Article Brapci-Revistas

Bibliotecas escolares: tendências globais

School libraries: global trends Abstract

This article discusses the technology and teaching/learning process transformation and the impact of these changes at the school libraries, specifically in terms of collection development, space design and the role of librarians. The literature analysis shows a tendency to adopt learning models based on collaborative construction of knowledge, with an emphasis on understanding learning and teaching activities in several environments. The school libraries can accept and subsidize the varied teaching activities, transforming itself not only in a place of information appropriation, but also in a place where knowledge is produced through connected and diversified collaborative activities. The librarian needs to strengthen their domination of technology in order to obtain, manage, produce and share information. The reading incentive continues to be important but it needs to be expanded to different media and formats.@en


Este artigo aborda as transformações do processo de ensinoaprendizagem e das tecnologias e o impacto dessas nas bibliotecas escolares, especificamente, na formação do acervo, na configuração do espaço e no papel dos bibliotecários. A análise da literatura mostra tendência à adoção de modelos de aprendizagem baseados na construção colaborativa do conhecimento, com ênfase na aprendizagem compreensiva e atividades de ensino em ambientes diversificados. As bibliotecas escolares podem acolher e subsidiar atividades de ensino variadas, transformando-se em locais não apenas de apropriação da informação, mas também de produção do conhecimento por meio de atividades colaborativas, conectadas e diversificadas. O bibliotecário precisa fortalecer o domínio de tecnologias para obtenção, gerenciamento, produção e compartilhamento de informações. O fomento à leitura continua a ser importante, mas precisa ser ampliado para diferentes suportes e formatos.@pt

. School libraries: global trends abstract bibliotecas escolares: tendências globais. Em questão, [????].

