Article Brapci-Revistas

Emoções de necessidade de relacionamento e motivos pessoais ao compartilhar informações entre adolescentes

Emotions of need for relationship and personal reasons when sharing information among adolescents

Emociones de necesidad de relación y motivos personales al compartir información entre adolescentes

The information behavior implies aspects of collaboration, since most of the behaviors applied in the search and use of information processes are executed in interaction with other people. New approaches address collaborative information behavior, that is, the behavior of the use of information that is expressly directed at the use of another person or persons belonging to an actor´s personal networks. It is an individual and group conduct of search, retrieval and use of information, which may include information found accidentally, expressly directed to the benefit of other people. In the research conducted, we investigated the differences between two groups of adolescents of different educational levels (n: 94), when they share information, and the influence in this behavior of the emotions and feelings of need for relationship and personal motives. We expose two practical cases to the participants that consist of looking for information, that they want, about leisure content, and another about educational content, to share them once they are located through their mobile devices. Then they responded to a survey, recording their observations of what happened when sharing the contents. The results obtained indicate that, according to the academic level, young people use different means when disseminating information. There are also different types of relationship emotions and personal motives as factors that are influential when sharing information.@en


El comportamiento informacional implica aspectos de colaboración pues la mayoría de las conductas aplicadas en los procesos de búsqueda y uso de información se llevan a cabo en interacción con otras personas. Nuevos enfoques abordan el “comportamiento informacional colaborativo”, a saber, el comportamiento de uso de la información que va dirigido expresamente al aprovechamiento de otra u otras personas pertenecientes a redes personales de un sujeto. Se trata de una conducta tanto individual como grupal de búsqueda, recuperación y uso de la información, que puede incluir información encontrada de manera accidental, dirigida expresamente al beneficio de otras personas. En la investigación realizada indagamos las diferencias existentes entre dos grupos de jóvenes de diverso nivel educativo (n:94), cuando comparten información, y la influencia en esta conducta de las emociones y sentimientos de necesidad de relación y de sus motivos personales. Exponemos dos casos prácticos a los participantes que consisten en buscar una información que ellos deseen de contenido de ocio, y otra de contenido educativo, para compartirlas una vez localizadas mediante sus dispositivos móviles. Posteriormente respondieron a una encuesta, registrando sus observaciones de lo acontecido al compartir dichos contenidos. Los resultados conseguidos indican que, según el nivel académico, los jóvenes utilizan medios diferentes al difundir información. Aparecen, además, distintos tipos de emociones de relación y de motivaciones como factores que intervienen al compartir información.@es
O comportamento informacional tem aspectos de colaboração, uma vez que a maioria dos comportamentos aplicados nos processos de busca e uso da informação é realizada em interação com outras pessoas. Novas abordagens trabalham o comportamento informacional colaborativo, ou seja, o comportamento de uso da informação que é expressamente direcionado ao uso de outra ou de outras pessoas pertencentes a redes pessoais de um sujeito. É uma conduta individual e de grupo de busca, recuperação e uso de informações, que pode incluir informações encontradas acidentalmente, expressamente direcionadas para o benefício de outras pessoas. Na pesquisa realizada, investigamos as diferenças entre dois grupos de jovens de diferentes níveis educacionais (n: 94), quando compartilham informações, e a influência nesse comportamento das emoções e sentimentos de necessidade de relacionamento e motivos pessoais. Nós expomos dois casos práticos para os participantes, que consistem em procurar uma informação que eles querem de conteúdo de lazer, e outro de conteúdo educacional, para compartilhá-los, uma vez que os conteúdos estão localizados através de seus dispositivos móveis. Posteriormente, eles responderam a um teste, registrando suas observações sobre o que aconteceu quando compartilhavam o conteúdo. Os resultados obtidos indicam que, de acordo com o nível acadêmico, os jovens utilizam diferentes meios pra disseminação de informações. Existem também diferentes tipos de emoções e motivações de relacionamento como fatores que interferem no compartilhamento de informações.@pt

