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Gestão do conhecimento no brasil: a abordagem dos textos jornalíticos

As publicações não acadêmicas, dentre elas as jornalísticas, comparadas aos artigos acadêmicos, apresentam maior capacidade de influenciar o cotidiano empresarial, sobretudo, em função da utilização de linguagem didática e acesso aos empresários, podendo interferir na receptividade aos modelos organizacionais. nessa direção, o objetivo desse estudo é investigar a abordagem de textos jornalísticos dirigidos ao público empresarial, acerca das iniciativas de adoção de gestão do conhecimento no brasil. para tanto, é realizada pesquisa documental direcionada para a base eletrônica exame.com, site que reúne o conteúdo das principais revistas brasileiras direcionadas ao público empresarial. o conjunto de documentos identificados é sintetizado em duas categorias de abordagem: (a) gestão do conhecimento como fonte de vantagem competitiva; e (b) gestão do conhecimento como práticas associadas a um dos três pilares (dimensão humana, tecnológica ou processos). os resultados mostram que a abordagem de gestão do conhecimento, nos textos jornalísticos: (1) inicialmente, é coerente com a abordagem dos textos científicos, apresentando gestão do conhecimento, frequentemente, como abordagem estratégica e o conhecimento como fonte de vantagem competitiva; (2) gradativamente, passa a abordar a gestão do conhecimento como um conjunto de práticas relacionado à dimensão humana ou tecnológica; (3) tende a enfatizar a dimensão humana, tratando, algumas vezes, a gestão do conhecimento como processo de gestão de pessoas; (4) é crítica em relação à efetividade dos modelos e “modismos” gerenciais; (5) oferece contribuição reduzida para o conhecimento sobre processos, eficiência operacional e diálogo entre gestão do conhecimento e inovação; (6) menciona nos textos, produção acadêmica internacional. como estudos futuros, recomenda-se a ampliação desta pesquisa, investigando outras fontes não acadêmicas ou outros atores sociais.@pt


. Gestão do conhecimento no brasil: a abordagem dos textos jornalíticos. Perspectivas em gestão & conhecimento, [????].
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