Article Brapci-Revistas

Competência em informação baseada em inteligência

Intelligence-based information competence

A pesquisa correlaciona habilidades cognitivas que compõem as Inteligências Múltiplas com habilidades informacionais do modelo de Competência em Informação, de modo a contribuir para o desenvolvimento de subsídios para o aprimoramento das competências na utilização da informação no âmbito da saúde. A pesquisa seguiu um delineamento descritivo e qualitativo utilizando como métodos de coleta de dados a revisão bibliográfica convencional aliada à abordagem metodológica de revisão sistemática da literatura. Foram identificadas cento e noventa e cinco características, habilidades e/ou competências essenciais específicas das oito Inteligências Múltiplas e estabelecidas as potenciais correlações com o modelo de Competência em Informação, assim como se evidenciaram as lacunas existentes entre ambas as competências. Para fins de delimitação deste trabalho, optou-se por explorar a Inteligência Linguística ? uma das oito que compõem as Inteligências Múltiplas. Pôde-se inferir que a correlação observada entre as habilidades cognitivas que compõem e caracterizam as Inteligências Múltiplas e a Competência em Informação é evidente, de maneira geral, em verbos de ação, os quais caracterizam também o conceito nuclear de cada inteligência ou competência. Assim, pode-se dizer que estes verbos de ação são igualmente importantes para direcionar os processos e conteúdos dos programas de capacitação informacional de usuários leigos, proporcionando o estímulo para ambas as competências ? cognitivas e em informação ? e contribuindo potencialmente para o aprendizado ao longo da vida. Como resultados obtidos da revisão sistemática da literatura, foram analisadas trinta e nove publicações, sendo considerados sete artigos pertinentes, com especial destaque às pesquisas empíricas relatadas nestes trabalhos. Pode-se concluir que o estímulo às inteligências favorece o desenvolvimento da Competência em Informação, bem como o estímulo à Competência em Informação favorece o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas, evidenciando, mais uma vez, a relação de reciprocidade entre ambas as competências.@pt


This piece of research correlates cognitive skills that compose Multiple Intelligences with informational skills of the Information Literacy model in order to contribute to the development of subsidies for the improvement of competences in the information use in health studies. The research followed a descriptive and qualitative approach by using the systematic bibliographic review and the literature review as methods of data collection. A total of one hundred and ninety-five characteristics, skills and/or specific core competencies of the eight Multiple Intelligences were identified and the potential correlations with the Information Literacy model were established, as well as the gaps existent between the competences were highlighted. In order to delimit this study, the Linguistic Intelligence – one of the eight Multiple Intelligences – was exploited. It was possible to assume that the noticed correlation between the cognitive skills which compose and characterize the theory of Multiple Intelligences and the Information Literacy is evident, in general, in action verbs, also characterizing the core concept of each intelligence or competence. Therefore, it is possible to state that these action verbs are equally important to define the informational training programs’ processes and contents for lay users, providing the stimulus for both competencies – cognitive and information – and potentially contributing to learning for the whole life. As results of the literature review, thirty-nine publications were analyzed, of which seven articles were relevant with special emphasis on the mentioned empirical pieces of research. It was possible to conclude that the intelligences’ stimulating process is positive to the Information Literacy development, as well as the Information Literacy encouragement contributes to the Multiple Intelligences development, showing again the reciprocal relationship between both competencies.@en

