Article Brapci-Revistas

Análise eyetracking do uso da fotografia na divulgação científica

Eyetracking analysis of the use of photography in scientific dissemination

Este trabalho tem como objetivo verificar o uso de imagens técnicas para a compreensão de textos com conteúdo científico na divulgação da ciência. Parte-se da hipótese de que, associado à fotografia, o texto científico tem maior possibilidade de despertar o interesse do leitor e facilitar o entendimento da informação. Apoia-se na teoria de Flusser, que defende que as imagens como a fotografia fornecem pensamentos menos abstratos do que os textos; nas pesquisas de Samain, que classificam a fotografia como valioso meio de comunicação; e os esforços de outros estudiosos como Correia, Gruszynski e Castedo, Machado e Mora – que acreditam que a fala e a escrita não mais precisam ser as únicas formas de comunicação científica. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, com design experimental-laboratorial e adota abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Ao serem apresentados a diferentes estruturas de texto científico (texto com fotografia, somente texto e somente fotografia), os resultados mostram diferentes padrões de leitura, grau de atenção e compreensão do texto científico. O texto com imagem foi melhor compreendido e considerado de fácil leitura, seguido do texto sem imagem. O material menos compreendido foi aquele que apresentou somente a imagem. Os participantes que receberam textos consideraram que a fotografia auxilia na leitura e apreensão do conteúdo. O grupo que recebeu só imagem sentiu falta do texto. Considera-se que a hipótese da pesquisa foi confirmada.@pt


This paper investigates photography as an enabling tool in the process of understanding scientific knowledge by the general public. Our hypothesis is that scientific texts, associated with photography, have major possibility to spark the interest of general public and facilitate the understanding of the information. It is based on Flusser´s theory that images such as photography provide less abstract thoughts than texts; in Samain´s  papers that classify photography as a valuable way to communicate; and other scholars theories such as Correia, Gruszynski and Castedo, Machado and Mora – who believe that speech and writing no longer need to be the only forms of scientific communication. The research is characterized as exploratory, with experimental – laboratory design and it adopts qualitative and quantitative approaches. The results show different patterns of reading, degree of attention and understanding of the scientific text, when subjects are presented to different text structures. The results show different patterns of reading, as much as different levels of attention and understanding, when the subjects were presented to diverse text structures (text with photos, text by itself and photos by themselves). The text with photos was better understood and considered easy to read, followed by the text by itself. The least understood material was the one that presented only photos. Participants who read texts considered that photos helped reading and apprehending its content. The group that read only photos missed the text. It is considered that the research hypothesis was confirmed.@en

. Análise eyetracking do uso da fotografia na divulgação científica eyetracking analysis of the use of photography in scientific dissemination. Em questão, [????].

