Article Brapci-Revistas

Diferenças na produção, no compartilhamento e no (re)uso de dados de pesquisa: a percepção de pesquisadores de química, antropologia e educação

Differences in production, sharing and (re)using research data, from researchers’ perspective of Chemistry, Anthropology, and Education

Discussões sobre as práticas de produção/obtenção, compartilhamento e re(uso) de dados de pesquisa sob o espectro das diferenças disciplinares têm sido relevantes ao processo de comunicação científica, especialmente, à luz da Ciência Aberta. O objetivo deste estudo foi identificar as práticas de produção/obtenção, compartilhamento e (re)uso de dados de pesquisa em Química, Antropologia e Educação. No campo metodológico, é uma pesquisa de natureza descritiva, em que foi adotada a estratégia de investigação qualitativa e o método de levantamento. Os participantes do estudo foram docentes permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Química (três pesquisadores), Antropologia (três pesquisadores) e Educação (quatro pesquisadores) da Universidade de Brasília (UnB). A coleta dos dados procedeu mediante entrevistas semiestruturadas e a utilização do software NVivo (edição Starter) auxiliou os procedimentos de análise dos dados coletados. Os resultados do estudo demonstraram diferenças entre as três disciplinas, em relação aos aspectos que influenciam a produção/obtenção de dados, aos fatores que estimulariam ou inibiriam o compartilhamento de dados e aos fatores que estimulariam ou inibiriam o (re)uso de dados. Entre as conclusões, destaca-se que tais diferenças disciplinares constituem requisitos fundamentais para o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de sistemas de informação que gerenciam dados de pesquisa. @pt


Discussions about the production/achievement practices, sharing and (re)using research data under the spectrum of the disciplinary diferences have been relevant to the scholarly communication process, mainly in the light of Open Science. The study aimed to identify production/achievement practices, sharing and (re)using research data in Chemistry, Anthropology and Education. Methodologically, the research nature is of a descriptive nature, adopting a qualitative investigation strategy and survey method. The participants of this study were different tenured professors from the postgraduate program in Chemistry (three researchers), Anthropology (three researchers) and Education (four researchers) at the University of Brasília (UnB). The data collection proceeded through semi-structured interviews with these researchers and NVivo software (Starter Edition) assisted the data collected analysis procedures. The results obtained in the study demonstrated diferences among the three disciplinary, concerning aspects influencing the data production/achievement, stimulating or inhibiting factors of the data sharing and stimulating or inhibiting factors of the research data (re)use. Among the conclusions, it is emphasized that such disciplinary differences are fundamental requirements for the development or improvement of information systems that manage research data.@en

. Diferenças na produção, no compartilhamento e no (re)uso de dados de pesquisa: a percepção de pesquisadores de química, antropologia e educação differences in production, sharing and (re)using research data, from researchers’ perspective of chemistry, anthropology, and education. Em questão, [????].

