Article Brapci-Revistas

O Audiovisual publicitário no contexto das mídias digitais: um olhar sobre a prática do advertainment

The audiovisual advertising in the context of digital media: a look at the practice of the advertainment

O foco deste estudo é a recepção da publicidade no ambiente das mídias digitais, mais especificamente daquilo que é chamado, no âmbito dos estudos de marketing, de advertainment. Misto de publicidade e entretenimento, assistido e compartilhado voluntariamente, o advertainment é aqui analisado no contexto do YouTube. Como recorte, utilizamos a campanha Unleash your fingers, criada para o lançamento de um smartphone na França em 2011. Para tanto, propomos um modelo teórico que esquematiza essa recepção em três instâncias: a dimensão estética do produto audiovisual, o contexto da recepção e a ativação do comportamento de fã. São utilizados autores e conceitos oriundos dos estudos da recepção, como a estética da recepção (Jauss), a semiopragmática (Odin) e os estudos sobre fãs num contexto de novas formas de participação online (Jenkins, Fiske, Staiger).The audiovisual advertising in the context of digital media: a look at the practice of the advertainmentAbstract: The starting point of this study is the dialogue of the advertising with the digital media environment, more specifically what is called in the marketing studies, advertainment. Joint advertising and entertainment, attended and shared voluntarily, the advertainment is analyzed here in the context of YouTube. As framework, we used the campaign Unleash your fingers, created to launch a smartphone in France in 2011. The analysis is based in three vectors: the aesthetic dimension of the audiovisual product (ALVES), the context of its exhibition (BURGESS; GREEN) and the activation of fan behavior (JENKINS, FISKE, STAIGER) in its viewers.@pt


The starting point of this study is the dialogue of the advertising with the digital media environment, more specifically what is called in the marketing studies, advertainment. Joint advertising and entertainment, attended and shared voluntarily, the advertainment is analyzed here in the context of YouTube. As framework, we used the campaign Unleash your fingers, created to launch a smartphone in France in 2011. The analysis is based in three vectors: the aesthetic dimension of the audiovisual product (ALVES), the context of its exhibition (BURGESS; GREEN) and the activation of fan behavior (JENKINS, FISKE, STAIGER) in its viewers.@en

References

  • ALVES, Meigle Rafael. A Poética do consumo. In: VALVERDE, Monclar (Org). As Formas do sentido: estudos em estética da comunicação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2003.
  • BURGESS, Jean., GREEN, Joshua. YouTube e a revolução digital. São Paulo: Aleph, 2009.
  • FISCHER, Rosa Maria Bueno. Adolescência em discurso: mídia e produção de subjetividade. 1996. 297 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Programa de PósGraduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Algre, RS. Disponível em:
  • =1>. Acesso em: 10 ago. 2012.
  • FISKE, John. The Cultural economy of fandom. In: LEWIS, Lisa A. (Ed.). The Adoring audience. New York: Routledge, 2001.
  • JAUSS, Hans Robert. O Prazer estético e as experiências fundamentais da poiesis, aisthesis e katharsis. In: LIMA, Luiz Costa (Coord.). A Literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
  • JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009
  • JENKINS, Henry. “Get a life!”: Fans, poachers, nomads. In: LEWIS, Lisa A. (Ed.). The McQUAIL, D. Teoria da comunicação de massas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
  • ODIN, Roger. A Questão do público: uma abordagem semiopragmática. In: RAMOS, Fernão (Org.) Teoria contemporânea do cinema. São Paulo: SENAC, 2004.
  • RIBARIC, M. E. Breve síntese sobre a trajetória do filme publicitário. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 8., 2011, Guarapuava. GT de História de Publicidade e da Comunicação Institucional. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2011.
  • STAIGER, Janet. Interpreting films: studies in the historical reception of American cinema. Princeton: Princeton University Press, 1992.
  • SHUSTERMAN, Richard. Vivendo a arte: o pensamento pragmatista e a estética popular. São Paulo: Ed. 34, 1998.
NLP0.29
Visto 23 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2013-07-25] => 8579
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [André Bomfim dos Santos] => 11402
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Regina Lucia Gomes S Silva] => 11403
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2018/09/oai_seer_ufrgs_br_article_36244#00002.pdf] => 47277
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [83] => 1987
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [65] => 950
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação] => 262112
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Publicidade] => 272382
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Recepção] => 263852
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Advertainment] => 11399
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Mídia digital] => 235479
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Estética] => 234913
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Mídias digitais] => 173170
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Estética] => 184751
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Advertising] => 280626
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Digital media] => 8944
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Youtube] => 200409
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Advertainment] => 267546
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Youtube] => 267547
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2013-07-25] => 267429
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2013-19-1] => 8571
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O foco deste estudo é a recepção da publicidade no ambiente das mídias digitais, mais especificamente daquilo que é chamado, no âmbito dos estudos de marketing, de advertainment. Misto de publicidade e entretenimento, assistido e compartilhado voluntariamente, o advertainment é aqui analisado no contexto do YouTube. Como recorte, utilizamos a campanha Unleash your fingers, criada para o lançamento de um smartphone na França em 2011. Para tanto, propomos um modelo teórico que esquematiza essa recepção em três instâncias: a dimensão estética do produto audiovisual, o contexto da recepção e a ativação do comportamento de fã. São utilizados autores e conceitos oriundos dos estudos da recepção, como a estética da recepção (Jauss), a semiopragmática (Odin) e os estudos sobre fãs num contexto de novas formas de participação online (Jenkins, Fiske, Staiger).The audiovisual advertising in the context of digital media: a look at the practice of the advertainmentAbstract: The starting point of this study is the dialogue of the advertising with the digital media environment, more specifically what is called in the marketing studies, advertainment. Joint advertising and entertainment, attended and shared voluntarily, the advertainment is analyzed here in the context of YouTube. As framework, we used the campaign Unleash your fingers, created to launch a smartphone in France in 2011. The analysis is based in three vectors: the aesthetic dimension of the audiovisual product (ALVES), the context of its exhibition (BURGESS; GREEN) and the activation of fan behavior (JENKINS, FISKE, STAIGER) in its viewers.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The starting point of this study is the dialogue of the advertising with the digital media environment, more specifically what is called in the marketing studies, advertainment. Joint advertising and entertainment, attended and shared voluntarily, the advertainment is analyzed here in the context of YouTube. As framework, we used the campaign Unleash your fingers, created to launch a smartphone in France in 2011. The analysis is based in three vectors: the aesthetic dimension of the audiovisual product (ALVES), the context of its exhibition (BURGESS; GREEN) and the activation of fan behavior (JENKINS, FISKE, STAIGER) in its viewers.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/36244] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/36244] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/36244] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; v. 19, n. 1 (2013); 65-83] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O Audiovisual publicitário no contexto das mídias digitais: um olhar sobre a prática do advertainment] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The audiovisual advertising in the context of digital media: a look at the practice of the advertainment] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/36244/31544] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/36244/16442] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/36244/16443] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/36244/16444] => 0
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/36244/31544] => 0
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/36244/16442] => 0
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/36244/16443] => 0
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/36244/16444] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/36244] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/36244/31544] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/36244#00002] => 0
                        )

                )

        )

)