Article Brapci-Revistas

O processo de atenção e o letramento informacional

Attention process and information literacy

O presente artigo constitui-se em uma revisão de literatura, de natureza exploratória e seletiva, com objetivo de mapear estudos que envolvem o letramento informacional e o processo de atenção, levantar possíveis tópicos de pesquisas e identificar formas de regulação da atenção. Parte-se do pressuposto que a atenção é um processo fundamental na aprendizagem dos conteúdos de letramento informacional, bem como na realização de atividades e das tarefas de pesquisa. Os resultados mostram que manter a atenção é fundamental para as tarefas cognitivas humanas, e consequentemente, o letramento informacional. As pesquisas na área de ciência da informação sobre esse tópico ainda são incipientes e precisam de investimentos. De maneira geral, na literatura, reconhece-se a possibilidade de melhorar o foco por meio da regulação cognitiva ou comportamental.@pt


This article is a literature review of an exploratory and selective nature, which aims to map studies related to information literacy and attention process, to raise possible research topics, and to identify ways to regulate attention. Part of the assumption is that attention is a fundamental process in the learning of information literacy contents, as well as in the development of activities and research tasks. The results show that the maintenance of attention is fundamental to human’s cognitive tasks, and consequently, to Information Literacy. Research in the field of information science is incipient and requires investment. In general, it is possible to improve focus through cognitive or behavioral regulation. @en

. O processo de atenção e o letramento informacional attention process and information literacy. Em questão, [????].

