Article Brapci-Revistas

A dimensão pedagógica da pesquisa nos cursos de Biblioteconomia do Mercosul: reflexões sobre uma trajetória de harmonização curricular *

The pedagogical dimension of the research in Mercosul´s Library Studies courses: Reflections on a trajectory towards curricula harmonization

Partindo da concepção de pesquisa como mola mestra para um ensino de qualidade e considerando-se o fato da mesma constituir uma das áreas curriculares acordadas para os cursos de Biblioteconomia do Mercosul, analisam-se, sob uma ótica histórica, as concepções de pesquisa desenvol-vidas no âmbito dos Encontros de Diretores e Docentes de Biblioteconomia do Mercosul (Porto Alegre, 1996; Buenos Aires, 1997; Santiago do Chile, 1998, Montevidéu, 2000 e Assunção, 2001) como subsídios ao delineamento de políticas de pesquisa para a graduação em Biblioteconomia no Mercosul. Com tal objetivo, este trabalho parte da reflexão teórica sobre pesquisa no ensino (em especial, no ensino de Biblioteconomia) para, a seguir, analisar a evolução das discussões da área curricular 6 _ Investigação _ levadas a cabo no âmbito dos referidos eventos.@pt


Departing from the conception of research as a springboard to a good quality teaching, and from the fact that research constitutes an elected subject in the approved curricula for Mercosul´s Library Studies courses, this paper analyses, from an historical point of view, the research conceptions developed during the Mercosul Meetings of the Library Studies´ Program Administrators and Teachers _Encontros de Diretores e Docentes de Biblioteconomia (Porto Alegre, 1996; Buenos Aires, 1997; Santiago do Chile, 1998; Montevidéu, 2000; and Assunção, 2001). Such conceptions may be taken as subsidies for designing research policies for the Mercosul Library Studies undergraduate program. Therefore, besides the theoretical analysis of research articulated with teaching practices (especially in Library Studies education), this paper analyses the very development of the discussions related to the curriculum area 6 _Research-, that took place during the mentioned events.@en

. A dimensão pedagógica da pesquisa nos cursos de biblioteconomia do mercosul: reflexões sobre uma trajetória de harmonização curricular * the pedagogical dimension of the research in mercosul´s library studies courses: reflections on a trajectory towards curricula harmonization. Transinformação, [????].