. ::none::, [????].
NLP0.29
Visto 13 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2014-01-01] => 8220
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2014-01-02] => 151617
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Iara Rodrigues de Amorim] => 26501
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Jorge Calmon de Almeida Biolchini] => 5222
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Raphael Rajão Ribeiro] => 41198
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Michelle Márcia Cobra Torre] => 41199
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/257/2019/09/oai_brapci_inf_br_article_16081#00015.htm] => 121596
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo científico] => 435
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Dossiê] => 293
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Competência em informação] => 264669
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Inteligência] => 184609
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Teoria das inteligências múltiplas] => 184610
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Promoção da saúde] => 246202
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Alfabetização em saúde] => 184612
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Ação educativa] => 41195
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Visita monitorada para público escolar] => 41196
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Educação patrimonial] => 176735
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Ensino de história] => 15649
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Ação educativa em arquivos] => 286605
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information literacy] => 221991
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Intelligence] => 184605
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Theory of multiple intelligences] => 282641
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Health promotion] => 246198
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Health literacy] => 184608
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2014-01-02] => 282634
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2012-10-22] => 278316
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação] => 257
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Acervo - Revista do Arquivo Nacional] => 780
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00015-2014-7-1] => 119478
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00062-[????]-25 NO 1 JAN-JUN: DIFUSAO CULTURAL EM ARQUIVOS-1] => 107776
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A pesquisa correlaciona habilidades cognitivas que compõem as Inteligências Múltiplas com habilidades informacionais do modelo de Competência em Informação, de modo a contribuir para o desenvolvimento de subsídios para o aprimoramento das competências na utilização da informação no âmbito da saúde. A pesquisa seguiu um delineamento descritivo e qualitativo utilizando como métodos de coleta de dados a revisão bibliográfica convencional aliada à abordagem metodológica de revisão sistemática da literatura. Foram identificadas cento e noventa e cinco características, habilidades e/ou competências essenciais específicas das oito Inteligências Múltiplas e estabelecidas as potenciais correlações com o modelo de Competência em Informação, assim como se evidenciaram as lacunas existentes entre ambas as competências. Para fins de delimitação deste trabalho, optou-se por explorar a Inteligência Linguística ? uma das oito que compõem as Inteligências Múltiplas. Pôde-se inferir que a correlação observada entre as habilidades cognitivas que compõem e caracterizam as Inteligências Múltiplas e a Competência em Informação é evidente, de maneira geral, em verbos de ação, os quais caracterizam também o conceito nuclear de cada inteligência ou competência. Assim, pode-se dizer que estes verbos de ação são igualmente importantes para direcionar os processos e conteúdos dos programas de capacitação informacional de usuários leigos, proporcionando o estímulo para ambas as competências ? cognitivas e em informação ? e contribuindo potencialmente para o aprendizado ao longo da vida. Como resultados obtidos da revisão sistemática da literatura, foram analisadas trinta e nove publicações, sendo considerados sete artigos pertinentes, com especial destaque às pesquisas empíricas relatadas nestes trabalhos. Pode-se concluir que o estímulo às inteligências favorece o desenvolvimento da Competência em Informação, bem como o estímulo à Competência em Informação favorece o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas, evidenciando, mais uma vez, a relação de reciprocidade entre ambas as competências.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [A pesquisa correlaciona habilidades cognitivas que compõem as Inteligências Múltiplas com habilidades informacionais do modelo de Competência em Informação, de modo a contribuir para o desenvolvimento de subsídios para o aprimoramento das competências na utilização da informação no âmbito da saúde. A pesquisa seguiu um delineamento descritivo e qualitativo utilizando como métodos de coleta de dados a revisão bibliográfica convencional aliada à abordagem metodológica de revisão sistemática da literatura. Foram identificadas cento e noventa e cinco características, habilidades e/ou competências essenciais específicas das oito Inteligências Múltiplas e estabelecidas as potenciais correlações com o modelo de Competência em Informação, assim como se evidenciaram as lacunas existentes entre ambas as competências. Para fins de delimitação deste trabalho, optou-se por explorar a Inteligência Linguística – uma das oito que compõem as Inteligências Múltiplas. Pôde-se inferir que a correlação observada entre as habilidades cognitivas que compõem e caracterizam as Inteligências Múltiplas e a Competência em Informação é evidente, de maneira geral, em verbos de ação, os quais caracterizam também o conceito nuclear de cada inteligência ou competência. Assim, pode-se dizer que estes verbos de ação são igualmente importantes para direcionar os processos e conteúdos dos programas de capacitação informacional de usuários leigos, proporcionando o estímulo para ambas as competências – cognitivas e em informação – e contribuindo potencialmente para o aprendizado ao longo da vida. Como resultados obtidos da revisão sistemática da literatura, foram analisadas trinta e nove publicações, sendo considerados sete artigos pertinentes, com especial destaque às pesquisas empíricas relatadas nestes trabalhos. Pode-se concluir que o estímulo às inteligências favorece o desenvolvimento da Competência em Informação, bem como o estímulo à Competência em Informação favorece o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas, evidenciando, mais uma vez, a relação de reciprocidade entre ambas as competências.] