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Aborda o uso de recursos acessíveis em unidades de informação e discorre acerca da acessibilidade em bibliotecas. Evidenciam conceitos e práticas da acessibilidade, tal como expõe aspectos no Brasil. Especifica o uso da tecnologia assistiva como um recurso pertinente em unidades de informação, que possibilita autonomia da pessoa com deficiência. Discorre quanto aos profissionais bibliotecários acessíveis e a possibilitar a esses usuários acesso à informação em qualquer suporte e à inclusão no meio da sociedade da informação. Nesse intuito, o objetivo geral desta pesquisa é dissertar uma breve consideração teórica pertinente, para embasar as reflexões sobre a imprescindível busca da acessibilidade e da inclusão à tecnologia assistiva por parte de bibliotecários, bem como da possível adequação de bibliotecas para melhor servir às necessidades informacionais e educacionais de todos os seus usuários. Visto que os objetivos específicos deste estudo é discutir a questão da acessibilidade, especificamente no Brasil e sua legislação, e também expor resultados de referência para bibliotecas em busca da acessibilidade, além de contribuir com uma reflexão sobre o tema para profissionais da informação, bem como para todos os interessados e sensíveis em busca da acessibilidade. Portanto, para dar seguimento e embasamento desta pesquisa, o procedimento metodológico envolve um referencial teórico com pesquisas, através de livros, periódicos, artigos científicos e endereços eletrônicos pertinentes ao assunto. Pode-se concluir que o investimento na aplicabilidade de políticas públicas sobre acessibilidade ainda é inadequado e inacessível. Compreende-se que os bibliotecários devem estar sempre à frente dessa temática, e é possível identificar que aos poucos a acessibilidade em bibliotecas está se desenvolvendo. Diante dessas reflexões, este estudo intenciona a expansão desta pesquisa, em uma abordagem de campo e de novas investigações complementares. @pt
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