Article Brapci-Revistas

Impasses entre o Letramento e a Cultura Nas Humanidades: Uma Visão Filosófica da Formação do Leitor

Os chamados Novos Estudos sobre Letramento se apresentam como uma compreensão do papel da cultura escrita na educação e se apoiam em um legado teórico influenciado por correntes filosóficas contemporâneas marcadamente críticas em relação ao Humanismo educacional e sua visão logocrática. Tomando-se Steiner como um dos últimos defensores da cultura das humanidades como perspectiva de formação e os Novos Estudos sobre Letramento como atualização crítica do pensamento educacional sobre a leitura, a aproximação dessas perspectivas tão distintas mostra um impasse sobre o qual podemos refletir no sentido de extrairuma concepção mais lúcida e consequente sobre o que devemos entender por letramento. O presente artigo pretende tão somente esboçar algumas questões que dão forma a esse impasse.@pt


. Impasses entre o letramento e a cultura nas humanidades: uma visão filosófica da formação do leitor. Revista cajueiro, [????].
NLP0.29
Visto 10 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-11-11] => 125493
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Robson Aurélio Adelino Braga] => 125514
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Rafael Chaves Santos] => 118440
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/109343/2019/11/oai_ojs_10_0_0_224_article_12532#00078.pdf] => 125735
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [39] => 1037
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [20] => 1549
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo Original] => 126
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência humana] => 4707
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Letramento] => 247085
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Formação do leitor] => 279388
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Cultura da leitura] => 125513
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Freyreiss] => 118438
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Relatos de viagem] => 273969
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Índios] => 236585
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Análise linguística] => 17202
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Estereótipos] => 202079
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-09-15] => 273965
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Cajueiro] => 109343
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som - Policromias] => 118225
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00078-2019-1-2] => 125490
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00081-2017-2-1] => 118249
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Os chamados Novos Estudos sobre Letramento se apresentam como uma compreensão do papel da cultura escrita na educação e se apoiam em um legado teórico influenciado por correntes filosóficas contemporâneas marcadamente críticas em relação ao Humanismo educacional e sua visão logocrática. Tomando-se Steiner como um dos últimos defensores da cultura das humanidades como perspectiva de formação e os Novos Estudos sobre Letramento como atualização crítica do pensamento educacional sobre a leitura, a aproximação dessas perspectivas tão distintas mostra um impasse sobre o qual podemos refletir no sentido de extrairuma concepção mais lúcida e consequente sobre o que devemos entender por letramento. O presente artigo pretende tão somente esboçar algumas questões que dão forma a esse impasse.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Este artigo objetiva evidenciar, com o auxílio da análise linguística,alguns estereótipos presentes nas descrições do índio brasileiro no relato de viagem do alemão Georg Freyreiss, que permaneceu em nossas terras durante 12 anos, no início do século XIX. Freyreiss esteve em contato direto com tribos indígenas de diferentes etnias e dedicou uma boa parte de suas obras para descrever suas experiências e sua visão sobre os habitantes originais do Brasil. Essas descrições são entendidas como práticas sociais que circularam e permanecem até hoje presentes nos discursos dos brasileiros sobre os indígenas, reafirmando alguns estereótipos dos índios e, ao mesmo tempo, traduzindo a visão eurocentrista de sociedade e o padrão cultural europeu.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.10.0.0.224:article/12532] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12532] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufs.br/index.php/Cajueiro/article/view/12532] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura; v. 1, n. 2 (2019): Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura. v. 1, n.2, maio 2019/ nov. 2019; 20-39] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura; v. 1 n. 2 (2019): Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura. v. 1, n.2, maio 2019/ nov. 2019; 20-39] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [2595-9379] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [25959379] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura; Vol. 1 No. 2 (2019): Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura. v. 1, n.2, maio 2019/ nov. 2019; 20-39] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura; Vol. 1 Núm. 2 (2019): Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura. v. 1, n.2, maio 2019/ nov. 2019; 20-39] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Impasses entre o Letramento e a Cultura Nas Humanidades: Uma Visão Filosófica da Formação do Leitor] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Freyreiss e os índios] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufs.br/index.php/Cajueiro/article/view/12532/9479] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/12532] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/12532/8776] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.10.0.0.224:article/12532#00078] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.61358/policromias.v2i1.12532] => 0
                        )

                )

        )

)