmission by professors, to improve learning processes performed by students and to improve knowledge use on management activities that support all the processes above mentioned. University libraries have to face three important changes in the world of academic communication: first, the rise of full text periodicals available on Internet that has multiplied the opportunities of free information access? the second is a consequence of internet development which allows and promotes knowledge democratization? the third is the Open Access Movement to knowledge. In this paper we present the development of repositories as an opportunity for librarians in order to change their professional positioning in higher education institutions and assuming a strategic professional positioning.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Las funciones más importantes de la universidad son la formación, la investigación y la transferencia de conocimiento. En ella, la información es utilizada no solo en el ámbito de tales funciones, sino también en la planificación estratégica y en la gestión. La gestión del conocimiento en las universidades se realiza con los siguientes objetivos: mejorar los procesos de creación del conocimiento por parte de los investigadores, de transmisión de conocimiento por parte de los profesores, de aprendizaje por parte de los estudiantes y de utilización del conocimiento en las actividades de gestión que apoyan los procesos anteriores. Las bibliotecas universitarias son confrontadas con tres cambios importantes en el mundo de la comunicación académica: la primera es el aumento de las publicaciones periódicas disponibles, en texto integral, en la internet, lo que aumentó las posibilidades de acceso a la información resultante de actividades de investigación; la segunda resulta del desarrollo de la internet que permite y promueve la democratización del conocimiento; la tercera corresponde al desarrollo del movimiento de acceso libre al conocimiento. En este artículo, presentamos el desarrollo de repositorios como una oportunidad para la alteración del posicionamiento pro - fesional de los bibliotecarios en las instituciones de educación superior, tornando estratégico ese posicionamiento.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [As funções mais importantes da universidade são a formação, a investigação e a transferência de conhecimento. Nela, a informa- ção é utilizada não só no âmbito dessas funções, mas também no planeamento estratégico e na gestão. A gestão do conhecimento nas universidades realiza-se com os seguintes objetivos: melhorar os processos de criação de conhecimento por parte dos inves - tigadores, de transmissão de conhecimento por parte dos professores, de aprendizagem por parte dos estudantes e de utilização do conhecimento nas atividades de gestão que apoiam os processos anteriores. As bibliotecas universitárias são confrontadas com três mudanças importantes no mundo da comunicação académica: a primeira é o aumento das publicações periódicas disponíveis, em texto integral, na internet, o que aumentou as possibilidades de acesso à informação resultante de atividades de investigação? a segunda decorre do desenvolvimento da internet que permite e promove a democratização do conhecimento? a terceira corresponde ao desenvolvimento do movimento de acesso livre ao conhecimento. Neste artigo, apresentamos o desenvolvimento de repositórios como uma oportunidade para a alteração do posicionamento profissional dos bibliotecários nas instituições de ensino superior, tornando esse posicionamento estratégico. ] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.reciis.icict.fiocruz.br:article/636] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/636] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.3395/reciis.v8i2.636] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; v. 8, n. 2 (2014): Temático | Acesso Livre e Repositórios Institucionais] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1981-6278] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The librarian as knowledge manager: the case of repositories] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [El bibliotecario como gestor del conocimiento: el caso de los repositorios] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O bibliotecário como gestor do conhecimento: o caso dos repositórios] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/636/1276] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.reciis.icict.fiocruz.br:article/636#00086] => 0
                        )

                )

        )

)