Article Brapci-Revistas

Ferramentas web 2.0 em unidades de informação: aspectos de divulgação e melhora contínua identificados em artigos científicos

Web 2.0 tools in information units: aspects of promotion and continuous improvement identified in scientific papers

Herramientas Web 2.0 en unidades de información: cuestiones de divulgación y mejora continua identificados en artículos científicos

Introdução: A evolução da internet e consequentemente do ambiente informático propiciou o surgimento das ferramentas Web 2.0, que por sua vez permitem a participação ativa dos usuários nos processos digitais.Objetivo: Identificar os tipos de interações que ocorrem nos blogs e no site de rede social Facebook, entre bibliotecários e usuários, para a divulgação e para a melhoria dos serviços e produtos oferecidos pelas bibliotecas universitárias.  Metodologia: Com abordagem mista, artigos científicos foram analisados de duas maneiras. Quantitativamente com o auxílio da estatística descritiva para a identificação numérica dos que discorrem sobre o Facebook e sobre os blogs e, também, em relação à procedência geográfica dos campos empíricos. Para a análise qualitativa foi utilizada a técnica de análise de conteúdo nas categorias interação, uso e avaliação para posterior tratamento dos resultados.  Resultados: Os resultados mostraram que a atenção por parte das bibliotecas em relação às ferramentas Web 2.0 é focada na utilização, seguida da avaliação, ficando a interação com os usuários minimizada.  Conclusões: As unidades de informação estão conseguindo divulgar os seus produtos e serviços via internet, mas não estão fazendo o uso de todo o potencial que os usuários possuem para melhorar suas atividades e processos.@pt


Introduction: The evolution of the internet and consequently of the computer environment has led to the emergence of Web 2.0 tools, which in turn allow the active participation of users in digital processes. Objective: Identify the types of interactions occurring in blogs and social network site Facebook, between librarians and users, for promotion and improvement of services and products offered by information units specifically university libraries. Methodology: Scientific articles were analyzed in two different ways using a mixed approach; quantitatively with the aid of descriptive statistics for the numerical identification of those who talk about Facebook and blogs and regarding the geographical origin of the empirical fields. For the qualitative analysis, the content analysis technique was used in the interaction, use and evaluation categories for the subsequent treatment of the results. Results: The results showed that library attention regarding the Web 2.0 tools is focused on usage, followed by evaluation. Interaction with users is minimized. Conclusions: Information units are able to advertise their products and services via Internet, but they are not making use of all the potential that users have to improve their activities and processes.@en
Introducción: La evolución de Internet y por lo tanto el entorno informático condujeron a la aparición de herramientas de la Web 2.0, que a su vez permitan la participación activa de los usuarios en los procesos digitales. Objetivo: Identificar los tipos de interacciones que se producen en los blogs y la red social Facebook, entre los bibliotecarios y usuarios, para la difusión y para mejorar los servicios y productos ofrecidos por las unidades de información, específicamente las bibliotecas universitarias. Metodología: Con enfoque mixto, artículos científicos fueron analizados de dos formas. Cuantitativamente con la ayuda de estadística descriptiva para la identificación numérica de qué tratan de Facebook y de blogs y sobre el origen de los campos empíricos. Para el análisis cualitativo se utilizó la técnica de análisis de contenido en las categorías de interacción, utilización y evaluación para el procesamiento posterior de los resultados. Resultados: Los resultados mostraron que la atención por parte de las bibliotecas para las herramientas de la Web 2.0 se centra en el uso, seguido por la evaluación, siendo la interacción con los usuarios reducida. Conclusiones: Las unidades de información son capaces de divulgar sus productos y servicios a través de internet, pero no están utilizando todo el potencial que tienen los usuarios para mejorar sus actividades y procesos.@es

. Ferramentas web 2.0 em unidades de informação: aspectos de divulgação e melhora contínua identificados em artigos científicos web 2.0 tools in information units: aspects of promotion and continuous improvement identified in scientific papers herramientas web 2.0 en unidades de información: cuestiones de divulgación y mejora continua identificados en artículos científicos. Informação & informação, [????].
NLP0.29
Visto 33 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-11-30] => 125764
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Rodrigo Silva Peres] => 117738
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Nysia Oliveira de Sá] => 3799
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/335/2019/12/oai_ojs_www_uel_br_article_28601#00020.pdf] => 126803
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [286] => 12931
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [263] => 8941
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informática] => 177442
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Web 2.0. interatividade] => 125797
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Unidade de informação] => 267124
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Site de rede social] => 32632
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Web 2.0] => 248177
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Interactividad] => 33126
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Interatividade] => 271305
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Blogs] => 238643
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Unidades de informação] => 239041
                        )