References

  • AAKER, David A. Administração estratégica de mercado. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
  • AUSTRALIAN LIBRARY AND INFORMATION ASSOCIATION. 50:50 by 2020. Kingston: ALIA, 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2015.
  • BRASNFORD, John D.., BROWN, Ann L.., COCKING, Rodney R. (org). Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola. Tradução Carlos David Szlak. São Paulo: Senac, 2007.
  • BREEDING, Marshall. Tech trends and challenges for K-12 school libraries. Computers in Libraries, Medford,NJ, v. 33, n.7, p. 26-29, Sept. 2013.
  • CANINO-FLUIT, Ana. School library makerspaces: making it up as I go. Teacher Librarian, Lawrence, KS v. 41, n. 5, p. 21-27, jun. 2014.
  • CORDEIRO, Alexander Magno et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, p. 428-431, nov./dez. 2007. Disponível em: . Acesso em: 07 Jun. 2016.
  • COOPER, O. P.., BRAY, Marty. School library media specialist-teacher collaboration: characteristics, challenges, opportunities. TechTrends, Cham, v. 55, n. 4, p. 48-55, 2011.
  • EASLEY, Michelle., YELVINGTON, Marie. What´s in a name: reimagining the school library program. Teacher Librarian, Lawrence,v. 42, n. 5, p. 21, jun. 2015.
  • GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Centro de Recursos de Aprendizagem biblioteca escolar para o século . Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 11, n. 1, p. 138-153, jan./abr., 2013. Disponível em: . Acesso em: 9 jul. 2016.
  • GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias., TESCAROLO, Ricardo. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 41-56, apr. 2010. Disponível em: . Acesso em: 9 jul. 2016.
  • GRIGSBY, Susan. Re-imagining the 21st Century School Library: From Storage Space to Active Learning Space. TechTrends, Cham , v. 59, n. 3, p. 103106, may./june. 2015.
  • HARRIS, Christopher. Fact or fiction? Libraries can thrive in the Digital Age. Phi Delta Kappan, Arlington, v. 96, n. 3, p. 20-25, nov. 2014.
  • HAY, L. Experience the "shift": Build an iCentre. Teacher Librarian, Lawrence, v. 39, n. 5, p. 29-35, jun. 2012.
  • HOUGH, Michael. Libraries as iCentres: helping schools. Australian School Library Association, Melbourne, Victoria , v. 25, n. 1, p. 5-9, 2011. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2015.
  • JOHNSON, Doug. Power up!/ the new school library. Educational Leadership, Alexandria VA , v. 71, n. 2, p. 84-85, oct. 2013. Disponível em: . Acesso em: 6 jul. 2016.
  • JOHNSON, L. et al. NMC Horizon Report: edição educação Básica 2015. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2015. Disponível em: . Acesso em: 6 jul. 2016.
  • JORGE, Marcos. Universidade discute inovação e acessibilidade no ensino. São Paulo: UNESP, 2014. Disponível em: . Acesso em: 6 jul. 2016.
  • LOERTSCHER, D. V.., PREDDY, L.., DERRY, B. Makerspaces in the School Library Learning Commons and the uTEC Maker Model. Teacher Librarian, Lawrence, v. 41, n. 2, p. 48-51, dec. 2013.
  • LOERTSCHER, D. V.., KOECHLIN, C. Theory and research as the foundational elements of a learning commons. Teacher Librarian, Lawrence, v. 39, n. 3, p. 48-51, fev. 2012. v. 39, n.5, p. 74, feb. 2012.
  • O´CONNELL, Judy., BALES, Jennie., MITCHELL, Pru. [R]Evolution in Reading cultures: 2020 vision for school libraries. The Australian Library Journal, [S.l.], v. 64, n. 3, p. 194-208, 2015. DOI:10.1080/00049670.2015.1048043
  • SULLIVAN, Margaret. Divine design: how to create the 21st-century school library of your dreams. School Library Journal, New York, NY, v. 57, n. 4, p. 26-32, apr. 2011. Disponível em: . Acesso em: 6 jul. 2016.
  • SHAW, Carolyn., FLYNN, Darren., BARRETT, Lynn. The BRIDGE LEARNING COMMONS: A whole school approach to learning for the future: first steps. The School librarian, Sydney, v. 62, n. 1 p. 3 -5, 2014.
  • TAYLOR, Natalie Greene., SUBRAMANIAM, Mega., WAUGH, Amanda. the school libraian as learning alchemist: transforming the Future of Education. American Libraries Magazine, Chicago, fev. 2015. Disponível em: . Acesso em: 9 set. 2015.
  • TENDÊNCIA. In: DICIONÁRIO do Aurélio Online. c2016. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2015.
NLP0.29
Visto 22 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2016-09-29] => 8771
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque] => 1329
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Helen de Castro Silva Casarin] => 2017
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2018/09/oai_seer_ufrgs_br_article_60697#00002.pdf] => 47059
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [55] => 4214
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [36] => 3265
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [School library] => 266590
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Technology] => 264293
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Learning] => 256382
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Librarian] => 235086
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Collection development] => 267785
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Collection development] => 6967
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciëncia social aplicada] => 2102
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Educação] => 234411
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 232760
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Tecnologia] => 227413
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Aprendizagem] => 266091
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Bibliotecário] => 235088
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Formação de coleção] => 10836
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Formação de coleções] => 267786
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 247552
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2016-09-29] => 267782
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2016-22-3] => 8768
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This article discusses the technology and teaching/learning process transformation and the impact of these changes at the school libraries, specifically in terms of collection development, space design and the role of librarians. The literature analysis shows a tendency to adopt learning models based on collaborative construction of knowledge, with an emphasis on understanding learning and teaching activities in several environments. The school libraries can accept and subsidize the varied teaching activities, transforming itself not only in a place of information appropriation, but also in a place where knowledge is produced through connected and diversified collaborative activities. The librarian needs to strengthen their domination of technology in order to obtain, manage, produce and share information. The reading incentive continues to be important but it needs to be expanded to different media and formats.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este artigo aborda as transformações do processo de ensinoaprendizagem e das tecnologias e o impacto dessas nas bibliotecas escolares, especificamente, na formação do acervo, na configuração do espaço e no papel dos bibliotecários. A análise da literatura mostra tendência à adoção de modelos de aprendizagem baseados na construção colaborativa do conhecimento, com ênfase na aprendizagem compreensiva e atividades de ensino em ambientes diversificados. As bibliotecas escolares podem acolher e subsidiar atividades de ensino variadas, transformando-se em locais não apenas de apropriação da informação, mas também de produção do conhecimento por meio de atividades colaborativas, conectadas e diversificadas. O bibliotecário precisa fortalecer o domínio de tecnologias para obtenção, gerenciamento, produção e compartilhamento de informações. O fomento à leitura continua a ser importante, mas precisa ser ampliado para diferentes suportes e formatos.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/60697] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/60697] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245223.36-55] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/60697] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; v.22, n.3, set/dez. 2016; 36-55] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [School libraries: global trends Abstract] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Bibliotecas escolares: tendências globais] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/60697/38415] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/60697/33175] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/60697/38415] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/60697/33175] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/60697] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/60697/38415] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/60697#00002] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245223.36-55] => 0
                        )

                )

        )

)