Article Brapci-Revistas

A Competência Informacional fundamentada na dimensão ética

Information Literacy based on the ethical dimension

This study focuses on Information Literacy, signaling what are the components that constitute it. The work shows the importance of attitudes and virtues grounded on morals and ethics, and postulates that through the actions developed by Information Professionals, occurs the presentation of new knowledge to individuals, making them more reflective and encouraging a new way of thinking and relating oneself. Demonstrates the social responsibilities of professionals that work with information, prompting harmonious behaviors that take into account the efficiency and also the happiness and well being of the group.@en


Trata da Competência Informacional, sinalizando os elementos constituintes da mesma. Apresenta a relevância de atitudes e virtudes que tenham como pano de fundo a moral e a ética. Postula que por meio das ações desenvolvidas pelo Profissional da Informação, ocorre a apresentação de novos saberes ao indivíduo, tornando-os mais reflexivos, incitando um novo modo de pensar e se relacionar. Demonstra as responsabilidades sociais dos profissionais que trabalham com a informação, instigando condutas harmoniosas que levem em conta a eficiência e também a felicidade e o bem do coletivo. @pt

. Information literacy based on the ethical dimension a competência informacional fundamentada na dimensão ética. Em questão, [????].

References

  • ALMEIDA, Marco Antônio de. Mediações da cultura e da informação: perspectivas sociais, políticas e epistemológicas. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 1, n. 1, p.1-23, 2008. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2013.
  • ANDRADE, Zilda Aparecida Freitas de. Gestão da ética nas organizações: possibilidades aos profissionais de relações públicas e comunicação organizacional. 2010. 235 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2013.
  • ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução Torrierri Guimarães. São Paulo: Martin Claret, 2009. (Coleção A obra-prima de cada autor).
  • BASSETTO, Clemilton Luís., BELLUZZO, Regina Célia Baptista. A competência em informação como diferencial competitivo para os profissionais de informação no contexto da sociedade Informacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos. Florianópolis, 2013. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2013.
  • BELLUZZO, Regina Célia Baptista., KOBAYASHI, Maria do Carmo Monteiro., FERES, Glória Georges. Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento. Educação Temática Digital, Campinas, v. 6, n. 1, p.81-99, dez. 2004. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2013.
  • CASTRO, César Augusto. Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas. Informação and Sociedade: Estudos. João Pessoa, v. 10, n. 1, p. 1-13, 2000. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2013.
  • CATTS, Ralph., LAU, Jesus. Towards Information Literacy indicators: conceptual framework paper prepared by Ralph Catts and Jesus Lau. Paris:
  • UNESCO, 2008. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2014.
  • CHAUI, Marilena. O ser humano é um ser social. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
  • COMTE-SPONVILLE, André. Pequeno tratado das grandes virtudes. São Paulo: Martins Fontes, São Paulo, 1999. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2013.
  • FERNANDES, Geni. Ações de informação e práticas documentárias como políticas difusas de memória. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v.2. n.1, p.208-226, jan./jun. 2011. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2013.
  • FERNÁNDEZ-MOLINA, J. Carlos. Los aspectos éticos en la formación de los profesionales de la información. [1999?]. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2013.
  • FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. Sobre a ética da informação. In: FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo (Org.). Ética da informação: conceitos, abordagens, aplicações. João Pessoa: Ideia, 2010, p. 5-10. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2013.
  • FREIRE, Isa Maria. A consciência possível para uma ética da informação na sociedade em rede. In: FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo (Org.). Ética da informação: conceitos, abordagens, aplicações. João Pessoa: Ideia, 2010, p. 78-105. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2013.
  • FREIRE, Isa Maria., SILVA, Alba Lígia de Almeida., LIMA, Geysa Flávia Câmara de. A mandala das virtudes da biblioteconomia: relato de pesquisa. In:
  • CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos. Florianópolis, 2013. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2013.
  • GASQUE, Kelley Gonçalves Dias., TESCAROLO, Ricardo. Sociedade da aprendizagem: informação, reflexão e ética. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 3, p.35-40, set./dez. 2004. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2013.
  • LAMBERT, William Wilson., LAMBERT, Wallace E. Psicologia social. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.
  • LAU, Jesus. Information literacy indicators: a must for countries. IFLA Satellite Conference. Canada, August 18-19, 2008. Disponível em: Acesso em: 17 jun. 2013.
  • LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
  • MARCHIONNI, Antônio. Ética: a arte do bom. Petrópolis: Vozes, 2008.
  • MATHEUS, Carlos. Max Scheler e a gênese axiológica do conhecimento. Revista Margem, São Paulo, n. 16, p. 13-27, dez. 2002. Disponível em: . Acesso em: 17 dez. 2013.
  • ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – UNESCO. Alfabetização como liberdade. Brasília: UNESCO, MEC, 2003. Disponível em: . Acesso em: 25
  • RIOS, Terezinha Azerêdo. A presença da filosofia e da ética no contexto profissional. Revista Organicom, São Paulo, v. 5, n. 8, 2008. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2013.
  • RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1999. (Coleção Questões da Nossa Época., v. 16).
  • RODRIGUES, Aroldo. Psicologia social PA a principiantes: estudo da interação humana. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
  • ROS, Maria. Valores, atitudes e comportamento: uma nova visita a um tema clássico. In: ROS, Maria., GOUVEIA, Valdiney V. (Org.). Psicologia social dos valores humanos: desenvolvimentos teóricos, metodológicos e aplicados. São Paulo: Editora SENAC, 2006. p. 88-114 .
  • SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Ética. 16. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
