Article Brapci-Revistas

A inovação no contexto da sociedade da informação

The innovation in the context of the information society

This article aims to call attention to the importance of publicizing the innovation process in Brazil by working with the following idea: the collection and management of information and knowledge of ordinary citizen can be seen as a tool to increase the innovative capacity of the country. A short review of the literature on the contemporaneous dynamics characteristic of the new economic-technological paradigm of information was carried out, studies were collected on the involvement of the ordinary citizen in the innovation process, and models developed aimed at the systematization of newness were disputed. The authors conclude that Brazil, by not publicizing innovation, that is, to contemplate the free and public flow of ideas, information and experiences may be faling to promote its innovation potential.@en


O presente artigo se propôs a lançar luz sobre a importância de se publicizar o processo de inovação no Brasil, trabalhando a seguinte ideia: a coleta e a gestão de informações e de conhecimento do cidadão comum podem se revelar uma ferramenta destinada à ampliação da capacidade inovativa do País. Para tanto, foi realizada breve revisão da literatura acerca da dinâmica contemporânea característica do novo paradigma econômico-tecnológico da informação, foram levantados estudos sobre o envolvimento do cidadão comum no processo de inovação, e foram discutidos modelos desenvolvidos voltados para a sistematização da inovação. Os autores concluem que o Brasil ao deixar de publicizar a inovação, ou seja, de contemplar o fluxo livre e público de ideias, de informações e de experiências pode estar deixando de impulsionar seu potencial de inovação.@pt

. ::none::, [????].

