Article Brapci-Revistas

Uma abordagem de educação para saúde a partir da informação científica e tecnológica

A Scientific and Technical Iinformation Approach to Health Education

This paper describes the epistemological approach that guided the launch of the first Comprehensive Post-Graduate Course on Health Information Science and Technology in Brazil. Despite evidence of the fundamental role played by human resources in any health system, nations around the world face a growing gap between the challenges of improving health and the capacity of health personnel to address these challenges. Closing this gap is particularly crucial in relation to the translation of research into practice. Therefore, the development of specific competencies for managing scientific and technological information has emerged as a priority on the political agenda. Based primarily on the information science perspective, the course has already trained 272 health professionals since its inception with diverse profiles derived from various health practice contexts; in addition, the course plays an important role in the promotion of partnerships and collaboration in an environment that values continuous learning. This diversity enabled a series of creative and innovative proposals, each characterised by a deep sense of social responsibility.@en


Este artigo descreve a abordagem epistemológica que norteou o lançamento do primeiro curso de PósGraduação Lato Sensu de Informação Científica e Técnológica em Saúde no Brasil. Apesar das evidências do papel fundamental desempenhado pelos recursos humanos, em qualquer sistema de saúde, as nações em todo o mundo enfrentam um crescente gap entre os desafios para melhorar a saúde e a capacidade do pessoal de saúde para atendê-las. Isto é mais crucial em relação à tradução de pesquisa em prática. Portanto, o desenvolvimento de competências específicas para gerir informação científica e tecnológica surgiu como uma prioridade na agenda política. Baseada principalmente na perspectiva da ciência da informação, o curso já formou desde a sua implantação 272 profissionais de saúde, com perfis profissionais variados e oriundos de diversos contextos de prática da saúde e coloca um papel importante na parceria e colaboração em um ambiente que valorize a aprendizagem contínua. Esta diversidade proporcionou uma série de propostas criativas e inovadoras, com um profundo sentido de responsabilidade social@pt

. ::none::, [????].
NLP0.29
Visto 17 vezes
sem referências
Array
(
    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Rosane Abdala Lins de Santana] => 119391
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Maria Cristina Soares Guimarães] => 5096
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Cícera Henrique da Silva] => 3276
                        )

                )

        )

    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2012-06-29] => 85120
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/127865/2020/01/oai_ojs_reciis_icict_fiocruz_br_article_503#00086.pdf] => 134352
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Health education] => 272627
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Human resource for health] => 128919
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Health information science and technology] => 128920
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Educação em saúde] => 273389
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Recurso humano em saúde] => 128138
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação científica e tecnológica em saúde] => 271987
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde] => 127865
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00086-2012-6-2] => 128094
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This paper describes the epistemological approach that guided the launch of the first Comprehensive Post-Graduate Course on Health Information Science and Technology in Brazil. Despite evidence of the fundamental role played by human resources in any health system, nations around the world face a growing gap between the challenges of improving health and the capacity of health personnel to address these challenges. Closing this gap is particularly crucial in relation to the translation of research into practice. Therefore, the development of specific competencies for managing scientific and technological information has emerged as a priority on the political agenda. Based primarily on the information science perspective, the course has already trained 272 health professionals since its inception with diverse profiles derived from various health practice contexts; in addition, the course plays an important role in the promotion of partnerships and collaboration in an environment that values continuous learning. This diversity enabled a series of creative and innovative proposals, each characterised by a deep sense of social responsibility.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este artigo descreve a abordagem epistemológica que norteou o lançamento do primeiro curso de PósGraduação Lato Sensu de Informação Científica e Técnológica em Saúde no Brasil. Apesar das evidências do papel fundamental desempenhado pelos recursos humanos, em qualquer sistema de saúde, as nações em todo o mundo enfrentam um crescente gap entre os desafios para melhorar a saúde e a capacidade do pessoal de saúde para atendê-las. Isto é mais crucial em relação à tradução de pesquisa em prática. Portanto, o desenvolvimento de competências específicas para gerir informação científica e tecnológica surgiu como uma prioridade na agenda política. Baseada principalmente na perspectiva da ciência da informação, o curso já formou desde a sua implantação 272 profissionais de saúde, com perfis profissionais variados e oriundos de diversos contextos de prática da saúde e coloca um papel importante na parceria e colaboração em um ambiente que valorize a aprendizagem contínua. Esta diversidade proporcionou uma série de propostas criativas e inovadoras, com um profundo sentido de responsabilidade social] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.reciis.icict.fiocruz.br:article/503] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/503] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.3395/reciis.v6i2.503] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; v. 6, n. 2 (2012): Temático | Os usos da informação e suas tecnologias em gestão e ensino em saúde] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1981-6278] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A Scientific and Technical Iinformation Approach to Health Education] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Uma abordagem de educação para saúde a partir da informação científica e tecnológica] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/503/1152] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/503/1917] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.reciis.icict.fiocruz.br:article/503#00086] => 0
                        )

                )

        )

)