Article Brapci-Revistas

A biblioteca escolar sob o olhar da comunidade

A biblioteca escolar é vista como um ambiente fundamental na formação educacional básica dos estudantes. Sem profissionais qualificados para gerenciar esse espaço não é possível cumprir satisfatoriamente o seu papel de apoio sociocultural, recreativo, educativo e didático-pedagógico. Pretende-se com esta pesquisa mostrar a visão dos alunos do Ensino Fundamental II e o posicionamento dos professores e da gestora a respeito da necessidade de implantação de uma biblioteca na Escola Estadual de Ensino Fundamental Henrique Dias, situada na cidade de João Pessoa, bem como sua gestão por um bibliotecário. Para o desenvolvimento desse trabalho, realizou-se primeiramente um levantamento bibliográfico sobre o tema estudado e em seguida partiu-se para a pesquisa de campo, onde foram aplicados questionários a 35 (trinta e cinco) alunos do 6º ao 9º ano, a cinco professores e a uma gestora. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e de nível descritivo. Conclui-se que sob a ótica da comunidade estudada, na referida escola é necessária a implantação de uma biblioteca bem estruturada e gerenciada por profissionais qualificados para esse fim, pois só dessa forma o processo de ensino-aprendizagem irá ocorrer de forma satisfatória e com qualidade.@pt


. ::none::, [????].
NLP0.29
Visto 8 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2016-12-27] => 35260
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ismael Soares Pereira] => 2728
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/120087/2019/08/oai_periodicos_ufrn_br_article_9530#00082.pdf] => 120979
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [56] => 1501
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [35] => 1731
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 232760
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Dependência pedagógica] => 120255
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Bibliotecário] => 235088
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Estudo de usuários] => 192226
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Dependências pedagógicas] => 273846
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Bibliotecários] => 249972
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 247552
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2016-12-27] => 273831
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Bibliocanto] => 120087
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00082-2016-2 N. 1-1] => 120225
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:82:2016-2-1] => 231933
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A biblioteca escolar é vista como um ambiente fundamental na formação educacional básica dos estudantes. Sem profissionais qualificados para gerenciar esse espaço não é possível cumprir satisfatoriamente o seu papel de apoio sociocultural, recreativo, educativo e didático-pedagógico. Pretende-se com esta pesquisa mostrar a visão dos alunos do Ensino Fundamental II e o posicionamento dos professores e da gestora a respeito da necessidade de implantação de uma biblioteca na Escola Estadual de Ensino Fundamental Henrique Dias, situada na cidade de João Pessoa, bem como sua gestão por um bibliotecário. Para o desenvolvimento desse trabalho, realizou-se primeiramente um levantamento bibliográfico sobre o tema estudado e em seguida partiu-se para a pesquisa de campo, onde foram aplicados questionários a 35 (trinta e cinco) alunos do 6º ao 9º ano, a cinco professores e a uma gestora. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e de nível descritivo. Conclui-se que sob a ótica da comunidade estudada, na referida escola é necessária a implantação de uma biblioteca bem estruturada e gerenciada por profissionais qualificados para esse fim, pois só dessa forma o processo de ensino-aprendizagem irá ocorrer de forma satisfatória e com qualidade.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufrn.br:article/9530] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/9530] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [BiblioCanto; v. 2 n. 1 (2016); 35-56] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2447-7842] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A biblioteca escolar sob o olhar da comunidade] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/9530/7851] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/9530] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/9530/7851] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufrn.br:article/9530#00082] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.21680/2447-7842.2016v2n1ID9530] => 0
                        )

                )

        )

)