References

  • BORGMAN, C. L. Scholarship in the digital age: information, infrastructure, and the Internet. Cambridge: MIT Press, 2007.
  • BORGMAN, C. L. Big data, little data, no data: scholarship in the networked world. Cambridge: MIT Press, 2015.
  • BORGMAN, C. L. The conundrum of sharing research data. Journal of the American Society for Information Science and Technology, Maryland, v. 63, n. 6, p. 1059-1078, jun. 2012.
  • CAPES. Plataforma Sucupira. Brasília. 2017.
  • CARVALHO, É. R. S. de. Diferenças na produção, compartilhamento e (re)uso de dados: a percepção de pesquisadores da química, antropologia e educação. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
  • CETINA, K. K. Epistemic cultures: how the sciences make knowledge. Cambridge: Harvard University Press, 1999.
  • CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
  • DATAONE. Data management guide for public participation in scientific research. [S.l.]: DATAONE, 2013.
  • FEDERER, L. Research data management in the age of big data: roles and opportunities for librarians. Information Services and Use, [s.l.], v. 36, n. 1-2, p. 35-43, 2016.
  • FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2009.
  • FRIESIKE, S.., FECHER, B. Open Science: one term, five schools of thought. In: BARTLING, S.., FRIESIKE, S. (ed.). Opening Science: the evolving guide on how the Internet is changing research, collaboration and scholarly publishing. London: Springer Open, 2014.
  • GALLIANO, A. G. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra, 1986.
  • HUNT, James R.., BALDOCCHI, D. D.., VAN INGEN, C. Redefinição da Ciência Ecológica com o uso de dados. In: HEY, T.., TANSLEY, S.., TOLLE, K. (org.). O quarto paradigma: descobertas científicas na era da e-Science. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
  • INTER-UNIVERSITY CONSORTIUM FOR POLITICAL AND SOCIAL RESEARCH (ICPRS). Guide to social Science data preparation and archiving. Michigan: Institute for Social Research University, 2012.
  • KIM, Y.., ZHANG, P. Understanding data sharing behaviors of STEM researchers: the roles of attitudes, norms, and data repositories. Library and Information Science Research, New York, v. 37, n. 3, p. 189-200, 2015.
  • KIRUB, A. Agricultural research data management: principles, policy and practice. Ethiopian: Ethiopian Institute of Agricultural Research, [s.l.] 2016.
  • KOLB, D. A. Learning styles and disciplinary diferences. In: CHICKERING, A. W. (org.). The modern american college: responding to the new realities of diverse students and a changing Society. Califórnia: Jossey-Bass, 1981.
  • MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
  • MUELLER, S. P. M. A publicação da ciência: áreas científicas e seus canais preferenciais. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, fev. 2005.
  • PARK, H.., WOLFRAM, D. An examination of research data sharing and reuse: implications for data citation practice. Scientometrics, Hoboken, v. 111, n. 1, p. 443–461, 2017.
  • PIWOWAR, H. A. et al. Towards a data sharing culture: recommendations for leadership from Academic Health Centers. PLOS Medicine, Bethesda, v. 5, n. 9, p. 1315-1319, set. 2008.
  • SAYÃO, L. F.., SALES, L. F. Dados abertos de pesquisa: ampliando o conceito de acesso livre. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação and Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 76-92, jun. 2014.
  • SAYÃO, L. F.., SALES, L. F. Guia de gestão de dados de pesquisa para bibliotecários e pesquisadores. Rio de Janeiro: CNEN/IEN, 2015.
  • SIDLER, M. Open Science and the three cultures: expanding Open Science Domains of Knowledge Creation. In: BARTLING, S.., FRIESIKE, S. (ed.). Opening Science: the evolving guide on how the Internet is changing research, collaboration and scholarly publishing. Heidelberg: Springer Open, 2014.
  • UNITED STATES GEOLOGICAL SURVEY (USGS). The United States Geological Survey Science data lifecycle model. Virginia: Geological Survey, 2013.
  • UNIVERSIDADE DE MELBOURNE. Management of research data and records policy. Melbourne: University of Melbourne, 2013.
  • UNIVERSIDADE DO MINHO. SERVIÇOS DE DOCUMENTAÇÃO (SDUM). Análise dos resultados do inquérito sobre dados científicos produzidos na Universidade do Minho. Braga: Universidade do Minho, 2014.
  • YOON, A.., KIM, Y. Social scientists´ data reuse behaviors: exploring the roles of attitudinal beliefs, attitudes, norms, and data repositories. Library and Information Science Research, [s.l.], v. 39, n. 3, p. 224-233, 2017.
NLP0.29
Visto 17 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-08-07] => 120509
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Érika rayanne silva de carvalho] => 120515
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Fernando Cesar de Lima Leite] => 6715
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Fernando César Lima Leite] => 2814
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2019/08/oai_seer_ufrgs_br_article_89449#00002.pdf] => 120886
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [347] => 11816
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [321] => 2016
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciëncia social aplicada] => 2102
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Comunicação científica] => 298903
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Ciência aberta] => 199161
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Dados de pesquisa] => 268438
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Diferença disciplinar] => 34714
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Gestão de dados de pesquisa] => 266737
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Diferenças disciplinares] => 280003
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-08-07] => 268007
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2019-25-3] => 120507