References

  • ALBAGLI, Sarita. Conhecimento, inclusão social e desenvolvimento local. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, 2006. Disponível em: http://repositorio.ibict.br/bitstream/123456789/100/1/albagliIS122006.pdf. Acesso em: 10 jun. 2016.
  • ALBAGLI, Sarita., Maciel, Maria Lúcia, Informação e conhecimento na inovação e no desenvolvimento local. Ciência da Informação, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n3/a02v33n3. Acesso em: 10 jun. 2016.
  • ANDRÉ, Isabel., ABREU Alexandre. Dimensões e espaços da inovação social. Finisterra, 81, p. 121-141, 2006.
  • BOURDIEU, Pierre. A “juventude” é apenas uma palavra. In: QUESTÕES de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
  • CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. [v. I de A Era da Informação: economia, sociedade e cultura].
  • CEZAR, Kilma Gonçalves., GOMES, Cristiane Barreto., PERSEGONA, Marcelo Felipe Moreira. A inovação como dimensão socioeconômica do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas, v. 9, n.1, p.209-224, 2011.
  • [18] Disponível em: http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/500. Acesso em: 10 jun. 2016.
  • CHIARINI, Túlio., VIEIRA, Karine. Universidades como produtoras de conhecimento para o desenvolvimento econômico: sistema superior de ensino e as políticas de CT and I . Revista Brasileira Economia. v.66, n.1 Rio de Janeiro Jan./Mar. 2012 http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71402012000100006.
  • COTEC (Fundación para la Innovación Tecnológica). Pautas metodológicas en gestión de la tecnologia y de la innovación para empresas. Tomo 1. Módulo I. “Introducción, Presentación,
  • CD y Módulo I: perspectiva empresarial” - TEMAGUIDE. 1999. 60 p http://www.bookcrossing.com/journal/8097229/ .
  • DAGNINO, Renato. (Org) Tecnologia Social: Ferramenta para construir outra Sociedade. Campinas: Unicamp, 2009.
  • DAGNINO, Renato. (Org) A tecnologia social e seus desafios. In: Tecnologia social. Uma estratégia para o desenvolvimento. Fundação Banco do Brasil, Rio de Janeiro, 2004. .
  • DAGNINO, Renato. (Org) A tecnologia social no Brasil. In. Tecnologia social: ferramenta para construir outra sociedade. DAGNINO, Renato Peixoto (Org.) Campinas, SP: IG/UNICAMP, 2009.
  • DAVENPORT, T.., PRUSAK, L. Conhecimento Empresarial: como as organizações gerenciam seu capital. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
  • DAVENPORT, Thomas., PRUSAK, Laurence. Working knowledge: how organizations manage what tehy know. Boston: Havard Business Schol Press, 1998.
  • DAVILA, T.., EPSTEIN, M. J.., SHELTON, R. As regras da inovação – como gerenciar, como medir e como lucrar. Porto Alegre: Bookman, 2007.
  • FREITAS FILHO Fernando Luiz. Gestão da Inovação: teoria e prática para implantação. São Paulo: Atlas, 2013.
  • HAKLAY, M. 2013. Citizen Science and Volunteered Geographic Information: overview and typology of participation, p.105-122. In: Sui, D.., Elwood, S. and Goodchild, M. Crowdsourcing Geographic Knowledge: Volunteered Geographic Information (VGI) in Theory and Practice. Springer. 410p.
  • LASTRES, Helena and CASSIOLATO, José Eduardo Novas Políticas da Era do Conhecimento: o foco em arranjos produtivos e inovativos. Parcerias Estratégicas – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos n. 17 . Brasília: CGEE. 2003
  • LALL, Somik V.., GHOSH, Sudeshna. Learning by dining: informal networks and productivity in Mexican industry : [S. l.] : World Bank Development Research Group, 2002.
  • [19] http://www.wds.worldbank.org/external/default/WDSContentServer/WDSP/IB/2002/03/22/0 00094946_0203070403327/Rendered/PDF/multi0page.pdf. Acesso em: 15 maio 2016.
  • MORIN, Edgard. A Noção de sujeito. In: SCHNITMAN, D. F. (Org.). Novos paradigmas: cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
  • MUELLER, Suzana Pinheiro. Popularização do conhecimento científico. Data Grama Zero – Revista de ciência da informação. v.3. n.2, p.1-11, 2002. Disponível em: http://dici.ibict.br/archive/00000315/01/Popularização_do_conhecimento_científicofico.pdf. Acesso em: 15 maio 2016.
  • NICOLSKY, Roberto. Inovação tecnológica: o novo paradigma - Ciência e Tecnologia para o Século XXI: o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil e do Mercosul. São Paulo: Calábria, 1999.
  • NONAKA, Ikujiro., TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
  • OCDE. Managing National Innovation Systems., 1999 Paris. Ruttan, Vernon. La teoría de la innovación inducida del cambio técnico en el agro de los países desarrolados. In: Cambio técnico en el agro latinoamericano. San José, Costa Rica, Piñeiro y Trigo, IICA, 1985.
  • SCHUMPETER, Joseph Allois. O Fenômeno Fundamental do Desenvolvimento. In: _____. Teoria do Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Abril Cultural. p. 43-66. [Col. Os Economistas], 1982.
  • SCHUMPETER, Joseph Allois. Capitalismo, Socialismo y Democracia Capítulo VII – El Processo de la Destruction Creadora., Madrid: Aguilar S.A. de Ediciones, p.121, 1952
  • SOLOW, Robert. Learning from ‘Learning by Doing’: Lessons for Economic Growth (Kenneth J. Arrow Lectures) Hardcover, 1997 https://books.google.com.br/books?id=VLR09gb05XIC and printsec=frontcover and hl=ptBR and source=gbs_ge_summary_r and cad=0#v=onepage and q and f=false. Acesso em: 15 maio 2016.
  • SUAIDEN, Emir José e OLIVEIRA, Cecília Leite: Cultura da Informação: os valores na construção do conhecimento Curitiba: CRV, 2016.
  • SVEIBY, Karl Erik. A Nova Riqueza das Organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
  • VASCONCELOS, Marco Antonio., GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de economia . São Paulo: Saraiva, 1998.
  • VIOTTI, Eduardo Baumgratz. Fundamentos e evolução dos indicadores de CT and I. In: VIOTTI,E. B.., MACEDO, M. M. (Org.). Indicadores de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.
NLP0.29
Visto 15 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-09-04] => 122236
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Kilma Gonçalves Cezar] => 25597
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Emir José Suaiden] => 2596
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/285/2019/09/oai_ojs_periodicos_sbu_unicamp_br_article_8655932#00017.pdf] => 122554
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information] => 269873
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Innovation] => 178704
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Citizen] => 122235
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação] => 246570
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Inovação] => 262113
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Cidadao] => 20387
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-09-04] => 265638
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [en] => 232773
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação] => 285
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00017-1902-17-2019] => 122195
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00017-2019-17-] => 127023
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This article aims to call attention to the importance of publicizing the innovation process in Brazil by working with the following idea: the collection and management of information and knowledge of ordinary citizen can be seen as a tool to increase the innovative capacity of the country. A short review of the literature on the contemporaneous dynamics characteristic of the new economic-technological paradigm of information was carried out, studies were collected on the involvement of the ordinary citizen in the innovation process, and models developed aimed at the systematization of newness were disputed. The authors conclude that Brazil, by not publicizing innovation, that is, to contemplate the free and public flow of ideas, information and experiences may be faling to promote its innovation potential.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O presente artigo se propôs a lançar luz sobre a importância de se publicizar o processo de inovação no Brasil, trabalhando a seguinte ideia: a coleta e a gestão de informações e de conhecimento do cidadão comum podem se revelar uma ferramenta destinada à ampliação da capacidade inovativa do País. Para tanto, foi realizada breve revisão da literatura acerca da dinâmica contemporânea característica do novo paradigma econômico-tecnológico da informação, foram levantados estudos sobre o envolvimento do cidadão comum no processo de inovação, e foram discutidos modelos desenvolvidos voltados para a sistematização da inovação. Os autores concluem que o Brasil ao deixar de publicizar a inovação, ou seja, de contemplar o fluxo livre e público de ideias, de informações e de experiências pode estar deixando de impulsionar seu potencial de inovação.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8655932] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8655932] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.20396/rdbci.v17i0.8655932] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 17 (2019): Publicação Contínua; e019026] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1678-765X] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The innovation in the context of the information society] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A inovação no contexto da sociedade da informação] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8655932/21274] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8655932/21275] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8655932] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8655932/21274] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8655932/e019026] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8655932#00017] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.20396/rdbci.v17i0.8655932] => 0
                        )

                )

        )

)