Article Brapci-Revistas

Mapeamento do conhecimento científico: uma proposta de método baseado em genealogia acadêmica

Mapping of scientific knowledge: A method based on Academic Genealogy

A estruturação do conhecimento fornece os meios para organizar o saber formal em categorias que facilitem sua gestão e contribuam para sua disseminação. Entretanto os modelos formais de classificação do conhecimento não permitem a observação das relações existentes entre as diferentes categorias ou do fluxo desse conhecimento entre membros da comunidade científica. Neste trabalho, buscamos estruturar o saber científico, representado por mapas da ciência, considerando a estrutura hierárquica fornecida pela Genealogia Acadêmica. Utilizamos, como estudo de caso, a descendência acadêmica de Johann Bernoulli representada em forma de grafo de genealogia e as informações biográficas disponibilizadas pelo Wikipedia em concordância com o padrão desenvolvido pelo Mathematics Subject Classification, além de um glossário de áreas da matemática. Para inferir os tópicos do conhecimento aos matemáticos que não possuíam informações, utilizamos um procedimento de propagação de tópicos que considera a topologia do grafo de genealogia. Consideramos que identificar e estudar o fluxo do conhecimento científico entre gerações de pesquisadores é uma tarefa importante para entender como o conhecimento do estado da arte foi difundido. Contudo, no nosso entendimento, essa tarefa foi pouco explorada pela comunidade científica devido à inexistência de conjuntos de dados. Acreditamos que este trabalho permitirá a definição de um novo método computacional para o estudo de fluxo de conhecimento. A relevância do trabalho recai na possibilidade de descoberta de novas informações que auxiliem a identificar, analisar e estruturar os mapas da ciência.@pt


The structuring of knowledge provides the means to organize formal knowledge into categories that facilitate its management and contribute to its dissemination. However, the formal models of knowledge classification do not allow the observation of the relationships between the different categories or the flow of this knowledge among members of the scientific community. In this work, we seek to structure scientific knowledge, represented by maps of science, considering the hierarchical structure provided by academic genealogy. We used, as a case study, all the academic descendants of Johann Bernoulli represented in the form of genealogy graph and the biographical information provided by Wikipedia following the standard developed by Mathematics Subject Classification as well as a glossary of areas of mathematics. To infer knowledge topics from mathematicians who did not have information, we used a topic propagation procedure that considers the topology of the genealogy graph. We believe that identifying and studying the flow of scientific knowledge among generations of researchers is an essential task in understanding how state-of-the-art knowledge has spread. However, in our understanding, this task was little explored by the scientific community due to the lack of data sets. We believe that this work will allow the definition of a new computational method for the study of knowledge flow. The relevance of the work lies in the possibility of discovering new information that helps to identify, analyze and structure the maps of science.@en

. Mapeamento do conhecimento científico: uma proposta de método baseado em genealogia acadêmica mapping of scientific knowledge: a method based on academic genealogy. Em questão, [????].