References

  • BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO. II Encontro Nacional de Ensino de Biblioteconomia e Ciência da Informação: relatório. Porto Alegre: ABEBD, 1989. 13p. Mimeografado.
  • BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO. III e Ciência da Informação: relatório. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 26, n.1/2, p.145-151, 1993.
  • BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO. Moderno profissional da informação: o perfil almejado pelos cursos de Biblioteconomia brasileiros. Porto Alegre: ABEBD, 1998. (Documentos ABEBD., 13).
  • BARBER, E. Informe sobre el Encuentro de Educación e Investigación en Bibliotecología, Archivología, Ciencia de la Información y Documentación de Iberoamérica y el Caribe, 2000, Granada (España). In: ENCUENTRO DE INFORMACIÓN DEL MERCOSUR, 3., 2000, Montevidéo: Universidad de La República, 2000. 6p.
  • BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, v.134, n.248, 27 dez. 1996.
  • BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Superior. Proposta de diretrizes curriculares para os cursos de Biblioteconomia. Brasília: MEC/SESu, 2000. Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2001.
  • BUARQUE, C. A aventura da universidade. São Paulo: UNESP, 1994.
  • CONFORTI, N., ARTAZA, C. H. La Bibliotecología: ciencia, técnica o tecnología. In: ENCUENTRO DE BIBLIOTECOLOGÍA DEL MERCOSUR, 3, 2000 Montevideo. Actas... Montevideo: Universidad de la República, 2000. p.89-100.
  • CHUEQUE, M. G. et al. La inter y transdiciplinaridad: uma cuestión pendiente. In: ENCUENTRO DE BIBLIOTECOLOGÍA DEL MERCOSUR, 3., 2000 la República, 2000. p.89-119.
  • CUNHA, M. I. Relação ensino e pesquisa. In: VEIGA, I.P.A. Didática: o ensino e suas relações. 2.ed. Campinas: Papirus, 1996. p. 115-126.
  • CYSNE, F.P. Biblioteconomia: dimensão social e educativa. Fortaleza: UFC, 1993.
  • DEMO, P. Princípio científico e educativo. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1991.
  • DEMO, P. Desafios modernos da educação. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
  • DEMO, P. Educar pela pesquisa. 2.ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
  • ENCONTRO DE DIRIGENTES DE CURSOS SUPERIORES EM BIBLIOTECONOMIA DO MERCOSUL, 1996, Porto Alegre. A formação profissional em Biblioteconomia no Mercosul. Porto Alegre: ABEBD, 1996. 3v.
  • ENCUENTRO DE DIRECTORES DE LOS CURSOS SUPERIORES DE BIBLIOTECOLOGÍA DEL MERCOSUR, 2., ENCUENTRO DE DOCENTES DE INFORMACIÓN DEL MERCOSUR, 1997, Buenos
  • INFORMACIÓN DEL MERCOSUR, 4., ENCUENTRO DOCENTES BIBLIOTECOLOGÍA DEL MERCOSUR, 3., 2000, Montevideo (Uruguay). Actas... Montevideo: Universidad de la República, 2000.
  • BIBLIOTECOLOGÍA DEL MERCOSUR, 4., 2001, San Lorenzo (Paraguai). Actas... Asunción: Universidad Nacional de Asunción, 2001.
  • DE BIBLIOTECOLOGÍA Y CIENCIAS DE LA BIBLIOTECOLOGÍA Y CIENCIAS LA INFORMACIÓN DEL MERCOSUR, 2001, San Lorenzo (Paraguai). Conclusões da área 6: Investigação. 2f. Lorenzo (Paraguai). Talleres por areas. 2f. Aires. La formación profesional en Bibliotecología y Ciencia de la Información en el Mercosur: ENCUENTRO acuerdos y recomendaciones. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires. Facultad de Filosofía
  • ARCHIVOLOGÍA Y CIENCIA DE LA INFORMACIÓN y Letras, 1997. 15p.
  • EDUCADORES E INVESTIGADORES DE BIBLIOTECOLOGÍA, Y DOCUMENTACIÓN DE IBEROAMERICA Y EL CARIBE - EDIBCIC, 3., 1996, San Juan (Porto Rico).
  • ENCUENTRO DE DIRECTORES DE LAS Informe de la Comisión de Pregrado. San Juan: ESCUELAS DE BIBLIOTELOGÍS DEL MERCOSUR, 3., ENCUENTRO DE DOCENTES DE LAS Universidad de Puerto Rico, 1996. 4p.
  • ESCUELAS DE BIBLIOTECLOGÍA DEL MERCOSUR, 2., 1998, Santiago (Chile). Formación de recursos humanos en el área de información en el Mercosur: compatibilización curricular., competencias del profesional de la información en el Marcosur. Santiago (Chile): Universidad Tecnológica Metropolitana, 1999.
  • DE IBEROAMERICA Y EL CARIBE - EDIBCIC, 5., 2000, Granada (España). La formación de profesionales e investigadores de la información para la sociedad del conocimiento: actas del... Granada: Universidad de Granada. Facultad de Biblioteconomia y Documentación, 2000. 506p.
  • FERNÁNDEZ, J.E. Dimensiones institucionales de la práctica de investigación em Ciencia de la Información. In: ENCUENTRO DE DIRECTORES DE ESCUELAS DE BIBLIOTECOLOGÍA Y CIENCIA DE LA INFORMACIÓN DEL MERCOSUR, 4.,
  • BIBLIOTECOLOGÍA DEL MERCOSUR, 3., 2000. Montevideo (Uruguai). Actas... Montevideo: Universidad de la República, 2000. p.89, 316.
