Article Brapci-Revistas

Análise e visualização do domínio Internacionalização da Educação Superior no Brasil

Visualizing and analyzing the domain of Internationalization of Higher Education in Brazil

Caracteriza e visualiza as redes de pesquisadores brasileiros e suas inter-relações a partir da produção de artigos científicos e da participação em grupos de pesquisa formalizados no domínio Internacionalização da Educação Superior. Apresenta referencial teórico sobre a internacionalização da educação superior e a abordagem metodológica de análise de domínio. Utiliza a análise de domínio, combinando técnicas bibliométricas, de análise de redes sociais e a análise do conteúdo dos textos do corpus, constituído de 146 artigos de periódicos científicos e trabalhos em eventos a partir de busca nas bases de dados Scopus, Web of Science (coleção principal e SciELO Citation Index), SciELO e Redalyc. Utiliza as métricas e visualizações das redes com Gephi 9.0.2. Constata que, apesar de incipiente, existe uma comunidade de pesquisadores no Brasil organizando-se em torno do domínio Internacionalização da Educação Superior, formalizada inclusive em grupos de pesquisa certificados. Conclui que, embora com pouca parceria internacional e disseminada em fontes predominantemente nacionais, a produção científica discute temas relevantes, reflexos das principais preocupações relacionadas com a geopolítica do conhecimento, a mercantilização da educação e as estratégias de internacionalização.@pt


It characterizes and maps the networks of Brazilian researchers and their interrelationships based on their scientific production in articles and their participation in formalized research groups, in the domain of Internationalization of Higher Education. It presents a theoretical framework on the internationalization of higher education and the methodological approach of domain analysis. It uses domain analysis, combining bibliometric techniques, social network analysis and content analysis of textual corpus, consisting of 146 articles from scientific journals and conference proceedings obtained from Scopus, Web of Science (core collection and SciELO Citation Index), SciELO and Redalyc databases. It uses metrics and network visualizations with Gephi 9.0.2 software. It verifies the existence of an incipient community of Brazilian researchers, already formalized in certified research groups, and organizing around the Internationalization of Higher Education domain. Their scientific production, though with little international partnership and predominantly disseminated in national sources, discusses relevant issues, reflecting that main concerns are related to geopolitics of knowledge, commodification of education and internationalization strategies.@en

. Análise e visualização do domínio internacionalização da educação superior no brasil visualizing and analyzing the domain of internationalization of higher education in brazil. Em questão, [????].