References

  • ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Information literacy competency standards for higher education. Chicago: ALA, 2000.
  • CARR, Nicholas. A geração superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros. Rio de Janeiro: Agir, 2011.
  • CATALANO, Amy. The effect of a situated learning environment in a distance education information literacy course. Journal of Academic Librarianship, New York, v. 41, n. 5, p. 653-659, 2015.
  • CORDEIRO, Alexander Magno et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, p. 428-431, nov./dez. 2007.
  • CORSO, Helena Vellinho et al. Metacognição e funções executivas: relações entre os conceitos e implicações para a aprendizagem. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v. 29, n. 1, p. 21-29, 2013.
  • ÇOKLAR, Ahmet Naci., YAMAN, Nihal Dulkadir., YURDAKUL Işı K k ı. Information literacy and digital nativity as determinants of online information search strategies. Computers in Human Behavior, Oxford, v. 70, p. 1-9, 2017.
  • DE-NARDIM, Maria Helena., SORDI, Regina. Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagem. Psicologia and Sociedade, Belo Horizonte, v. 19, n. 1, p. 99-106, jan/abr. 2007.
  • DERAKHSHAN, M.., HASSANZADEH, M.., NAZARI, M. Developing information literate librarians: a study of LIS academics pedagogical approaches in the development of information literacy competencies. Journal of Academic Librarianship, New York, v. 41, n. 6, p. 777-785, 2015.
  • DESJARLAIS, Malinda. Exploration behaviours and recovery from unsuccessful actions differ between learners with high and low levels of attention. Computers in Human Behavior, Oxford, v. 29, n. 3, p. 694-705, 2013.
  • DUPAL, George., STONER, Gary. TDAH nas escolas. São Paulo: M. BOOKS, 2007.
  • EYSENCK, Michael W.., KEANE, Mark T. Manual de psicologia cognitiva. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
  • FORSTER, Marc. Six ways of experiencing information literacy in nursing: The findings of a phenomenographic study. Nurse Education Today, [s.l.], v. 35, n. 1, p. 195-200, 2015.
  • GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Comportamento, letramento informacional e pesquisas sobre o cérebro: aplicações na aprendizagem. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 2, out. 2017. Número especial.
  • GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias., FIALHO, Janaina. Letramento informacional e Currículo. Ponto de Acesso, Salvador, v. 11, n. 2, p. 70-89, ago. 2017.
  • GASQUE, Kelley Cristine G. D. Information literacy for inquiry-based learning. Transinformação, Campinas, v. 28, n. 3, p. 253-262, 2016.
  • GOLEMAN, Daniel. Foco: a atenção e o seu papel fundamental para o sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.
  • GUO, Yan Ru., GOH, Dion Hoe-Lian. Evaluation of affective embodied agents in an information literacy game. Computers and Education, Oxford, v. 103, p. 59-75, 2016.
  • HERBERT, Simon. Designing organizations for an information-rich world. Baltmore: The Johns Hopkins Press,1971.
  • KORTELAINEN, Terttu., KATVALA, Mari., LÄNSMAN, Anni-Siiri. Attention and altmetrics. Information Research, Borás, v. 22, n. 1, p. 1-9, 2017.
  • JAMES, Willian. The principles of psychological. New York: Henry Holt and Company, 1890. v. 2.
  • LAU, Jesus. Guidelines on Information literacy for Lifelong learning.. Edinburgh: IFLA, 2006.
  • LIMA, Ricardo Franco de. Compreendendo os mecanismos atencionais. Ciências e Cognição, Rio de Janeiro, v. 6, n. 5, p. 113-122, 2005.
  • LIMA, Ricardo Franco de., TRAVAINI, Paula Pinheiro., CIASCA, Sylvia Maria. Amostra de desempenho de estudantes do ensino fundamental em testes de atenção e funções executivas. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 26, n. 80, p. 188-199, 2009.
  • MACEDO, M. M.., GASQUE, Kelley Cristine G. D. A influência do Letramento Informacional na aprendizagem de estudantes na educação básica. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 11, n. 1, p. 5-22, 2018.
  • MAYBEE, Clarence et al. “I ’s in th y ”: and data information literacy opportunities using a grounded theory approach. Journal of Academic Librarianship, New York, v. 41, n. 4, p. 369-376, 2015.
  • MCDEVITT, Theresa. Everyone likes a challenge: getting students attention with interactive games e authentic assignments. Pennsylvania Libraries: Research and Practice, Indiana, v. 1, n. 2, p. 149-161, 2013.
  • MCKEEVER, Christine., BATES, Jessica., REILLY, Jacqueline. School library staff perspectives on teacher information literacy and collaboration. Journal of Information Literacy, Loughborough, v. 11, n. 2, p. 51-68, 2017.
  • MOORE, Carrie et al. Integrating information literacy, the POGIL method, and ipads into a foundational studies program. Journal of Academic Librarianship, New York, v. 41, n. 2, p. 155-169, 2015.
  • MULLINS, Kimberly. IDEA Model from Theory to Practice: integrating information literacy in academic courses. Journal of Academic Librarianship, New York, v. 42, n. 1, p. 55-64, 2016.
  • RAMALHO, Joaquim., Garcia-Senoran, M.., GONZALEZ, Salvador. Autoinstruções: estratégias de regulação atencional de THDA. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 180-185, 2011.
  • RATEY, John J. O cérebro: um guia para o usuário. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
  • RIBEIRO, Leila Alves Medeiros., GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento Informacional e Midiático para professores do século XXI. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 203-221, 2015.
  • SAUNDERS, Laura et al. Assessing graduate level information literacy instruction with critical incident questionnaires. Journal of Academic Librarianship, New York, v. 42, n. 6, p. 655-663, 2016.
  • SHAO, Xiaorong., PURPUR, Geraldine. Effects of Information Literacy Skills on Student Writing and Course Performance. Journal of Academic Librarianship, New York, v. 42, n. 6, p. 670-67, 2016.
  • STERNBERG, Robert. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.
  • VITORIANO, Maria Albeti Vieira. Impactos da busca de informações não relevantes na produtividade de profissionais de tecnologia da informação. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
  • WEINER, Sharon A. Institutionalizing Information Literacy. Journal of Academic Librarianship, New York, v. 38, n. 5, p. 287-293, 2012.
  • ZINN, Alexandra César., GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. A construção de um programa de letramento informacional e arte educação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 15, n. 1, p. 171-188, 2017.
NLP0.29
Visto 21 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-08-07] => 120509
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque] => 1329
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2019/08/oai_seer_ufrgs_br_article_87998#00002.pdf] => 120884
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [80] => 2580
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [61] => 1532
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Educação] => 234411
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Psicologia da educação] => 120518
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Atenção] => 120519
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Letramento informacional] => 172256
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Regulação] => 250577
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Aprendizagem] => 266091
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-08-07] => 268007
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2019-25-3] => 120507
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O presente artigo constitui-se em uma revisão de literatura, de natureza exploratória e seletiva, com objetivo de mapear estudos que envolvem o letramento informacional e o processo de atenção, levantar possíveis tópicos de pesquisas e identificar formas de regulação da atenção. Parte-se do pressuposto que a atenção é um processo fundamental na aprendizagem dos conteúdos de letramento informacional, bem como na realização de atividades e das tarefas de pesquisa. Os resultados mostram que manter a atenção é fundamental para as tarefas cognitivas humanas, e consequentemente, o letramento informacional. As pesquisas na área de ciência da informação sobre esse tópico ainda são incipientes e precisam de investimentos. De maneira geral, na literatura, reconhece-se a possibilidade de melhorar o foco por meio da regulação cognitiva ou comportamental.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This article is a literature review of an exploratory and selective nature, which aims to map studies related to information literacy and attention process, to raise possible research topics, and to identify ways to regulate attention. Part of the assumption is that attention is a fundamental process in the learning of information literacy contents, as well as in the development of activities and research tasks. The results show that the maintenance of attention is fundamental to human’s cognitive tasks, and consequently, to Information Literacy. Research in the field of information science is incipient and requires investment. In general, it is possible to improve focus through cognitive or behavioral regulation. ] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [This article is a literature review of an exploratory and selective nature, which aims to map studies related to information literacy and attention process, to raise possible research topics, and to identify ways to regulate attention. Part of the assumption is that attention is a fundamental process in the learning of information literacy contents, as well as in the development of activities and research tasks. The results show that the maintenance of attention is fundamental to human’s cognitive tasks, and consequently, to Information Literacy. Research in the field of information science is incipient and requires investment. In general, it is possible to improve focus through cognitive or behavioral regulation.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/87998] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/87998] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245253.61-80] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; v. 25, n. 3, set./dez. 2019; 61-80] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O processo de atenção e o letramento informacional] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Attention process and information literacy] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/87998/53598] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/87998/51727] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/87998] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/87998/53598] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/87998#00002] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245253.61-80] => 0
                        )

                )

        )

)