References

  • BOSCHMA, Ron., HEIMERIKS, Gaston., BALLAND, Pierre-Alexandre. Scientific knowledge dynamics and relatedness in biotech cities. Research Policy, v. 43, n. 1, p. 107-114, 2014.
  • BUFREM, Leilah Santiago., SILVA, Fábio Mascarenhas., SOBRAL, Natanael Vitor Análise das influências intelectuais na produção científica da área de Ciência da Informação: um estudo sobre os bolsistas de produtividade em pesquisa (PQ-CNPq). Em Questão, v. 23, p. 115-141, 2017.
  • CRONIN, Blaise., SUGIMOTO, Cassidy R. Beyond bibliometrics: Harnessing multidimensional indicators of scholarly impact. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2014.
  • DAMACENO, Rafael Jeferson Pezzuto., ROSSI, Luciano., MENA-CHALCO, Jesús. P. Identificação do grafo de genealogia acadêmica de pesquisadores: uma abordagem baseada na Plataforma Lattes. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON DATABASES, 32., 2017, Minas Gerais. Anais... Minas Gerais: UFU, 2017.
  • DING, Cherng G.., HUNG, Wen-Chi., LEE, Meng-Che., WANG, Hung-Jui. Exploring paper characteristics that facilitate the knowledge flow from science to technology. Journal of Informetrics, v. 11, n. 1, p. 244-256, 2017.
  • INOMATA, Danielly Oliveira., RADOS, Gregório Jean Varvakis O fluxo da informação tecnológica no processo de desenvolvimento de produtos biotecnológicos: uma construção teórico-conceitual. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12., 2011, Brasília. Anais... Brasília: UnB, 2011.
  • MOHAMMADI, Ehsan., THELWALL, Mike Mendeley readership altmetrics for the social sciences and humanities: Research evaluation and knowledge flows. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 65, n. 8, p. 1627-1638, 2014.
  • ROSSI, Luciano., MENA-CHALCO, Jesús P. Caracterização de árvores de genealogia acadêmica por meio de métricas em grafos. In: BRASNAM – BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING, 3., 2014, Brasília. Anais... Brasília: UnB, 2014.
  • ROSSI, Luciano., FREIRE, Igor Leite., MENA-CHALCO, Jesús P. Genealogical index: A metric to analyze advisor-advisee relationships. Journal of Informetrics, v. 11, n. 2, p. 564-582, 2017.
  • ROSSI, Luciano., MENA-CHALCO, Jesús P. Criação de grafos de tópicos do conhecimento baseada em genealogia acadêmica. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 6., 2018, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2018.
  • SORENSON, Olav., RIVKIN, Jan W.., FLEMING, Lee Complexity, networks and knowledge flow. Research Policy, v. 35, n. 7, p. 994-1017, 2006.
  • TOBARRA, Llanos., ROBLES-GÓMEZ, Antonio., ROS, Salvador., HERNÁNDEZ, Roberto., CAMINERO, A. Caminero Analyzing the students’ behavior and relevant topics in virtual learning communities. Computers in Human Behavior, v. 31, n. 1, p. 659-669, 2014.
  • WIKIPEDIA, The Free Encyclopedia. Johann Bernoulli. 2019. Disponível em: https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Johann_Bernoulli and oldid=876077724 . Acesso em: 22 jan. 2019.
NLP0.29
Visto 15 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-03-18] => 111447
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2018-12-31] => 109048
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Luciano Rossi] => 111458
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Jesus Pascual Mena-Chalco] => 246745
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2019/03/oai_seer_ufrgs_br_article_86819#00002.pdf] => 111504
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [192] => 1857
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [172] => 2644
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontro brasileiro de bibliometria e cientometria] => 67
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência exata e da terra] => 41400
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da computação] => 269911
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Fluxo de conhecimento] => 276355
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Mapa da ciência] => 92252
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Tópico de conhecimento] => 111457
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Genealogia acadêmica] => 199212
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Mapas da ciência] => 268036
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Tópicos de conhecimento] => 268037
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-12-31] => 234211
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2018-24-] => 111445
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A estruturação do conhecimento fornece os meios para organizar o saber formal em categorias que facilitem sua gestão e contribuam para sua disseminação. Entretanto os modelos formais de classificação do conhecimento não permitem a observação das relações existentes entre as diferentes categorias ou do fluxo desse conhecimento entre membros da comunidade científica. Neste trabalho, buscamos estruturar o saber científico, representado por mapas da ciência, considerando a estrutura hierárquica fornecida pela Genealogia Acadêmica. Utilizamos, como estudo de caso, a descendência acadêmica de Johann Bernoulli representada em forma de grafo de genealogia e as informações biográficas disponibilizadas pelo Wikipedia em concordância com o padrão desenvolvido pelo Mathematics Subject Classification, além de um glossário de áreas da matemática. Para inferir os tópicos do conhecimento aos matemáticos que não possuíam informações, utilizamos um procedimento de propagação de tópicos que considera a topologia do grafo de genealogia. Consideramos que identificar e estudar o fluxo do conhecimento científico entre gerações de pesquisadores é uma tarefa importante para entender como o conhecimento do estado da arte foi difundido. Contudo, no nosso entendimento, essa tarefa foi pouco explorada pela comunidade científica devido à inexistência de conjuntos de dados. Acreditamos que este trabalho permitirá a definição de um novo método computacional para o estudo de fluxo de conhecimento. A relevância do trabalho recai na possibilidade de descoberta de novas informações que auxiliem a identificar, analisar e estruturar os mapas da ciência.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The structuring of knowledge provides the means to organize formal knowledge into categories that facilitate its management and contribute to its dissemination. However, the formal models of knowledge classification do not allow the observation of the relationships between the different categories or the flow of this knowledge among members of the scientific community. In this work, we seek to structure scientific knowledge, represented by maps of science, considering the hierarchical structure provided by academic genealogy. We used, as a case study, all the academic descendants of Johann Bernoulli represented in the form of genealogy graph and the biographical information provided by Wikipedia following the standard developed by Mathematics Subject Classification as well as a glossary of areas of mathematics. To infer knowledge topics from mathematicians who did not have information, we used a topic propagation procedure that considers the topology of the genealogy graph. We believe that identifying and studying the flow of scientific knowledge among generations of researchers is an essential task in understanding how state-of-the-art knowledge has spread. However, in our understanding, this task was little explored by the scientific community due to the lack of data sets. We believe that this work will allow the definition of a new computational method for the study of knowledge flow. The relevance of the work lies in the possibility of discovering new information that helps to identify, analyze and structure the maps of science.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/86819] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/86819] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245240.172-192] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; v. 24, Edição Especial 6 EBBC, 2018; 172-192] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Mapeamento do conhecimento científico: uma proposta de método baseado em genealogia acadêmica] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Mapping of scientific knowledge: A method based on Academic Genealogy] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/86819/52332] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/86819/46774] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/86819/46775] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/86819/46776] => 0
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/86819/46777] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/86819] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/86819/52332] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/86819#00002] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245240.172-192] => 0
                        )

                )

        )

)