. Emotions of need for relationship and personal reasons when sharing information among adolescents emociones de necesidad de relación y motivos personales al compartir información entre adolescentes emoções de necessidade de relacionamento e motivos pessoais ao compartilhar informações entre adolescentes. Revista ibero-americana de ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 8 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-12-17] => 107100
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Gabriel Navarro Carretero] => 112002
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/596/2019/04/oai_ojs_pkp_sfu_ca_article_20630#00040.pdf] => 112054
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [340] => 34788
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [310] => 11049
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Adolescente] => 1376
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Comportamento informacional] => 263151
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Estudo de usuário] => 237111
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Rede social] => 263360
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Adolescentes] => 192074
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Estudo de usuários] => 192226
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Redes sociais] => 236020
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comportamiento informacional] => 10715
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Estudio de usuarios] => 62232
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Redes sociales] => 234169
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Adolescentes] => 235737
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Redes sociales] => 255482
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Adolescents] => 65844
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Information behavior] => 237552
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Social networks] => 246341
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [User studies] => 173989
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [User studies] => 279040
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-12-17] => 248418
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [es] => 233522
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação] => 596
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00040-2019-12 NO 2-2] => 111985
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00040-2019-12-] => 230603
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:40:2019-12-2] => 232130
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The information behavior implies aspects of collaboration, since most of the behaviors applied in the search and use of information processes are executed in interaction with other people. New approaches address collaborative information behavior, that is, the behavior of the use of information that is expressly directed at the use of another person or persons belonging to an actor´s personal networks. It is an individual and group conduct of search, retrieval and use of information, which may include information found accidentally, expressly directed to the benefit of other people. In the research conducted, we investigated the differences between two groups of adolescents of different educational levels (n: 94), when they share information, and the influence in this behavior of the emotions and feelings of need for relationship and personal motives. We expose two practical cases to the participants that consist of looking for information, that they want, about leisure content, and another about educational content, to share them once they are located through their mobile devices. Then they responded to a survey, recording their observations of what happened when sharing the contents. The results obtained indicate that, according to the academic level, young people use different means when disseminating information. There are also different types of relationship emotions and personal motives as factors that are influential when sharing information.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [El comportamiento informacional implica aspectos de colaboración pues la mayoría de las conductas aplicadas en los procesos de búsqueda y uso de información se llevan a cabo en interacción con otras personas. Nuevos enfoques abordan el “comportamiento informacional colaborativo”, a saber, el comportamiento de uso de la información que va dirigido expresamente al aprovechamiento de otra u otras personas pertenecientes a redes personales de un sujeto. Se trata de una conducta tanto individual como grupal de búsqueda, recuperación y uso de la información, que puede incluir información encontrada de manera accidental, dirigida expresamente al beneficio de otras personas. En la investigación realizada indagamos las diferencias existentes entre dos grupos de jóvenes de diverso nivel educativo (n:94), cuando comparten información, y la influencia en esta conducta de las emociones y sentimientos de necesidad de relación y de sus motivos personales. Exponemos dos casos prácticos a los participantes que consisten en buscar una información que ellos deseen de contenido de ocio, y otra de contenido educativo, para compartirlas una vez localizadas mediante sus dispositivos móviles. Posteriormente respondieron a una encuesta, registrando sus observaciones de lo acontecido al compartir dichos contenidos. Los resultados conseguidos indican que, según el nivel académico, los jóvenes utilizan medios diferentes al difundir información. Aparecen, además, distintos tipos de emociones de relación y de motivaciones como factores que intervienen al compartir información.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O comportamento informacional tem aspectos de colaboração, uma vez que a maioria dos comportamentos aplicados nos processos de busca e uso da informação é realizada em interação com outras pessoas. Novas abordagens trabalham o comportamento informacional colaborativo, ou seja, o comportamento de uso da informação que é expressamente direcionado ao uso de outra ou de outras pessoas pertencentes a redes pessoais de um sujeito. É uma conduta individual e de grupo de busca, recuperação e uso de informações, que pode incluir informações encontradas acidentalmente, expressamente direcionadas para o benefício de outras pessoas. Na pesquisa realizada, investigamos as diferenças entre dois grupos de jovens de diferentes níveis educacionais (n: 94), quando compartilham informações, e a influência nesse comportamento das emoções e sentimentos de necessidade de relacionamento e motivos pessoais. Nós expomos dois casos práticos para os participantes, que consistem em procurar uma informação que eles querem de conteúdo de lazer, e outro de conteúdo educacional, para compartilhá-los, uma vez que os conteúdos estão localizados através de seus dispositivos móveis. Posteriormente, eles responderam a um teste, registrando suas observações sobre o que aconteceu quando compartilhavam o conteúdo. Os resultados obtidos indicam que, de acordo com o nível acadêmico, os jovens utilizam diferentes meios pra disseminação de informações. Existem também diferentes tipos de emoções e motivações de relacionamento como fatores que interferem no compartilhamento de informações.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20630] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/20630] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v12.n2.2019.20630] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/20630] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol 12 No 2 (2019): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 310-340] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 12 n. 2 (2019): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 310-340] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 12 No. 2 (2019): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 310-340] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 12 Núm. 2 (2019): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 310-340] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1983-5213] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v12.n2.2019] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Emotions of need for relationship and personal reasons when sharing information among adolescents] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Emociones de necesidad de relación y motivos personales al compartir información entre adolescentes] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Emoções de necessidade de relacionamento e motivos pessoais ao compartilhar informações entre adolescentes] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/20630/21344] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/20630/21344] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/20630] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/20630/21344] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20630#00040] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v12.n2.2019.20630] => 0
                        )

                )

        )

)