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Impacto de altmetrics sobre a visibilidade de artigos em acesso aberto da enfermagem brasileira: um estudo de caso

The impact of altmetrics on the visibility of open acess Brazilian nursing articles: A case study

Resumo A disseminação e o estabelecimento das mídias sociais como espaços de interação, fontes de pesquisa, meios de produção e divulgação de informações entre os cientistas proporcionaram a expansão das possibilidades de avaliar um artefato científi co para além do número de citações. Pretende-se aferir o impacto das mídias sociais Mendeley, Facebook e Twitter sobre a visibilidade e o número de citações recebidas pelos artigos publicados na Revista Gaúcha de Enfermagem em um período de dez anos (entre 2007 e 2016). Os provedores dos dados para a investigação foram as bases de dados Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e Scopus. A plataforma utilizada para a coleta de altmetrics foi o PlumX. Foram analisados 948 artigos publicados pela Revista, 2.150 citações recebidas, 7.072 capturas no Mendeley e 359 atividades no Twitter e no Facebook. Os resultados apresentados por essas três plataformas sociais demonstram a visibilidade obtida pelos artigos mesmo não sendo citados em outros trabalhos. A visibilidade dos artigos da Revista Gaúcha de Enfermagem é evidenciada pelo pequeno volume de artigos que não foram citados ou mencionados em mídias sociais (11,2%). Os resultados revelam que trabalhos não citados tiveram impacto altmétrico por meio de ações em outras mídias sociais, acadêmicas ou não. Como análises de correlação podem não ser adequadas como único método dependendo do período analisado, retratando resultados correlacionais falsos entre a publicação dos artigos, as citações recebidas e as altmetrics para períodos curtos, a adoção de métodos qualitativos, como análise de redes sociais e análise de conteúdo, pode trazer outras perspectivas para um melhor entendimento do fenômeno.@pt


Abstract The dissemination and establishment of social media as spaces of interaction, sources of research, and means of production and dissemination of information among scientists, expanded the possibilities of evaluating a scientifi c artifact beyond its citations. In this article, we assess the impact of Mendeley, Facebook, and Twitter on the visibility and number of citations of articles published in Revista Gaúcha de Enfermagem (Rio Grande do Sul Nursing Journal) in a period of ten years (2007-2016). The data providers for the investigation were the CINAHL and Scopus databases. The platform used to collect altmetrics was PlumX. A total of 948 papers published by the journal, 2,150 citations received, 7,072 catches in Mendeley and 359 activities on Twitter and Facebook were analyzed. The results demonstrate the visibility the articles obtained even though they were not mentioned in other works. The visibility of journal articles is evidenced by the small volume of articles that were not cited or mentioned in social media (11.2%). The results showed that non-cited works had an altmetric impact through actions in other academic social media or not. Correlation analyzes may not be adequate as the only method depending on the analyzed period, presenting a false correlation among the publication of the articles, the received citations, and the altmetrics for short periods. Adopting qualitative methods such as Social Network Analysis and content analysis may bring other perspectives to a better understanding of the phenomenon.@en

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