Article Brapci-Revistas

Altmetria: a métrica social a serviço de uma ciência mais democrática

Altmetrics: Social media metrics for a more democratic Science

Resumo Revisão teórica dos principais métodos de medição do impacto da produção científica na área de Estudos Métricos da Informação, com ênfase no recente método da Altmetria. O objetivo deste estudo é evidenciar a ascensão dessa métrica com o surgimento da Web 2.0 e das mídias sociais, apontando para o impacto e a influência que têm alcançado as atividades acadêmicas em novas plataformas. Aborda os seus antecedentes, a sua origem, conceitos, aplicações, indicadores, fontes de dados, ferramentas e formas de contagem. Expõe outras abordagens sobre os motivos da utilização de indicadores e métricas alternativas para estimar o impacto acadêmico e apresenta, ainda, uma breve análise a respeito das perspectivas que se abrem para o futuro com a utilização dos mesmos. Conclui que a Altmetria pode ser uma métrica alternativa complementar às tradicionais, pois permite que a contagem de citações ou menções à produção acadêmica mundial seja mais justa e igualitária, dando lugar a uma ciência também mais democrática.@pt


Abstract Theoretical review of the methods to measure scientific production impact in the area of Metric Studies of Information, focusing on Altmetrics, a more recent approach. The objective of this study is to demonstrate the rise of altmetrics with the emergence of Web 2.0 and social media, examining the impact and influence of academic activities in these new online platforms. This study addresses altmetrics´ origin, concepts, applications, indicators, data sources, tools, and ways to retrieve information from social media platforms, as well as previous or traditional research metrics. It discusses reasons to use alternative indicators and metrics to measure academic research impact and presents the future perspectives that these metrics are opening. It was concluded that Altmetrics can be considered as alternative complementary metrics to traditional metrics because they can give a fair reflection of citations count or global scholarly impact, resulting in a more democratic science.@en

. Altmetria: a métrica social a serviço de uma ciência mais democrática altmetrics: social media metrics for a more democratic science. Transinformação, [????].
NLP0.29
Visto 17 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2] => 115192
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Nadia Vanti] => 6825
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Elías Sanz Casado] => 9919
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/442/2019/06/oai_scielo_S0103-37862016000300349#00027.pdf] => 117853
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [358] => 12384
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [349] => 5225
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Altmetria] => 227687
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Cibermetria] => 176487
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Estudos bibliométricos] => 269120
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Mídias sociais] => 264838
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Produção científica] => 261508
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Altmetrics] => 186806
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Cybermetrics] => 176482
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Bibliometric studies] => 176275
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Social networks] => 246341
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Scientific production] => 273771
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Altmetrics] => 232842
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00027-2016-28-3] => 116876
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Transinformação] => 442
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Resumo Revisão teórica dos principais métodos de medição do impacto da produção científica na área de Estudos Métricos da Informação, com ênfase no recente método da Altmetria. O objetivo deste estudo é evidenciar a ascensão dessa métrica com o surgimento da Web 2.0 e das mídias sociais, apontando para o impacto e a influência que têm alcançado as atividades acadêmicas em novas plataformas. Aborda os seus antecedentes, a sua origem, conceitos, aplicações, indicadores, fontes de dados, ferramentas e formas de contagem. Expõe outras abordagens sobre os motivos da utilização de indicadores e métricas alternativas para estimar o impacto acadêmico e apresenta, ainda, uma breve análise a respeito das perspectivas que se abrem para o futuro com a utilização dos mesmos. Conclui que a Altmetria pode ser uma métrica alternativa complementar às tradicionais, pois permite que a contagem de citações ou menções à produção acadêmica mundial seja mais justa e igualitária, dando lugar a uma ciência também mais democrática.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Abstract Theoretical review of the methods to measure scientific production impact in the area of Metric Studies of Information, focusing on Altmetrics, a more recent approach. The objective of this study is to demonstrate the rise of altmetrics with the emergence of Web 2.0 and social media, examining the impact and influence of academic activities in these new online platforms. This study addresses altmetrics´ origin, concepts, applications, indicators, data sources, tools, and ways to retrieve information from social media platforms, as well as previous or traditional research metrics. It discusses reasons to use alternative indicators and metrics to measure academic research impact and presents the future perspectives that these metrics are opening. It was concluded that Altmetrics can be considered as alternative complementary metrics to traditional metrics because they can give a fair reflection of citations count or global scholarly impact, resulting in a more democratic science.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:scielo:S0103-37862016000300349] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [S0103-37862016000300349] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.1590/2318-08892016000300009] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Transinformação, v. 28, n. 3, 2016.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Altmetria: a métrica social a serviço de uma ciência mais democrática] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Altmetrics: Social media metrics for a more democratic Science] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862016000300349&lng=en&nrm=iso] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-37862016000300349&lng=en&nrm=iso] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0103-37862016000300349&lng=en&nrm=iso] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:scielo:s0103-37862016000300349#00027] => 0
                        )

                )

        )

)