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O processo de empoderamento das mulheres compreende vários ambientes. Nesse contexto, engloba, inclusive, a informação como fenômeno social, a qual contribui para que compreendamos o lugar de fala conquistado e ainda a ser alcançado por esse segmento. Neste artigo, pretendemos visualizar, a partir da atuação da Rede de Educação Cidadã, os espaços que as mulheres vêm trilhando, com o objetivo de terem voz, por meio de ações concretas do lugar em que ocupam, e entender a importância de pautarmos as questões que são fundamentais para o “rompimento da narrativa dominante”, como assinala a obra ‘O que é lugar de fala?’ de Djamila Ribeiro. Partimos da revisão bibliográfica para embasar o artigo que tem como foco as vozes de educadoras sociais que compõem a Rede na Paraíba e no Ceará, engajadas no Projeto Organizações da Sociedade Civil do Nordeste, que incide sobre mecanismos de participação e controle social para efetivar políticas públicas. Utilizamos como instrumento de coleta de dados entrevista com questões abertas, com a perspectiva qualitativa para analisar as informações obtidas. Concluímos que, apesar de o Projeto atuar com ações que visam promover a voz das mulheres, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que o lugar de fala se concretize.@pt
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