Article Brapci-Revistas

Mídias sociais e comunicação científica: análise altmétrica em artigos de periódicos da ciência da informação

Social media and scientific communication: an altmetric analysis of information science journals

Este estudo discorre brevemente sobre as mídias sociais e a comunicação científica, situando o emergente campo da altmetria para análise dessa relação. Apresentam-se aqui os resultados de uma pesquisa exploratória que teve por objetivo a análise de métricas alternativas para 125 artigos de periódicos da Ciência da Informação Qualis A. No uso da ferramenta altmetric.com, 36% dos artigos retornaram dados altmétricos. Dentre as revistas, dá-se destaque para a Ciência da Informação, com 21 artigos e 297 dados altmétricos. Quanto às mídias, 92,43% dos dados vieram do Mendeley, contra 7,57% do Twitter, e nenhum registro do Facebook. Considera-se que a falta de padronização das revistas pode ser um dos fatores do reduzido quantitativo de artigos encontrado, e que parametrizações de Application Programming Interface – APIs de mídias como Facebook e Twitter – podem ser o caminho para contornar esse baixo desempenho. Os dados altmétricos indicam a atenção que os artigos recebem logo após a publicação e podem ser indícios de citações futuras.@pt


This study elaborates on the relationship between social media and communication science, setting the emerging field of altmetris for the analysis of this relationship. The study presents the results of a research project that aimed to analyse alternative metrics to 125 articles of Brazilian Information Science journals. Through Altmetric.com, 45 of the 125 items returned altmetrics data. The journal Ciência da Informação obtained better results than the others, with 21 articles and 297 altmetrics data. In regards to social media, around 92,43% of the data collected was taken from Mendeley’s library, while 7,57% of the mentions were from Twitter, and no data was recovered from Facebook. We consider that the lack of standardization for magazines can be a factor in the reduced quantity of articles found, and the parameterization of Application Programming Interface of social media such as Facebook and Twitter can be the answer to overcome this low number for the recovered data. The altmetric data indicates the attention that the articles receive on socialweb shortly after their publication and may be a suggestion of future citations.@en

. Mídias sociais e comunicação científica: análise altmétrica em artigos de periódicos da ciência da informação social media and scientific communication: an altmetric analysis of information science journals. Em questão, [????].