  • SANTOS, Jorge Augusto da. A noção de “justa medida” no político (284 a-285 c) de Platão. Síntese, Belo Horizonte, v. 33, n. 106, p. 273-290, 2006. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2013.
  • SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
  • SOUZA, Francisco das Chagas de. Conduta profissional, discurso ético e ética do discurso na biblioteconomia. Informação and Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 147-169, jan./jun. 2005. Disponível em: Acesso em: 08 set. 2013.
  • SOUZA, Francisco das Chagas de. Ética e deontologia: textos para profissionais atuantes em bibliotecas. Florianópolis: Editora da UFSC, 2002.
  • TRINDADE, Rui. A ação educativa como um empreendimento ético: uma reflexão que se quer mais urgente do que apressada. In: GARCIA, Joe., TRINDADE, Rui. Ética e Educação: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012. p. 23- 84.
  • URBANETTO, Rosanara Pacheco., ROSA, Tatiana. Atitudes dos profissionais da Arquivologia em relação às qualidades consideradas fundamentais: um momento de olhada no reflexo do espelho. In: INTERNATIONAL CONVENTION OF ARCHIVISTS, 4., 2012, San Bernardo, Chile. Anais eletrônicos. San Bernardo, 2012. Disponível em: . Acesso
  • VITORINO, Elizete Vieira., PIANTOLA, Daniela. Dimensões da Competência Informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n.1, p.99-110, jan./abr., 2011. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2013.
  • WOJTYLA, Karol. Max Scheler e a ética cristã. Tradução de Diva Toledo Pisa. Curitiba: Champagnat, 1993.
  • ZARIFIAN, P. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo: Editora SENAC, 2003. Information Literacy based on the ethical dimension.
NLP0.29
Visto 19 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2014-12-05] => 8734
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Priscila Lopes Menezes] => 10819
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Elizete Vieira Vitorino] => 1151
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2018/09/oai_seer_ufrgs_br_article_46044#00002.pdf] => 47051
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [_repository/47/2020/12/oai_seer_ufrgs_br_article_46044#00002.pdf] => 150228
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [107] => 3454
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [86] => 121
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information literacy] => 221991
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ethics] => 171432
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Information professional] => 263686
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Attitudes] => 191015
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Virtues] => 267622
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Virtues] => 4163
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Arquivologia] => 233973
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Competência informacional] => 263015
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Ética] => 235914
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Profissional da informação] => 265033
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Atitude] => 189711
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Virtude] => 4160
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Atitudes] => 191019
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Virtudes] => 267623
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2014-12-05] => 233560
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2014-20-2] => 8726
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This study focuses on Information Literacy, signaling what are the components that constitute it. The work shows the importance of attitudes and virtues grounded on morals and ethics, and postulates that through the actions developed by Information Professionals, occurs the presentation of new knowledge to individuals, making them more reflective and encouraging a new way of thinking and relating oneself. Demonstrates the social responsibilities of professionals that work with information, prompting harmonious behaviors that take into account the efficiency and also the happiness and well being of the group.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Trata da Competência Informacional, sinalizando os elementos constituintes da mesma. Apresenta a relevância de atitudes e virtudes que tenham como pano de fundo a moral e a ética. Postula que por meio das ações desenvolvidas pelo Profissional da Informação, ocorre a apresentação de novos saberes ao indivíduo, tornando-os mais reflexivos, incitando um novo modo de pensar e se relacionar. Demonstra as responsabilidades sociais dos profissionais que trabalham com a informação, instigando condutas harmoniosas que levem em conta a eficiência e também a felicidade e o bem do coletivo. ] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Trata da Competência Informacional, sinalizando os elementos constituintes da mesma. Apresenta a relevância de atitudes e virtudes que tenham como pano de fundo a moral e a ética. Postula que por meio das ações desenvolvidas pelo Profissional da Informação, ocorre a apresentação de novos saberes ao indivíduo, tornando-os mais reflexivos, incitando um novo modo de pensar e se relacionar. Demonstra as responsabilidades sociais dos profissionais que trabalham com a informação, instigando condutas harmoniosas que levem em conta a eficiência e também a felicidade e o bem do coletivo.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/46044] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/46044] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/46044] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; v. 20, n. 2 (2014); 86-107] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information Literacy based on the ethical dimension] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A Competência Informacional fundamentada na dimensão ética] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/46044/32151] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/46044/32152] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/46044/32151] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/46044/32152] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/46044] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/46044/32151] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/46044#00002] => 0
                        )

                )

        )

)