  • PRIMER TALLER PARA LA ELABORACIÓN DE UN GUARIDO, M.D.M.., GUIMARÃES, J.A.C.., OLIVEIRA E.F.T. A importância da pesquisa na formação do profissional bibliotecário da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília. Marília Uneso, 19--.
  • RAMIREZ, E.., AÑORVE, M.., GRANIEL, M.R. GUIMARÃES, J.A.C. Ensino de tratamento temático da informação nos cursos de Biblioteconomia do
  • MERCOSUL: uma análise histórica dos encontros de diretores e docentes (1996-2000). [s.l.: s.n.], 2000.
  • UNAM/CUIB, 1996.
  • GUIMARÃES J.A.C. Moderno profissional da informação: elementos para sua formação no Brasil. Transinformação, v.9, n.1, p.124/137, 1997.
  • GUIMARÃES, J.A.C. Ensino de Biblioteconomia no Brasil: uma perspectiva histórica dos encontros nacionais promovidos pela ABEBD. Cadernos da F.F.C. (Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP), Marília, v.4, n.1, p:68-81, 1995.
  • GUIMARÃES, J.A.C. Formação profissional no campo de informação no Brasil: algumas considerações acerca da LDB. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS DE INFORMAÇÃO DA UFF, 2.,
  • SEMINÁRIO DA ANCIB – REGIÃO SUDESTE, 1., 1998, Niterói, Anais... Niterói: NEINFO/UFF, 1998. p.47-51. CD-ROM. GUIMARÃES, J.A.C. O profissional da informação sob o prisma de sua formação. In: VALENTIM, M.L.P. (Org.). Profissional da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000. Cap. 2, p:53-70.
  • LUCK, E.H.., RODRIGUES, M.E.F. III Encontro Nacional de Ensino de Biblioteconomia e Ciência da Informação: relato das participantes. Niterói, 1992. 21p.
  • MUELLER, S.P.M. Reflexões sobre a formação profissional para Biblioteconomia e sua relação com as demais profissões da informação. Transinformação, Campinas, v.1, n.2, 175-185, 1989.
  • PLÁN CORDINADO DE ENTRENAMIENTO PARA PROFESIONALES DE INFORMACIÓN EN AMERICA LATINA Y EL CARIBE, 1994, Belo Horizonte. In: BIBLIOS 2000. Belo Horizonte: ABMG 1995. v.2, p:211-232. Informe final.
  • PROPOSTA DE REESTRURAÇÃO CURRICULAR. Marília: UNESP, 1996. Reunión de Investigadores e Educadores de Iberoamerica y el Caribe en el area de la Bibliotecología y Ciencia de la Información. México.,
  • RODRIGUES, M.E.F. Ensino com pesquisa: uma nova concepção pedagógica para as áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. In: Montevideo. Actas... Montevideo: Universidad de la República, 2000. p.89-323.
  • RODRIGUES, M.E.F. A pesquisa como estratégia pedagógica para competência profissional. In: ENCUENTRO DE DIRECTORES Y SEGUNDO DE LAS BIBLIOTECOLOGÍA DEL MERCOSUR, 3., 1998, Santiago de Chile. Actas ... Santiago de Chile: Universida Tecnológica Metropolina., Facultad de Administracion y Economia. Escuela de Bibliotecología, 1999. p.41-44.
  • SABELLI, M. United colors of Information Science: entre deifniciones y creatividad em los tiempos de cambio. In: ENCUENTRO DE DIRECTORES DE ESCUELAS DE BIBLIOTECOLOGÍA Y CIENCIA DE LA INFORMACIÓN DEL MERCOSUR, 4.,
  • ENCUENTRO DE BIBLIOTECOLOGÍA DEL MERCOSUR, 3., 2000 Montevideo (Uruguai). Actas... Montevideo: Universidad de la República. 2000. p.89 -162.
  • SANTOS, J.P. O ensino de Biblioteconomia no Brasil: propostas de integração e harmonização curricular. São Paulo: APB, 1997. (Ensaios APB., 41).
  • SANTOS, J.P.., NEVES, I.C.B. A formação do SANTOS, J.P. Reflexões sobre currículo e legislação moderno profissional da informação: relatório na área de Biblioteconomia. Porto Alegre: ABEBD, técnico. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO 1998. (Documentos ABEBD, 14).
  • DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA SILVA, L.G.F.., KRUEL, I.R.P.., SANTOS, J. P. Ensino
  • INFORMAÇÃO, 5., 1998, São Carlos. Porto Alegre: de Biblioteconomia no Brasil: problemas e
  • ABEBD, 1998. 11p. perspectivas. Porto Alegre: Associação Brasileira
  • SANTOS, J.P.., NEVES, I.C.B. Harmonização curricular em Biblioteconomia no MERCOSUL. Porto Alegre: ABEBD, 1998. 21p. Relatório técnico do II Encontro de Dirigentes dos Cursos Superiores de Biblioteconomia dos Países do MERCOSUL e I Encontro de Docentes de Biblioteconomia e Ciência da Informação do MERCOSUL. Buenos Aires, 27-29 nov. 1997. de Ensino de Biblioteconomia e Documentação,
  • SANTOS, J.P. A ABEBD e o ensino de Biblioteconomia do MERCOSUL: relatório de atividades da gestão 1997-1998. Porto Alegre: ABEBD, 1998. (Documentos ABEBD, 11)
  • SANTOS, J.P. O moderno profissional da informação: o bibliotecário e seu perfil face aos novos tempos. Informação and Informação, Londrina, v.1, n.1, p.5-13, 1993. 1990.
  • SOUZA, F.C. O ensino de Biblioteconomia no contexto brasileiro. Florianópolis: UFSC, 1990.