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [O artigo analisa um conjunto de ações educativas desenvolvidas no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, visando compreender o seu desenvolvimento teórico-metodológico, que se fez em diálogo com a produção dos campos de ensino de história e educação patrimonial. Ele é também um esforço de compreensão das contribuições desses dois campos de referência para a ação educativa em arquivos.Palavras-chave: ação educativa em arquivos; visita monitorada; educação patrimonial; ensino de história. AbstractThe article analyses a set of educative actions developed in the Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. Its aim is to understand the theoretical and methodological develop ment of those actions, which was done in an open dialogue with the production in the history and heritage education fields. It is also an effort to perceive the contributions of those fields as references to the educational action in archives.Keywords: educative action in archives; guided visit; heritage education; teaching of history.  ResumenEl artículo analiza un conjunto de acciones educativas desarrolladas en el Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, con vistas a comprender su desarrollo teórico y metodo lógico, llevado a cabo a través de un franco diálogo con la producción en los ámbitos de la enseñanza de historia y educación patrimonial. El también pone de manifiesto un esfuerzo de comprensión de las aportaciones de esos dos ámbitos de referencia para la acción educativa en archivos.Palabras clave: acción educativa en archivos; visita monitoreada; educación patrimonial; enseñanza de historia.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This piece of research correlates cognitive skills that compose Multiple Intelligences with informational skills of the Information Literacy model in order to contribute to the development of subsidies for the improvement of competences in the information use in health studies. The research followed a descriptive and qualitative approach by using the systematic bibliographic review and the literature review as methods of data collection. A total of one hundred and ninety-five characteristics, skills and/or specific core competencies of the eight Multiple Intelligences were identified and the potential correlations with the Information Literacy model were established, as well as the gaps existent between the competences were highlighted. In order to delimit this study, the Linguistic Intelligence – one of the eight Multiple Intelligences – was exploited. It was possible to assume that the noticed correlation between the cognitive skills which compose and characterize the theory of Multiple Intelligences and the Information Literacy is evident, in general, in action verbs, also characterizing the core concept of each intelligence or competence. Therefore, it is possible to state that these action verbs are equally important to define the informational training programs’ processes and contents for lay users, providing the stimulus for both competencies – cognitive and information – and potentially contributing to learning for the whole life. As results of the literature review, thirty-nine publications were analyzed, of which seven articles were relevant with special emphasis on the mentioned empirical pieces of research. It was possible to conclude that the intelligences’ stimulating process is positive to the Information Literacy development, as well as the Information Literacy encouragement contributes to the Multiple Intelligences development, showing again the reciprocal relationship between both competencies.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [This piece of research correlates cognitive skills that compose Multiple Intelligences with informational skills of the Information Literacy model in order to contribute to the development of subsidies for the improvement of competences in the information use in health studies. The research followed a descriptive and qualitative approach by using the systematic bibliographic review and the literature review as methods of data collection. A total of one hundred and ninety-five characteristics, skills and/or specific core competencies of the eight Multiple Intelligences were identified and the potential correlations with the Information Literacy model were established, as well as the gaps existent between the competences were highlighted. In order to delimit this study, the Linguistic Intelligence – one of the eight Multiple Intelligences – was exploited. It was possible to assume that the noticed correlation between the cognitive skills which compose and characterize the theory of Multiple Intelligences and the Information Literacy is evident, in general, in action verbs, also characterizing the core concept of each intelligence or competence. Therefore, it is possible to state that these action verbs are equally important to define the informational training programs’ processes and contents for lay users, providing the stimulus for both competencies – cognitive and information – and potentially contributing to learning for the whole life. As results of the literature review, thirty-nine publications were analyzed, of which seven articles were relevant with special emphasis on the mentioned empirical pieces of research. It was possible to conclude that the intelligences’ stimulating process is positive to the Information Literacy development, as well as the Information Literacy encouragement contributes to the Multiple Intelligences development, showing again the reciprocal relationship between both competencies.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:brapci.inf.br:article/16081] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/338] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000016081] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/338] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 7, n. 1, 2014.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação; v. 7 n. 1 (2014)] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [1983-5116] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Competência em informação baseada em inteligência] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Diálogos com a educação patrimonial e o ensino de história em instituições arquivísticas: ações educativas no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Intelligence-based information competence] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [OAI:oai:ojs.ancib.tap-01.ibict.br:article/136] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [URL:http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/136] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/338/338] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/338] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/338/338] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/338] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/338/338] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:brapci.inf.br:article/16081#00015] => 0
                        )

                )

        )

)