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Este artigo busca refletir sobre o processo que culminou no modelo de desenvolvimento comunitário adotado pelos moradores da antiga Santa Teresa do Paruá, atualmente, Presidente Médici/MA. O tema se baseia na pesquisa que desenvolvi na minha dissertação de mestrado a qual se propôs reconstruir a história do Colégio Santa Teresa – um espaço de educação comunitária, que ficou conhecido por oferecer dentre outros benefícios, um ensino de qualidade, se destacando pelos métodos de ensino, baseados na autonomia dos sujeitos e no pensamento reflexivo. O estudo revelou que, a comunidade, estimulada pela percepção progressista do Pe. comboniano português, Armindo Dinis, encontrou no trabalho comunitário, a oportunidade de sua transformação social. E foi com vistas a ele, que se desenrolou por volta das décadas de 1970 e 1980, o conjunto de ações responsáveis pela construção de várias e importantes obras comunitárias, dentre elas, o Colégio Santa Teresa. Por outro lado, demonstrou que os ideais comunitários se encontram atualmente enfraquecidos. Desse modo, há também o interesse em analisar e discutir sobre os desafios e dilemas que essa experiência representou para a referida comunidade ao longo dos tempos. Para desenvolver este estudo, fez-se uso da revisão bibliográfica e da metodologia de História Oral (com o uso de entrevistas, ouvindo e analisando dados de pessoas que de alguma forma, vivenciaram sobre o tema desta pesquisa).@pt
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