References

  • ALTMETRIC. How is the Altmetric score calculated? 2014. Disponível em: . Acesso em: 06 jan. 2014.
  • AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE (AAAS). Communicating Science Online. 2013. Disponível em: . Acesso em: 06 jan. 2014.
  • BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
  • BJÖRNEBORN, L.., INGWERSEN, P. Towards a basic framework of webometrics. Journal of American Society for Information Science and Technology, New York, v.55, n. 14, p. 1216-1227, 2014. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2013.
  • BRAGA, G. M. Informação, Ciência, Política Científica: o pensamento de Derek de Solla Price. Ciência da Informação, Brasília, v. 3, n. 2, p. 155-177, 1974. Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2012.
  • GOUVEIA, F. C.., LANG, P. Da webometria à altmetria: uma jornada por uma ciência emergente. In: ALBAGLI, S (Org.). Fronteiras da Ciência da Informação. Brasília: IBICT, 2013.
  • LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade a fora. São Paulo: UNESP, 2000.
  • MIGUEL, S.., HERRERO-SOLANA, V. Visibilidad de las revistas latinoamericanas de bibliotecología y ciencia de la información a través de Google Scholar. Ciencia da Informação, Brasília, v. 39 n. 2, p. 54-67, maio/ago., 2010. Disponivel em: . Acesso em: 01 jan. 2015.
  • MOHAMMADI, E.., THELWAL, M.., KOUSHA, K. Can Mendeley bookmarks reflect readership? a survey of user motivations. Journal of the Association for Information Science and Technology, New York, v.66, n.1, jan. 2015. Disponível em: . Acesso em: 01 jan. 2015.
  • MOSTAFA, S. P. Citações epistemológicas no campo da educomunicação. Comunicação and Educação, São Paulo, v. 8, n. 24, p. 15-28, maio/ago. 2002. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2013.
  • PRIEM, J. et al. Altmetrics: manifesto de 26 outubro de 2010. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2013.
  • PRIEM, J. [Post pessoal]. 2010. Disponivel em: . Acesso em: 31 jul 2013.
  • PRIEM, J.., HEMMINGER, B. M. Scientometrics 2.0: Toward New Metrics of Scholar-ly Impact on the Social Web. First Monday, Bridgman, v.15, n. 7-5, 2010. . Acesso em: 07 abr. 2012.
  • PRIEM, J.., PIWOWAR, H. A.., HEMMINGER, B. M. Altmetrics in the wild: using social media to explore scholarly impact. ArXiv, p. 1-17, v. 20, mar., 2012. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2013.
  • SOUZA, I. V. P.., ALMEIDA, C. H. M. Introdução à altmetria: métricas alternativas da conunicação científica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANCIB, 2013. Disponível em:
  • /289>. Acesso em: 22 jan. 2014.
  • THELWALL M. et al. Do altmetrics work? Twitter and ten other social web services. PLoS ONE, San Francisco, v. 8, n. 5, 2013. Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2014.
  • TORRES, D.., CABEZAS, A.., JIMÉNEZ, E. Altmetrics: nuevos indicadores para la comunicación científica en la Web 2.0. Comunicar, Huelva, v. 41, 2013. Disponível . Acesso em: 30 nov. 2013.
  • URBIZAGÁSTEGUI, R. A Bibliometria no Brasil. Ciencia da Informação, Brasília, v. 13, n. 2, p. 91-105, jul./dez. 1984. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
  • VANTI, N. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, maio/ago., 2002. Disponível em: . Acesso em: 16 jan. 2009.
  • VANZ, S. A. S. A Bibliometria no Brasil: análise temática das publicações do periódico Ciência da Informação (1972-2002). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ANCIB, 2003. 1 CD-ROM. VANZ, S. A. S.., CAREGNATO, S. E. Estudos de citação: uma ferramenta para entender a comunicação científica. Em Questão, Porto Alegre, v. 9 , n . 2, p . 295- 307, jul. /dez., 2003. Disponível em: . Acesso em: 13 out.
  • VIEIRA, D. V.., BAPTISTA, S. G.., CUEVAS CERVERO, A. Adoção da Web 2.0 em bibliotecas de universidades públicas espanholas: perspectivas de interação do bibliotecário com as redes sociais: relato de pesquisa. Perspectivas em Ciência da Informação, v.18, n.2, p.167-181, abr./jun. 2013. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2013.
NLP0.29
Visto 33 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2015-05-08] => 8760
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ronaldo Ferreira de Araújo] => 8108
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2018/09/oai_seer_ufrgs_br_article_47918#00002.pdf] => 47485
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [_repository/47/2020/12/oai_seer_ufrgs_br_article_47918#00002.pdf] => 150244
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [109] => 188
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [96] => 1475
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Mídia social] => 215352
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Comunicação científica] => 298903
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Altmetria] => 227687
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Altmetrics] => 186806
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Mídias sociais] => 264838
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Altmetria] => 267629
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Social media] => 246470
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Scientific communication] => 263084
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Altmetrics] => 232842
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Altmetrics] => 267628
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2015-05-08] => 252969
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2015-21-1] => 8758
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este estudo discorre brevemente sobre as mídias sociais e a comunicação científica, situando o emergente campo da altmetria para análise dessa relação. Apresentam-se aqui os resultados de uma pesquisa exploratória que teve por objetivo a análise de métricas alternativas para 125 artigos de periódicos da Ciência da Informação Qualis A. No uso da ferramenta altmetric.com, 36% dos artigos retornaram dados altmétricos. Dentre as revistas, dá-se destaque para a Ciência da Informação, com 21 artigos e 297 dados altmétricos. Quanto às mídias, 92,43% dos dados vieram do Mendeley, contra 7,57% do Twitter, e nenhum registro do Facebook. Considera-se que a falta de padronização das revistas pode ser um dos fatores do reduzido quantitativo de artigos encontrado, e que parametrizações de Application Programming Interface – APIs de mídias como Facebook e Twitter – podem ser o caminho para contornar esse baixo desempenho. Os dados altmétricos indicam a atenção que os artigos recebem logo após a publicação e podem ser indícios de citações futuras.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This study elaborates on the relationship between social media and communication science, setting the emerging field of altmetris for the analysis of this relationship. The study presents the results of a research project that aimed to analyse alternative metrics to 125 articles of Brazilian Information Science journals. Through Altmetric.com, 45 of the 125 items returned altmetrics data. The journal Ciência da Informação obtained better results than the others, with 21 articles and 297 altmetrics data. In regards to social media, around 92,43% of the data collected was taken from Mendeley’s library, while 7,57% of the mentions were from Twitter, and no data was recovered from Facebook. We consider that the lack of standardization for magazines can be a factor in the reduced quantity of articles found, and the parameterization of Application Programming Interface of social media such as Facebook and Twitter can be the answer to overcome this low number for the recovered data. The altmetric data indicates the attention that the articles receive on socialweb shortly after their publication and may be a suggestion of future citations.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/47918] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/47918] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245211.96-109] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/47918] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; v.21, n.1, jan./abr. 2015; 96-109] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Mídias sociais e comunicação científica: análise altmétrica em artigos de periódicos da ciência da informação] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Social media and scientific communication: an altmetric analysis of information science journals] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/47918/33745] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/47918/33746] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/47918/24650] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/47918/33745] => 0
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/47918/33746] => 0
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/47918/24650] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/47918] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/47918/33745] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/47918#00002] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245211.96-109] => 0
                        )

                )

        )

)