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Discussões sobre as práticas de produção/obtenção, compartilhamento e re(uso) de dados de pesquisa sob o espectro das diferenças disciplinares têm sido relevantes ao processo de comunicação científica, especialmente, à luz da Ciência Aberta. O objetivo deste estudo foi identificar as práticas de produção/obtenção, compartilhamento e (re)uso de dados de pesquisa em Química, Antropologia e Educação. No campo metodológico, é uma pesquisa de natureza descritiva, em que foi adotada a estratégia de investigação qualitativa e o método de levantamento. Os participantes do estudo foram docentes permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Química (três pesquisadores), Antropologia (três pesquisadores) e Educação (quatro pesquisadores) da Universidade de Brasília (UnB). A coleta dos dados procedeu mediante entrevistas semiestruturadas e a utilização do software NVivo (edição Starter) auxiliou os procedimentos de análise dos dados coletados. Os resultados do estudo demonstraram diferenças entre as três disciplinas, em relação aos aspectos que influenciam a produção/obtenção de dados, aos fatores que estimulariam ou inibiriam o compartilhamento de dados e aos fatores que estimulariam ou inibiriam o (re)uso de dados. Entre as conclusões, destaca-se que tais diferenças disciplinares constituem requisitos fundamentais para o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de sistemas de informação que gerenciam dados de pesquisa. ] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Discussões sobre as práticas de produção/obtenção, compartilhamento e re(uso) de dados de pesquisa sob o espectro das diferenças disciplinares têm sido relevantes ao processo de comunicação científica, especialmente, à luz da Ciência Aberta. O objetivo deste estudo foi identificar as práticas de produção/obtenção, compartilhamento e (re)uso de dados de pesquisa em Química, Antropologia e Educação. No campo metodológico, é uma pesquisa de natureza descritiva, em que foi adotada a estratégia de investigação qualitativa e o método de levantamento. Os participantes do estudo foram docentes permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Química (três pesquisadores), Antropologia (três pesquisadores) e Educação (quatro pesquisadores) da Universidade de Brasília (UnB). A coleta dos dados procedeu mediante entrevistas semiestruturadas e a utilização do software NVivo (edição Starter) auxiliou os procedimentos de análise dos dados coletados. Os resultados do estudo demonstraram diferenças entre as três disciplinas, em relação aos aspectos que influenciam a produção/obtenção de dados, aos fatores que estimulariam ou inibiriam o compartilhamento de dados e aos fatores que estimulariam ou inibiriam o (re)uso de dados. Entre as conclusões, destaca-se que tais diferenças disciplinares constituem requisitos fundamentais para o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de sistemas de informação que gerenciam dados de pesquisa.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Discussions about the production/achievement practices, sharing and (re)using research data under the spectrum of the disciplinary diferences have been relevant to the scholarly communication process, mainly in the light of Open Science. The study aimed to identify production/achievement practices, sharing and (re)using research data in Chemistry, Anthropology and Education. Methodologically, the research nature is of a descriptive nature, adopting a qualitative investigation strategy and survey method. The participants of this study were different tenured professors from the postgraduate program in Chemistry (three researchers), Anthropology (three researchers) and Education (four researchers) at the University of Brasília (UnB). The data collection proceeded through semi-structured interviews with these researchers and NVivo software (Starter Edition) assisted the data collected analysis procedures. The results obtained in the study demonstrated diferences among the three disciplinary, concerning aspects influencing the data production/achievement, stimulating or inhibiting factors of the data sharing and stimulating or inhibiting factors of the research data (re)use. Among the conclusions, it is emphasized that such disciplinary differences are fundamental requirements for the development or improvement of information systems that manage research data.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/89449] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/89449] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245253.321-347] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; v. 25, n. 3, set./dez. 2019; 321-347] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Diferenças na produção, no compartilhamento e no (re)uso de dados de pesquisa: a percepção de pesquisadores de química, antropologia e educação] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Differences in production, sharing and (re)using research data, from researchers’ perspective of Chemistry, Anthropology, and Education] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Differences in production, sharing and (re)using research data, from researchers’ perspective of Chemistry, Anthropology, and Education] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/89449/53591] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/89449/48771] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/89449/48772] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/89449/48773] => 0
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/89449/48774] => 0
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/89449/48775] => 0
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/89449/48776] => 0
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/89449/48777] => 0
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/89449/48778] => 0
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/89449/48779] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/89449] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/89449/53591] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/89449#00002] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245253.321-347] => 0
                        )

                )

        )

)