Article Brapci-Revistas

Big Data como fonte de inovação em museus: o estudo de caso do Museu Britânico

No cenário contemporâneo, os museus têm seus processos influenciados pelas transformações digitais. Eles são centros informacionais que têm o desafio de coletar, organizar, processar, distribuir e analisar um volume exponencial de dados, em formatos diversos, obtidos de diferentes fontes. A utilização do Big Data em museus possibilita a gestão e análise de dados complexos, gerando informações estratégicas que dão embasamento à gestão institucional. A partir dessa perspectiva, tem-se como propósito pesquisar, através do método de estudo de caso, os processos de gestão e análise de dados do Museu Britânico. Este é o segundo museu mais visitado do mundo e tem como diretriz estratégica ser um museu para o cidadão global, amplamente acessível. É possível observar que o uso de Big Data, no caso estudado, é fonte de inovação, estimulando o desenvolvimento dos projetos ResearchSpace - espaço colaborativo de criação, gestão e compartilhamento de conhecimento; e The Museum of The World - plataforma virtual interativa.   @pt


. Big data como fonte de inovação em museus: o estudo de caso do museu britânico. Informação & sociedade: estudos, [????].
NLP0.29
Visto 17 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-03-27] => 111754
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Fernanda miranda de vasconcellos motta] => 111790
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Cátia Rodrigues Barbosa] => 9146
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Ricardo Rodrigues Barbosa] => 5439
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/326/2019/04/oai_periodicos_ufpb_br_article_44005#00019.pdf] => 112084
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relato de experiência] => 75
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Museologia] => 199232
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Gestão da informação] => 233806
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Tecnologia da informação] => 262190
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Transformação digital] => 279317
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Big data] => 227324
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Inovação] => 262113
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Musel] => 7036
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Museu britânico] => 111789
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & sociedade: estudos] => 326
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00019-2019-29-1] => 111749
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [No cenário contemporâneo, os museus têm seus processos influenciados pelas transformações digitais. Eles são centros informacionais que têm o desafio de coletar, organizar, processar, distribuir e analisar um volume exponencial de dados, em formatos diversos, obtidos de diferentes fontes. A utilização do Big Data em museus possibilita a gestão e análise de dados complexos, gerando informações estratégicas que dão embasamento à gestão institucional. A partir dessa perspectiva, tem-se como propósito pesquisar, através do método de estudo de caso, os processos de gestão e análise de dados do Museu Britânico. Este é o segundo museu mais visitado do mundo e tem como diretriz estratégica ser um museu para o cidadão global, amplamente acessível. É possível observar que o uso de Big Data, no caso estudado, é fonte de inovação, estimulando o desenvolvimento dos projetos ResearchSpace - espaço colaborativo de criação, gestão e compartilhamento de conhecimento; e The Museum of The World - plataforma virtual interativa.   ] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/44005] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/44005] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.22478/ufpb.1809-4783.2019v29n1.44005] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Sociedade: Estudos; v. 29, n. 1 (2019)] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1809-4783] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [0104-0146] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Big Data como fonte de inovação em museus: o estudo de caso do Museu Britânico] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/44005/pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufpb.br:article/44005#00019] => 0
                        )

                )

        )

)