References

  • ABBA, Maria Julieta., CORSETTI, Berenice. Contribuições para uma internacionalização da educação superior desde e para América Latina. A experiência da UNILA e da ELAM. Educação por escrito., v. 7, n. 2, p. 181-200, 2016.
  • ALBRECHTSEN, Hanne. This is not Domain Analysis. Knowledge Organization. v. 42, n. 8, p. 557-661, 2015
  • ALTBACH Philip G.., KNIGHT, Jane. The internationalization of higher education: Motivations and realities. Journal of Studies in International Education, v. 11, n. 3-4, p. 290-305, 2007.
  • BRASIL. Ministério da Educação. MEC afirma que o Ciência sem Fronteiras terá 5 mil bolsistas na pós-graduação. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/46981mec-afirma-que-o-ciencia-sem-fronteiras-tera-5-mil-bolsistas-na-pos-graduacao. Acesso em: 15 set. 2018.
  • CAPES – COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Capes e CNPq apresentam avaliação preliminar do Ciência sem Fronteiras. 2015. Disponível em: http://capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/7583capes-e-cnpq-apresentam-avaliacao-preliminar-do-ciencia-sem-fronteiras. Acesso em: 15 set. 2018
  • CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições Lucrativas. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 54, p. 761-776, 2013.
  • DAL-SOTO, Fábio., ALVES, Juliano Nunes., SOUZA, Yeda Swirski de. A produção científica sobre internacionalização da educação superior na Web of Science: características gerais e metodológicas. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 229249, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698153246
  • DIDOU-AUPETIT, Sylvie. Introducción. In: DIDOU-AUPETIT, Sylvie., ESCOBAR, Vielka (Coord.). Internacionalización de la educación superior y las ciencias en América Latina: un estado del arte. Caracas: IESALC-UNESCO, 2014.
  • FREEMAN, Linton Clarke. The development of social network analysis: A study in the sociology of science. Vancouver: ΣP Empirical Press, 2004.
  • HERMO, Javier., PITTELLI, Cecilia. Globalización e Internacionalización de la Educación Superior. Apuntes para el Estudio de la Situación en Argentina y el Mercosur, Revista Española de Educación Comparada, n. 14, p. 243-268, 2008.
  • HJØRLAND, Birger. Domain analysis in information science: eleven approachestraditional as well as innovative. Journal of Documentation, v. 58, n. 4, p. 422-462, 2002.
  • HJØRLAND, Birger. Domain analysis. Encyclopedia of Knowledge Organization. 2017. Disponível em: http://www.isko.org/cyclo/domain_analysis#ref. Acesso em: 27 ago. 2018.
  • HJØRLAND, Birger., ALBRECHTSEN, Hanne. Toward a new horizon in Information Science: Domain-Analysis. Journal of the American Society for Information Science. v. 6, n. 6, p. 400-425, 1995.
  • KEHM, Barbara., TEICHLER, Ulrich. Research on Internationalisation in Higher Education. Journal of Studies in International Education, v. 11, n. 3-4, p. 260-273, 2007.
  • KNIGHT, Jane. Internationalization Remodeled: Definitions, Rationales, and Approaches. Journal for Studies in International Education, v. 8, n. 1, p. 5-31, 2004.
  • KNIGHT, Jane. The changing landscape of higher education internationalisation – for better or worse? Perspectives: Policy and Practice in Higher Education, v.17, n. 3, p. 84-90, 2013.
  • MARTINS, José Ricardo. UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para América Latina. Ponto-e-vírgula, n. 7, p. 224-243, 2010.
  • MENENGHEL, Stela., AMARAL, Joana. Universidades internacionais na contracorrente. As propostas da UNILA e da UNILAB. Universidades, n. 67, p. 2540, 2016.
  • MONCADA CERÓN, Jesús Salvador. Hacia una internacionalización solidaria de la educación superior. Theoria, v. 20, n. 1, p. 21-32, 2011.
  • MONZÓN, Marcelo A. Internacionalización de la Educación Superior. Análisis y Acción: Apuntes para el desarrollo de un modelo Conceptual. In: TANGELSON, G. (Comp.). Desde el sur: miradas sobre la internacionalización. 1. ed. Remedios de Escalada: Ediciones de la UNLa- Universidad Nacional de Lanús, 2014.
  • MOROSINI, Marília Costa., NASCIMENTO, Lorena Machado do. dissertações. Educ. rev., v. 33, e15507, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/01024698155071
  • OLIVEIRA, Ely Francina Tannuri de., GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. Studies of author cocitation analysis: a bibliometric approach for domain analysis. IRIS, v.2, n.1, p. 12-23, 2013.
  • SAMPAIO, Helena., SAES, Paula. Internationalization of Higher Education: a balance of the literature in Brazil. In: DIDOU-AUPETIT, S., ESCOBAR, V. (Coord.). Internacionalización de la educación superior y las ciencias en América Latina: un estado del arte. Caracas: IESALC-UNESCO, 2014.
  • SÁNCHEZ-TARRAGÓ, Nancy., BUFREM, Leilah Santiago: SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos. La Ciencia de la Información y la Internacionalización de la Educación Superior. Informação and Sociedade: estudos, v.26, p.73-89, 2016. Nonato Macedo dos. La producción científica latinoamericana desde una mirada poscolonial. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 8, p. 182-202, 2015.
  • SÁNCHEZ-TARRAGÓ, Nancy., SANTOS, Raimundo Nonato Macedo., BUFREM, Leilah Santiago. Discusión sobre Políticas de Internacionalización en la Educación Superior: análisis de citas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 20, n. 44, p. 105-126, set./dez. 2015. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20n44p105 Leilah Santiago. Internacionalización de la educación superior: una mirada a sus simientes intelectuales. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: ALÉM DAS NUVENS, EXPANDINDO AS FRONTEIRAS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014, Belo Horizonte, MG. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2014. p. 30983118. Disponível em: http://enancib2014.eci. ufmg.br/documentos/anais/anais-gt7. Acesso em: 17 set. 2018.
  • SÁNCHEZ-TARRAGÓ, Nancy., SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos., BUFREM, Leilah Santiago. Internacionalização da educação superior no Brasil: mapeando um domínio. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 6., 2018, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. Disponível em: https://ebbc.inf.br/ebbc6/docs/6EBBC2018v2018_07_27.pdf. Acesso em: 03 dez. 2018.
