Article Brapci-Revistas

Estratégias para o desenvolvimento e consolidação da linha de pesquisa em letramento informacional: o caso da faculdade de informação e comunicação da universidade da república

Strategies for the development and consolidation of the line of research on information literacy: the case of the Faculty of Information and Communication of the University of the Republic

Estrategias para el desarrollo y consolidación de la línea de investigación alfabetización en información: el caso de la Facultad de Información y Comunicación de la Universidad de la República

We present the research Information Literacy state of the art in the Facultad de Información y Comunicación of the Universidad de la República (Uruguay). From different academic-institutional work sources of information: finished and ongoing  undergraduate and postgraduate research projects; the bibliographic production; the human resources training; the academic mobility; the interdisciplinarity; among others, we propose a systematization of the information in strategic lines. At the same time, it describes, analyzes and reflects on the process that has allowed this development both at an academic and institutional level. It is hoped that this communication will be an input to continue promoting the cooperation, exchange and academic networks so necessary for the   knowledge construction.@en


Se presenta el estado de desarrollo de la línea de la línea de investigación Alfabetización en Información en la Facultad de Información y Comunicación de la Universidad de la República (Uruguay). A partir de un relevamiento de distintas fuentes de información que hacen al quehacer académico-institucional: los proyectos de investigación realizados y en curso tanto a nivel de grado como de posgrado; los proyectos de investigación y desarrollo, la producción bibliográfica, la formación de recursos humanos, la movilidad académica, la interdisciplinariedad, entre otros, se propone una sistematización de la información en un formato de líneas estratégicas. Al mismo tiempo que se describe, analiza y reflexiona sobre el proceso que ha permitido este desarrollo tanto a nivel académico como institucional. Se espera que esta comunicación resulte un insumo para seguir promoviendo la cooperación, el intercambio y las redes académicas tan necesarias para la construcción de conocimiento.@es
Apresenta-se o estado de desenvolvimento da linha de pesquisa Letramento informacional na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade da República (Uruguai). A partir de um levantamento de diferentes fontes de informação que fazem ao trabalho acadêmico-institucional: os projetos de pesquisa realizados e em andamento tanto no nível de graduação quanto de pós-graduação; os projetos de investigação e desenvolvimento, a produção bibliográfica, a formação de recursos humanos, a mobilidade acadêmica, a interdisciplinaridade, entre outros, propomos uma sistematização da informação em um formato de linhas estratégicas. Ao mesmo tempo que se descreve, analisa e reflete sobre o processo que tem permitido este desenvolvimento tanto a nível acadêmico quanto institucional. Espera-se que esta comunicação seja um insumo para continuar promovendo a cooperação, o intercâmbio e as redes acadêmicas tão necessárias para a construção do conhecimento.@pt

. Strategies for the development and consolidation of the line of research on information literacy: the case of the faculty of information and communication of the university of the republic estrategias para el desarrollo y consolidación de la línea de investigación alfabetización en información: el caso de la facultad de información y comunicación de la universidad de la república estratégias para o desenvolvimento e consolidação da linha de pesquisa em letramento informacional : o caso da faculdade de informação e comunicação da universidade da república. Revista ibero-americana de ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 15 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-03-15] => 112035
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [María Gladys Ceretta-Soria] => 11443
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Javier Canzani] => 112036
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Magela Cabrera] => 83908
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/596/2019/04/oai_ojs_pkp_sfu_ca_article_23692#00040.pdf] => 112042
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [614] => 13120
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [597] => 2546
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Letramento informacional] => 172256
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Alfabetização em informação] => 178323
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Pesquisa] => 269140
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Uruguai] => 17664
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Alfabetización en información] => 21159
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Uruguai] => 273104
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Investigación] => 264347
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Alfabetización en información] => 237453
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Uruguay] => 279216
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Uruguay] => 12865
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Information literacy] => 221991
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Research] => 269141
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Uruguay] => 279217
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-03-15] => 279218
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [es] => 233522
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação] => 596
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00040-2019-12 NO 2-2] => 111985
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00040-2019-12-] => 230603
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:40:2019-12-2] => 232130
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [We present the research Information Literacy state of the art in the Facultad de Información y Comunicación of the Universidad de la República (Uruguay). From different academic-institutional work sources of information: finished and ongoing  undergraduate and postgraduate research projects; the bibliographic production; the human resources training; the academic mobility; the interdisciplinarity; among others, we propose a systematization of the information in strategic lines. At the same time, it describes, analyzes and reflects on the process that has allowed this development both at an academic and institutional level. It is hoped that this communication will be an input to continue promoting the cooperation, exchange and academic networks so necessary for the   knowledge construction.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Se presenta el estado de desarrollo de la línea de la línea de investigación Alfabetización en Información en la Facultad de Información y Comunicación de la Universidad de la República (Uruguay). A partir de un relevamiento de distintas fuentes de información que hacen al quehacer académico-institucional: los proyectos de investigación realizados y en curso tanto a nivel de grado como de posgrado; los proyectos de investigación y desarrollo, la producción bibliográfica, la formación de recursos humanos, la movilidad académica, la interdisciplinariedad, entre otros, se propone una sistematización de la información en un formato de líneas estratégicas. Al mismo tiempo que se describe, analiza y reflexiona sobre el proceso que ha permitido este desarrollo tanto a nivel académico como institucional. Se espera que esta comunicación resulte un insumo para seguir promoviendo la cooperación, el intercambio y las redes académicas tan necesarias para la construcción de conocimiento.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Apresenta-se o estado de desenvolvimento da linha de pesquisa Letramento informacional na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade da República (Uruguai). A partir de um levantamento de diferentes fontes de informação que fazem ao trabalho acadêmico-institucional: os projetos de pesquisa realizados e em andamento tanto no nível de graduação quanto de pós-graduação; os projetos de investigação e desenvolvimento, a produção bibliográfica, a formação de recursos humanos, a mobilidade acadêmica, a interdisciplinaridade, entre outros, propomos uma sistematização da informação em um formato de linhas estratégicas. Ao mesmo tempo que se descreve, analisa e reflete sobre o processo que tem permitido este desenvolvimento tanto a nível acadêmico quanto institucional. Espera-se que esta comunicação seja um insumo para continuar promovendo a cooperação, o intercâmbio e as redes acadêmicas tão necessárias para a construção do conhecimento.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23692] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/23692] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v12.n2.2019.23692] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/23692] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol 12 No 2 (2019): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 597-614] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 12 n. 2 (2019): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 597-614] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 12 No. 2 (2019): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 597-614] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 12 Núm. 2 (2019): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 597-614] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1983-5213] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v12.n2.2019] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Strategies for the development and consolidation of the line of research on information literacy: the case of the Faculty of Information and Communication of the University of the Republic] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Estrategias para el desarrollo y consolidación de la línea de investigación alfabetización en información: el caso de la Facultad de Información y Comunicación de la Universidad de la República] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Estratégias para o desenvolvimento e consolidação da linha de pesquisa em letramento informacional: o caso da faculdade de informação e comunicação da universidade da república] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/23692/21357] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/23692/21357] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/23692] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/23692/21357] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23692#00040] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v12.n2.2019.23692] => 0
                        )

                )

        )

)