Article Brapci-Revistas

Aprendizagem Baseada em Problemas: uma proposta para a formação de Técnicos em Laboratórios de Saúde Pública

Problem-based learning: a proposal for the training of students as public health laboratory technicians

Aprendizaje basado en problemas: una propuesta para la formación de técnicos en laboratorios de salud pública

In the context of vocational training, the characteristics of the problem-based learning (PBL) provide a greater proximity of the students to professional practice. This article presents an innovative curriculum proposal for the training of technicians in public health laboratories, based on PBL. The logic of the curriculum structure is based on two axes: 1) The main technologies applied at public health laboratories, such as microscopy, volumetry, spectrophotometry, chromatography and electrophoresis; and 2) The main matrices used in laboratories, such as water, food, urine, faeces and blood. With this proposal, we seek to foster discussions about the curriculum implementation and the teaching strategies that can contribute to the improvement in vocational education in Brazil, as well as promote the training of technicians capable of working in laboratories comprising the Brazilian National Public Health Laboratory (SISLAB).@en


En el ambito de la formación profesional, el aprendizaje basado en problemas (ABP) permite una mayor aproximación de los estudiantes a la práctica para habilitarse en una profesión. Este artículo presenta una propuesta curricular inovadora para la formación de técnicos en laboratórios de salud pública, basada en ABP. La lógica de la estructura curricular se sustenta en dos ejes: 1) Las principales tecnologías utilizadas em los laboratorios de salud pública tales como, microscopia, volumetría, espectrofotometría, cromatografía y electroforesis; y 2) Las principales matrices utilizadas en los laboratorios, como agua, alimentos y fluidos biológicos en general. Con esta propuesta se busca el fomento de discusiones com respecto a la implementación de currículos y de estratégias de enseñanza que puedan contribuir a la enseñanza profesional en Brasil al igual que promover la formación de técnicos capaces de actuaren en los laboratórios que componen el Sistema Nacional de Laboratorios de Salud Pública (SISLAB).@es
No âmbito da formação profissionalizante, as características da aprendizagem baseada em problemas (ABP) propiciam uma maior aproximação dos alunos da prática profissional. Este artigo apresenta uma proposta curricular inovadora para a formação de técnicos em laboratórios de saúde pública, fundamentada na ABP. A lógica da estrutura curricular apoia-se em dois eixos estruturantes: 1) as principais tecnologias utilizadas nos laboratórios de saúde pública, tais como a microscopia, a volumetria, a espectrofotometria, a cromatografia e a eletroforese; e 2) as principais matrizes utilizadas nos laboratórios, tais como a água, os alimentos, a urina, as fezes e o sangue. Com esta proposta, busca-se fomentar discussões acerca da implantação de currículos e de estratégias de ensino que possam contribuir para melhorar o ensino profissionalizante no Brasil, assim como promover a formação de técnicos capazes de atuarem nos laboratórios que compõem o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB).@pt

. Problem-based learning: a proposal for the training of students as public health laboratory technicians aprendizaje basado en problemas: una propuesta para la formación de técnicos en laboratorios de salud pública aprendizagem baseada em problemas: uma proposta para a formação de técnicos em laboratórios de saúde pública. Revista eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúde, [????].
NLP0.29
Visto 18 vezes
sem referências
Array
(
    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Moacelio Veranio Silva Filho] => 128626
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Renato Matos Lopes] => 128624
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Luis Antonio de Pinho] => 128625
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Neila Guimarães Alves] => 128627
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Luiz Anastacio Alves] => 128628
                        )

                )

        )

    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2015-06-29] => 27549
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/127865/2020/01/oai_ojs_reciis_icict_fiocruz_br_article_942#00086.pdf] => 134396
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Health professional education] => 128614
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Professional education] => 175378
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Curriculum] => 266391
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Active learning] => 81907
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Problem-based learning] => 128615
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Brazilian national public health laboratory] => 128616
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Public health] => 246249
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Educación profesional en salud] => 128617
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Educación profesional] => 128618
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Aprendizage activa] => 128619
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Aprendizaje basado en problemas] => 15356
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Sistema nacional de laboratorios de salud pública] => 128620
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Salud pública] => 246252
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Currículo] => 173719
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Educação profissional em saúde] => 128621
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Educação profissionalizante] => 128622
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Aprendizagem ativa] => 81909
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Aprendizagem baseada em problema] => 15360
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Sistema nacional de laboratório de saúde pública] => 128623
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Saúde pública] => 269976
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde] => 127865
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00086-2015-9-2] => 128260
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [In the context of vocational training, the characteristics of the problem-based learning (PBL) provide a greater proximity of the students to professional practice. This article presents an innovative curriculum proposal for the training of technicians in public health laboratories, based on PBL. The logic of the curriculum structure is based on two axes: 1) The main technologies applied at public health laboratories, such as microscopy, volumetry, spectrophotometry, chromatography and electrophoresis; and 2) The main matrices used in laboratories, such as water, food, urine, faeces and blood. With this proposal, we seek to foster discussions about the curriculum implementation and the teaching strategies that can contribute to the improvement in vocational education in Brazil, as well as promote the training of technicians capable of working in laboratories comprising the Brazilian National Public Health Laboratory (SISLAB).] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [En el ambito de la formación profesional, el aprendizaje basado en problemas (ABP) permite una mayor aproximación de los estudiantes a la práctica para habilitarse en una profesión. Este artículo presenta una propuesta curricular inovadora para la formación de técnicos en laboratórios de salud pública, basada en ABP. La lógica de la estructura curricular se sustenta en dos ejes: 1) Las principales tecnologías utilizadas em los laboratorios de salud pública tales como, microscopia, volumetría, espectrofotometría, cromatografía y electroforesis; y 2) Las principales matrices utilizadas en los laboratorios, como agua, alimentos y fluidos biológicos en general. Con esta propuesta se busca el fomento de discusiones com respecto a la implementación de currículos y de estratégias de enseñanza que puedan contribuir a la enseñanza profesional en Brasil al igual que promover la formación de técnicos capaces de actuaren en los laboratórios que componen el Sistema Nacional de Laboratorios de Salud Pública (SISLAB).] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [No âmbito da formação profissionalizante, as características da aprendizagem baseada em problemas (ABP) propiciam uma maior aproximação dos alunos da prática profissional. Este artigo apresenta uma proposta curricular inovadora para a formação de técnicos em laboratórios de saúde pública, fundamentada na ABP. A lógica da estrutura curricular apoia-se em dois eixos estruturantes: 1) as principais tecnologias utilizadas nos laboratórios de saúde pública, tais como a microscopia, a volumetria, a espectrofotometria, a cromatografia e a eletroforese; e 2) as principais matrizes utilizadas nos laboratórios, tais como a água, os alimentos, a urina, as fezes e o sangue. Com esta proposta, busca-se fomentar discussões acerca da implantação de currículos e de estratégias de ensino que possam contribuir para melhorar o ensino profissionalizante no Brasil, assim como promover a formação de técnicos capazes de atuarem nos laboratórios que compõem o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB).] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.reciis.icict.fiocruz.br:article/942] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/942] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.29397/reciis.v9i2.942] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; v. 9, n. 2 (2015)] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1981-6278] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Problem-based learning: a proposal for the training of students as public health laboratory technicians] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Aprendizaje basado en problemas: una propuesta para la formación de técnicos en laboratorios de salud pública] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Aprendizagem Baseada em Problemas: uma proposta para a formação de Técnicos em Laboratórios de Saúde Pública] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/942/1953] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.reciis.icict.fiocruz.br:article/942#00086] => 0
                        )

                )

        )

)