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Introdução: O artigo problematiza a relação entre arquivos e memória a partir da função arquivística da avaliação de documentos Objetivo: Recorrer aos estudos contemporâneos da memória para refletir sobre o ato de avaliar documentos e sua respectiva aferição de “valores” para guarda permanente. Metodologia: análise bibliográfica e sistematização dos conceitos de “sociotransmissores”, esquecimento, memória multidirecional e governança memorial. Resultados: propõe uma ampliação das relações entre memória, patrimônio e arquivos, superando a ideia do arquivo apenas como um “lugar de memória” para abranger as funções arquivísticas, seus conceitos, termos e teorias. Conclusões: aproximam-se as concepções de “memória multidirecional”, “governança memorial” e a atividade de avaliação documental.@pt
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Metodologia: análise bibliográfica e sistematização dos conceitos de “sociotransmissores”, esquecimento, memória multidirecional e governança memorial. Resultados: propõe uma ampliação das relações entre memória, patrimônio e arquivos, superando a ideia do arquivo apenas como um “lugar de memória” para abranger as funções arquivísticas, seus conceitos, termos e teorias. Conclusões: aproximam-se as concepções de “memória multidirecional”, “governança memorial” e a atividade de avaliação documental.] => 0 ) [1] => Array ( [Cada vez mais a Internet tem sido considerada fonte de referência, principalmente entre os nativos digitais. Uma vez que a Internet é explorada principalmente pelos motores de busca, reflete-se sobre o Google, que se destacou como preferido pelos usuários e líder do segmento em questão. Diante disto, este artigo se propõe a pensar o ethos da profissão de bibliotecário escolar nos dias atuais: deveres, possiblidades, contribuições e espaços de atuação. Para tanto, narram-se três atividades distintas; realizadas em bibliotecas escolares diferentes, mas que igualmente, permitiram observar o caráter da biblioteca escolar e o confronto ante a busca de informação na Internet (através do Google). Os principais resultados apontam que o Google se consolidou no cotidiano dos jovens estudados. Com relação à biblioteca, constatou-se que as tecnologias digitais e o buscador unicamente não são deliberativos para sua (in)utilização. Houve intensa variação relacionada ao tipo de escola, à atuação dos professores e o contexto familiar. Como cada biblioteca é única, assim como o aluno e instituição, relata-se a conveniência de realizar um estudo de usuários indicativo do perfil e do comportamento informacional dos estudantes; bem como ouvir os professores para uma tentativa de colaboração.Palavras-chave: Biblioteca escolar. Competência informacional. Google. Pesquisa escolar. Prática bibliotecária.Link: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1088/pdf] => 0 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Introduction: The article questions the relations between archives and memory starting from archival functions of document evaluation. Objective: To use contemporary memory studies to reflect on the act of evaluating documents and their respective assessment of values for permanent custody. Methodology: bibliographic analysis and systematization of concepts of sociotransmitters, forgetfulness, multidirectional memory and memorial governance. Results: the paper proposes an extention of the relations between memory, heritage and archives, overcoming the idea of archive just as a âplace of memoryâ to accommodate the archival functions, its concepts, terms and theories. Conclusions: the concepts of multidirectional memory, memorial governance, and the document evaluation activity are approximated.] => 0 ) [1] => Array ( [Introduction: The article questions the relations between archives and memory starting from archival functions of document evaluation. Objective: To use contemporary memory studies to reflect on the act of evaluating documents and their respective assessment of values for permanent custody. Methodology: bibliographic analysis and systematization of concepts of sociotransmitters, forgetfulness, multidirectional memory and memorial governance. Results: the paper proposes an extention of the relations between memory, heritage and archives, overcoming the idea of archive just as a “place of memory” to accommodate the archival functions, its concepts, terms and theories. Conclusions: the concepts of multidirectional memory, memorial governance, and the document evaluation activity are approximated.] => 0 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Introducción: El artículo problematiza la relación entre los archivos y la memoria a partir de la función archivística de la evaluación de documentos. Objetivo: recurrir a los estudios contemporáneos de la memoria para reflexionar sobre el acto de evaluar documentos y su respectiva verificación de “valores” para guardia permanente. Metodología: análisis bibliográfico y sistematiza los conceptos de “sociotransmisores”, olvido, memoria multidireccional y governanza memorial, todos vinculados al objetivo central. Resultados: propone una ampliación de las relaciones entre la memoria, el patrimonio y los archivos, superando la idea del archivo sólo como un “lugar de memoria” para abarcar las funciones archivísticas, sus conceptos, términos y teorías. Conclusiones: se propone una aproximación entre la concepción de “memoria multidireccional”, “governanza memorial” y la atividad de evaluación documental.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.www.uel.br:article/31806] => 0 ) [1] => Array ( [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31806] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/31806] => 0 ) [1] => Array ( [10.5433/1981-8920.2019v24n1p403] => 0 ) [2] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/31806] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Informação & Informação; v. 24, n. 1 (2019); 403-423] => 0 ) [1] => Array ( [1981-8920] => 0 ) [2] => Array ( [Informação & Informação; v. 24 n. 1 (2019); 403-423] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [A arte da destruição controlada: reflexões sobre avaliação arquivística e memória] => 0 ) [1] => Array ( [GOOGLETECA? 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