                    [11] => Array
                        (
                            [Sites de redes sociais] => 186270
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Blogs] => 185681
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Interactivity] => 256431
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Information units] => 265278
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Social network sites] => 188595
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Web 2.0] => 248802
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Blogs] => 1219
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Unidades de información] => 267125
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Sitios de redes sociales] => 208342
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Web 2.0] => 252974
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Interactividad] => 267170
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Blogs] => 264060
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-11-30] => 236051
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2019-24-2] => 125768
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: A evolução da internet e consequentemente do ambiente informático propiciou o surgimento das ferramentas Web 2.0, que por sua vez permitem a participação ativa dos usuários nos processos digitais.Objetivo: Identificar os tipos de interações que ocorrem nos blogs e no site de rede social Facebook, entre bibliotecários e usuários, para a divulgação e para a melhoria dos serviços e produtos oferecidos pelas bibliotecas universitárias.  Metodologia: Com abordagem mista, artigos científicos foram analisados de duas maneiras. Quantitativamente com o auxílio da estatística descritiva para a identificação numérica dos que discorrem sobre o Facebook e sobre os blogs e, também, em relação à procedência geográfica dos campos empíricos. Para a análise qualitativa foi utilizada a técnica de análise de conteúdo nas categorias interação, uso e avaliação para posterior tratamento dos resultados.  Resultados: Os resultados mostraram que a atenção por parte das bibliotecas em relação às ferramentas Web 2.0 é focada na utilização, seguida da avaliação, ficando a interação com os usuários minimizada.  Conclusões: As unidades de informação estão conseguindo divulgar os seus produtos e serviços via internet, mas não estão fazendo o uso de todo o potencial que os usuários possuem para melhorar suas atividades e processos.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Introdução: A evolução da internet e consequentemente do ambiente informático propiciou o surgimento das ferramentas Web 2.0, que por sua vez permitem a participação ativa dos usuários nos processos digitais. Objetivo: Identificar os tipos de interações que ocorrem nos blogs e no site de rede social Facebook, entre bibliotecários e usuários, para a divulgação e para a melhoria dos serviços e produtos oferecidos pelas bibliotecas universitárias. Metodologia: Com abordagem mista, artigos científicos foram analisados de duas maneiras. Quantitativamente com o auxílio da estatística descritiva para a identificação numérica dos que discorrem sobre o Facebook e sobre os blogs e, também, em relação à procedência geográfica dos campos empíricos. Para a análise qualitativa foi utilizada a técnica de análise de conteúdo nas categorias interação, uso e avaliação para posterior tratamento dos resultados. Resultados: Os resultados mostraram que a atenção por parte das bibliotecas em relação às ferramentas Web 2.0 é focada na utilização, seguida da avaliação, ficando a interação com os usuários minimizada. Conclusões: As unidades de informação estão conseguindo divulgar os seus produtos e serviços via internet, mas não estão fazendo o uso de todo o potencial que os usuários possuem para melhorar suas atividades e processos.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introduction: The evolution of the internet and consequently of the computer environment has led to the emergence of Web 2.0 tools, which in turn allow the active participation of users in digital processes. Objective: Identify the types of interactions occurring in blogs and social network site Facebook, between librarians and users, for promotion and improvement of services and products offered by information units specifically university libraries. Methodology: Scientific articles were analyzed in two different ways using a mixed approach; quantitatively with the aid of descriptive statistics for the numerical identification of those who talk about Facebook and blogs and regarding the geographical origin of the empirical fields. For the qualitative analysis, the content analysis technique was used in the interaction, use and evaluation categories for the subsequent treatment of the results. Results: The results showed that library attention regarding the Web 2.0 tools is focused on usage, followed by evaluation. Interaction with users is minimized. Conclusions: Information units are able to advertise their products and services via Internet, but they are not making use of all the potential that users have to improve their activities and processes.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introducción: La evolución de Internet y por lo tanto el entorno informático condujeron a la aparición de herramientas de la Web 2.0, que a su vez permitan la participación activa de los usuarios en los procesos digitales. Objetivo: Identificar los tipos de interacciones que se producen en los blogs y la red social Facebook, entre los bibliotecarios y usuarios, para la difusión y para mejorar los servicios y productos ofrecidos por las unidades de información, específicamente las bibliotecas universitarias. Metodología: Con enfoque mixto, artículos científicos fueron analizados de dos formas. Cuantitativamente con la ayuda de estadística descriptiva para la identificación numérica de qué tratan de Facebook y de blogs y sobre el origen de los campos empíricos. Para el análisis cualitativo se utilizó la técnica de análisis de contenido en las categorías de interacción, utilización y evaluación para el procesamiento posterior de los resultados. Resultados: Los resultados mostraron que la atención por parte de las bibliotecas para las herramientas de la Web 2.0 se centra en el uso, seguido por la evaluación, siendo la interacción con los usuarios reducida. Conclusiones: Las unidades de información son capaces de divulgar sus productos y servicios a través de internet, pero no están utilizando todo el potencial que tienen los usuarios para mejorar sus actividades y procesos.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/28601] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28601] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/28601] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2019v24n2p263] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/28601] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 24, n. 2 (2019); 263-286] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 24 n. 2 (2019); 263-286] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ferramentas web 2.0 em unidades de informação: aspectos de divulgação e melhora contínua identificados em artigos científicos] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Web 2.0 tools in information units: aspects of promotion and continuous improvement identified in scientific papers] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Herramientas Web 2.0 en unidades de información: cuestiones de divulgación y mejora continua identificados en artículos científicos] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/28601/pdf] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/28601/pdf] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/28601] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/28601/pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/28601#00020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2019v24n2p263] => 0
                        )

                )

        )

)