  • TALLER REGIONAL PARA LA ELABORACIÓN DE UN PLAN COORDINADO DE ENTRENAMIENTO PARA PROFESIONALES DE LA INFORMACIÓN EN AMERICA LATINA Y EL CARIBE, 1., 1994, Belo Horizonte. Informe final. In: BIBLIOS 2000: Anais... Belo Horizonte: Associação de Bibliotecários de Minas Gerais., Escola de Biblioteconomia da UFMG, 1995. v.3, p:211-237.
  • VALENTIM, M.L.P. Profissional da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000. p.7-30.
NLP0.29
Visto 19 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2] => 115192
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Mara Eliane Fonseca Rodrigues] => 1197
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [José Augusto Chaves Guimarães] => 7049
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/442/2019/06/oai_scielo_S0103-37862003000200004#00027.pdf] => 118151
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [163] => 1247
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [149] => 1166
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Pesquisa] => 269140
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ensino de biblioteconomia] => 237342
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Mercosul] => 172599
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Undergraduate program] => 115473
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Research policies] => 115474
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Curriculum] => 266391
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Library studies] => 99134
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00027-2003-15-2] => 115452
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Transinformação] => 442
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Partindo da concepção de pesquisa como mola mestra para um ensino de qualidade e considerando-se o fato da mesma constituir uma das áreas curriculares acordadas para os cursos de Biblioteconomia do Mercosul, analisam-se, sob uma ótica histórica, as concepções de pesquisa desenvol-vidas no âmbito dos Encontros de Diretores e Docentes de Biblioteconomia do Mercosul (Porto Alegre, 1996; Buenos Aires, 1997; Santiago do Chile, 1998, Montevidéu, 2000 e Assunção, 2001) como subsídios ao delineamento de políticas de pesquisa para a graduação em Biblioteconomia no Mercosul. Com tal objetivo, este trabalho parte da reflexão teórica sobre pesquisa no ensino (em especial, no ensino de Biblioteconomia) para, a seguir, analisar a evolução das discussões da área curricular 6 _ Investigação _ levadas a cabo no âmbito dos referidos eventos.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Departing from the conception of research as a springboard to a good quality teaching, and from the fact that research constitutes an elected subject in the approved curricula for Mercosul´s Library Studies courses, this paper analyses, from an historical point of view, the research conceptions developed during the Mercosul Meetings of the Library Studies´ Program Administrators and Teachers _Encontros de Diretores e Docentes de Biblioteconomia (Porto Alegre, 1996; Buenos Aires, 1997; Santiago do Chile, 1998; Montevidéu, 2000; and Assunção, 2001). Such conceptions may be taken as subsidies for designing research policies for the Mercosul Library Studies undergraduate program. Therefore, besides the theoretical analysis of research articulated with teaching practices (especially in Library Studies education), this paper analyses the very development of the discussions related to the curriculum area 6 _Research-, that took place during the mentioned events.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:scielo:S0103-37862003000200004] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [S0103-37862003000200004] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.1590/S0103-37862003000200004] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Transinformação, v. 15, n. 2, 2003.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A dimensão pedagógica da pesquisa nos cursos de Biblioteconomia do Mercosul: reflexões sobre uma trajetória de harmonização curricular *] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The pedagogical dimension of the research in Mercosul´s Library Studies courses: Reflections on a trajectory towards curricula harmonization] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862003000200004&lng=en&nrm=iso] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-37862003000200004&lng=en&nrm=iso] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0103-37862003000200004&lng=en&nrm=iso] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:scielo:s0103-37862003000200004#00027] => 0
                        )

                )

        )

)