  • SHAPERE, Dudley. Scientific theories and their domains. In: SUPPE, F. (Ed). The structure of scientific theories. 2. ed. Urbana: University of Illinois Press, 1977.
  • SMIRAGLIA, Richard P. Domain analysis for knowledge organization: Tools for Ontology Extraction. Waltham, MA: Chandos Publishing, 2015.
  • STEIN, Sharon. Internationalization for an Uncertain Future: Tensions, Paradoxes, and Possibilities. The Review of Higher Education, v. 41, n. 10, p. 3-32, 2017.
  • VARGAS-QUESADA, Benjamin., MOYA-ANEGÓN, Félix. Visualizing the Structure of Science. Berlin: Springer-Verlag, 2007.
NLP0.29
Visto 35 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-03-18] => 111447
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2018-12-31] => 109048
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Nancy Sánchez-tarragó] => 9282
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Raimundo Nonato Macedo dos Santos] => 6876
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Leilah Santiago Bufrem] => 4219
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2019/03/oai_seer_ufrgs_br_article_86865#00002.pdf] => 111500
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [215] => 1526
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [193] => 2772
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontro brasileiro de bibliometria e cientometria] => 67
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciëncia social aplicada] => 2102
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Internacionalização da educação superior] => 111467
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Análise de domínio] => 249065
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Análise de rede social] => 280049
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Mapa de ciência] => 111468
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Brasil] => 235905
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Análise de redes sociais] => 234525
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Mapas de ciência] => 268038
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Brasil] => 236169
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-12-31] => 234211
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2018-24-] => 111445
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Caracteriza e visualiza as redes de pesquisadores brasileiros e suas inter-relações a partir da produção de artigos científicos e da participação em grupos de pesquisa formalizados no domínio Internacionalização da Educação Superior. Apresenta referencial teórico sobre a internacionalização da educação superior e a abordagem metodológica de análise de domínio. Utiliza a análise de domínio, combinando técnicas bibliométricas, de análise de redes sociais e a análise do conteúdo dos textos do corpus, constituído de 146 artigos de periódicos científicos e trabalhos em eventos a partir de busca nas bases de dados Scopus, Web of Science (coleção principal e SciELO Citation Index), SciELO e Redalyc. Utiliza as métricas e visualizações das redes com Gephi 9.0.2. Constata que, apesar de incipiente, existe uma comunidade de pesquisadores no Brasil organizando-se em torno do domínio Internacionalização da Educação Superior, formalizada inclusive em grupos de pesquisa certificados. Conclui que, embora com pouca parceria internacional e disseminada em fontes predominantemente nacionais, a produção científica discute temas relevantes, reflexos das principais preocupações relacionadas com a geopolítica do conhecimento, a mercantilização da educação e as estratégias de internacionalização.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [It characterizes and maps the networks of Brazilian researchers and their interrelationships based on their scientific production in articles and their participation in formalized research groups, in the domain of Internationalization of Higher Education. It presents a theoretical framework on the internationalization of higher education and the methodological approach of domain analysis. It uses domain analysis, combining bibliometric techniques, social network analysis and content analysis of textual corpus, consisting of 146 articles from scientific journals and conference proceedings obtained from Scopus, Web of Science (core collection and SciELO Citation Index), SciELO and Redalyc databases. It uses metrics and network visualizations with Gephi 9.0.2 software. It verifies the existence of an incipient community of Brazilian researchers, already formalized in certified research groups, and organizing around the Internationalization of Higher Education domain. Their scientific production, though with little international partnership and predominantly disseminated in national sources, discusses relevant issues, reflecting that main concerns are related to geopolitics of knowledge, commodification of education and internationalization strategies.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/86865] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/86865] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245240.193-215] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; v. 24, Edição Especial 6 EBBC, 2018; 193-215] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Análise e visualização do domínio Internacionalização da Educação Superior no Brasil] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Visualizing and analyzing the domain of Internationalization of Higher Education in Brazil] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/86865/52334] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/86865/46750] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/86865/46751] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/86865/46752] => 0
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/86865/46753] => 0
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/86865/46754] => 0
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/86865/46755] => 0
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/86865/46756] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/86865] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/86865/52334] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/86865#00002] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245240.193-215] => 0
                        )

                )

        )

)