Article
Apresenta resultado de pesquisa de doutorado, que objetivou desenvolver competências em informação em moradores de uma comunidade por meio de estratégias de mediação, agindo com base no diálogo e na alteridade. Para tal, implementou-se uma ação de informação concretizada através de um projeto de capacitação, produzido a partir de experiência vivenciada durante doutorado-sanduíche na Itália. O percurso metodológico foi pautado na aplicação da abordagem qualitativa, pesquisa participante, observação participante, além do uso de entrevistas. Para tratar os dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo e recursos de codificação de dados em três níveis: antes, durante e após a capacitação. Os resultados demonstram que as estratégias de mediação da informação forneceram subsídios teóricos para transitar na Ciência da Informação, possibilitando o exercício da reflexão e a potencialização do protagonismo social nos moradores, ao passarem por alguns estágios de empoderamento da informação, ao se apropriarem dela e a utilizarem para desenvolver competências em informação. Conclui-se que a ação de informação realizada para e com os moradores produzem conhecimentos, principalmente, a interação dos sujeitos com o meio onde vivem, a partir da carga cultural e histórica que eles trazem, o que está intrinsicamente ligado à prática social.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2019-04-15] => 112211 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Maria Giovanna Guedes Farias] => 244 ) [1] => Array ( [Aida Varela Varela] => 242 ) [2] => Array ( [Isa Maria Freire] => 672 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/477/2019/04/oai_ojs_testes_eci_ufmg_br_article_2614#00029.pdf] => 112284 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [24] => 1550 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [4] => 505 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciëncia social aplicada] => 2102 ) [1] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [2] => Array ( [Competência em informação] => 264669 ) [3] => Array ( [Mediação da informação] => 263425 ) [4] => Array ( [Comunidade] => 276766 ) [5] => Array ( [Protagonismo social] => 227434 ) [6] => Array ( [Empoderamento] => 273222 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2019-04-15] => 279883 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas em ciência da informação] => 477 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00029-2019-24-1] => 112209 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Apresenta resultado de pesquisa de doutorado, que objetivou desenvolver competências em informação em moradores de uma comunidade por meio de estratégias de mediação, agindo com base no diálogo e na alteridade. Para tal, implementou-se uma ação de informação concretizada através de um projeto de capacitação, produzido a partir de experiência vivenciada durante doutorado-sanduíche na Itália. O percurso metodológico foi pautado na aplicação da abordagem qualitativa, pesquisa participante, observação participante, além do uso de entrevistas. Para tratar os dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo e recursos de codificação de dados em três níveis: antes, durante e após a capacitação. Os resultados demonstram que as estratégias de mediação da informação forneceram subsídios teóricos para transitar na Ciência da Informação, possibilitando o exercício da reflexão e a potencialização do protagonismo social nos moradores, ao passarem por alguns estágios de empoderamento da informação, ao se apropriarem dela e a utilizarem para desenvolver competências em informação. Conclui-se que a ação de informação realizada para e com os moradores produzem conhecimentos, principalmente, a interação dos sujeitos com o meio onde vivem, a partir da carga cultural e histórica que eles trazem, o que está intrinsicamente ligado à prática social.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/2614] => 0 ) [1] => Array ( [oai:periodicos.ufmg.br:article/22601] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2614] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22601] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24, n. 1 (2019); 4-24] => 0 ) [1] => Array ( [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24 n. 1 (2019); 4-24] => 0 ) [2] => Array ( [1413-9936] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [19815344] => 0 ) [1] => Array ( [1981-5344] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2614/2243] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22601/18185] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22601] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22601/18185] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/2614#00029] => 0 ) ) ) )