References

  • AUMONT, J. A imagem. Campinas: Papiros, 1993.
  • BARRETO, A. M. Eye tracking como método de investigação aplicado às ciências da comunicação. Revista Comunicando, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 168-186, dez. 2012.
  • BARTHES, R. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
  • BARTHES, R. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
  • BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. V Prêmio Fotografia: Ciência and Arte 2015, 2015. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2015.
  • BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Centro de gestão e estudos estratégicos. Percepção pública da C and T no Brasil 2015. 2015.
  • CORREIA, F. A ilustração científica: “santuário” onde a arte e a ciência comungam. Visualidades, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 221-239, jun./dez. 2011.
  • DUBOIS, P. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papiros, 2009.
  • FABRIS, A.., KERN, M. B. Imagem e conhecimento. São Paulo: Edusp, 2006.
  • FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
  • FUJIYOSH, S.., COSTA, M. C. Indicadores de percepção pública da ciência e da tecnologia no Brasil: estudo comparativo sobre a cobertura da imprensa. Campinas, 2003.
  • GRUSZYNSKI, A. C.., CASTEDO, R. Comunicação científica e cultura visual: desafios para a publicação de periódicos on-line. Lumina: revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Juiz de Fora, v. 2, n. 2, p. 1-15, dez. 2008. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2016.
  • HERNANDO, C. Divulgação científica: um grande desafio para este século. Entrevistadores: L. Massarani e I. C. Moreira. São Paulo: Ciência e Cultura, 2005.
  • MACHADO, A. O quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.
  • MANGUEL, A. O espectador comum: a imagem como narrativa. In: MANGUEL, A. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
  • MORA, A. M. S. A divulgação da ciência como literatura. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.
  • OLIVEIRA, F. de. Jornalismo científico. São Paulo: Contexto, 2002.
  • ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração universal dos Direitos Humanos. Rio de Janeiro: UNIC Rio, 2009.
  • PERNICE, K.., NIELSEN, J. How to conduct eyetracking studies. [S.l.]: Nielsen Norman Group, 2009.
  • ROUILLÉ, A. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Tradução: Constancia Egrejas. 3. ed. São Paulo: SENAC, 2009.
  • SAMAIN, E. Aula inaugural. 1 vídeo online (134 min). Transmissão ao vivo da aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás, realizada em 2 mar. 2015. Disponível em: . Acesso em: 2 maio 2016.
  • SAMAIN, E. As imagens não são bolas de sinuca. In: SAMAIN, E. (Org.). Como pensam as imagens. Campinas: Unicamp, 2012. p. 21-36.
  • SILVA, A. L. et al. A fotografia no Jornalismo Científico: a divulgação da ciência e tecnologia na mídia impressa Sergipana Cinform e Jornal da Cidade. Revista Anagramas: revista científica interdisciplinar de graduação, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 1-15, set./nov. 2012
  • SCHILLING, G.., CHRISTENSEN, L. L. Eyes on the skies: 400 years of telescopic discovery. IAU: ESA-Hubble/ESO, 2009.
  • TUNDISI, José Galízia. Apresentação. In: MAYOR, Frederico., FORTI, Augusto. Ciência e poder. Campinas: Papirus: Brasília: Unesco, 1998, p. 7-9.
NLP0.29
Visto 29 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-04-19] => 8684
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Janinne Barcelos] => 11784
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Suely Henrique de Aquino Gomes] => 2425
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Frederico Ramos Oliveira] => 2428
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2018/09/oai_seer_ufrgs_br_article_73056#00002.pdf] => 47404
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [108] => 1420
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [83] => 1987
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciëncia social aplicada] => 2102
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Comunicação] => 262112
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Comunicação científica] => 298903
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Popularização da ciência] => 273051
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Eye tracker] => 11783
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Fotografia] => 237257
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Popularization of science] => 183642
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Photography] => 267911
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Eye tracker] => 246431
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-04-19] => 265532
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2018-24-2] => 8682
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este trabalho tem como objetivo verificar o uso de imagens técnicas para a compreensão de textos com conteúdo científico na divulgação da ciência. Parte-se da hipótese de que, associado à fotografia, o texto científico tem maior possibilidade de despertar o interesse do leitor e facilitar o entendimento da informação. Apoia-se na teoria de Flusser, que defende que as imagens como a fotografia fornecem pensamentos menos abstratos do que os textos; nas pesquisas de Samain, que classificam a fotografia como valioso meio de comunicação; e os esforços de outros estudiosos como Correia, Gruszynski e Castedo, Machado e Mora – que acreditam que a fala e a escrita não mais precisam ser as únicas formas de comunicação científica. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, com design experimental-laboratorial e adota abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Ao serem apresentados a diferentes estruturas de texto científico (texto com fotografia, somente texto e somente fotografia), os resultados mostram diferentes padrões de leitura, grau de atenção e compreensão do texto científico. O texto com imagem foi melhor compreendido e considerado de fácil leitura, seguido do texto sem imagem. O material menos compreendido foi aquele que apresentou somente a imagem. Os participantes que receberam textos consideraram que a fotografia auxilia na leitura e apreensão do conteúdo. O grupo que recebeu só imagem sentiu falta do texto. Considera-se que a hipótese da pesquisa foi confirmada.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This paper investigates photography as an enabling tool in the process of understanding scientific knowledge by the general public. Our hypothesis is that scientific texts, associated with photography, have major possibility to spark the interest of general public and facilitate the understanding of the information. It is based on Flusser´s theory that images such as photography provide less abstract thoughts than texts; in Samain´s  papers that classify photography as a valuable way to communicate; and other scholars theories such as Correia, Gruszynski and Castedo, Machado and Mora – who believe that speech and writing no longer need to be the only forms of scientific communication. The research is characterized as exploratory, with experimental – laboratory design and it adopts qualitative and quantitative approaches. The results show different patterns of reading, degree of attention and understanding of the scientific text, when subjects are presented to different text structures. The results show different patterns of reading, as much as different levels of attention and understanding, when the subjects were presented to diverse text structures (text with photos, text by itself and photos by themselves). The text with photos was better understood and considered easy to read, followed by the text by itself. The least understood material was the one that presented only photos. Participants who read texts considered that photos helped reading and apprehending its content. The group that read only photos missed the text. It is considered that the research hypothesis was confirmed.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [This paper investigates photography as an enabling tool in the process of understanding scientific knowledge by the general public. Our hypothesis is that scientific texts, associated with photography, have major possibility to spark the interest of general public and facilitate the understanding of the information. It is based on Flusser´s theory that images such as photography provide less abstract thoughts than texts; in Samain´s  papers that classify photography as a valuable way to communicate; and other scholars theories such as Correia, Gruszynski and Castedo, Machado and Mora – who believe that speech and writing no longer need to be the only forms of scientific communication. The research is characterized as exploratory, with experimental – laboratory design and it adopts qualitative and quantitative approaches. The results show different patterns of reading, degree of attention and understanding of the scientific text, when subjects are presented to different text structures. The results show different patterns of reading, as much as different levels of attention and understanding, when the subjects were presented to diverse text structures (text with photos, text by itself and photos by themselves). The text with photos was better understood and considered easy to read, followed by the text by itself. The least understood material was the one that presented only photos. Participants who read texts considered that photos helped reading and apprehending its content. The group that read only photos missed the text. It is considered that the research hypothesis was confirmed.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/73056] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/73056] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245242.83-108] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/73056] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; v. 24, n. 2 maio/ago. 2018; 83-108] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Em Questão; v. 24, n. 2, maio/ago. 2018; 83-108] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Análise eyetracking do uso da fotografia na divulgação científica] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Eyetracking analysis of the use of photography in scientific dissemination] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/73056/47285] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/73056/39867] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/73056/39868] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/73056/39869] => 0
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/73056/39872] => 0
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/73056/39873] => 0
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/73056/39874] => 0
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/73056/47285] => 0
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/73056/39867] => 0
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/73056/39868] => 0
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/73056/39869] => 0
                        )

                    [11] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/73056/39872] => 0
                        )

                    [12] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/73056/39873] => 0
                        )

                    [13] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/73056/39874] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/73056] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/73056/47285] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/73056#00002] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245242.83-108] => 0
                        )

                )

        )

)