Article
A formação em Ciência da Informação (CI) caracteriza-se pela diversidade de modelos com repercussão nos respetivos cursos de Mestrado e Doutoramento. Dada a importância destes para a afirmação da área pretende-se fornecer subsídios para uma reflexão sobre a mesma, contextualizando-a na contemporaneidade a partir dos referenciais fornecidos pelos referidos cursos em Portugal e no Brasil. Objetivou-se: i. Identificar nestes dois países, os cursos ativos (2016) certificados pelas respetivas agências; ii. Verificar o enquadramento oficial; iii. Contextualizar a CI nas classificações em uso nas estruturas oficiais educativas. Seguiu-se uma metodologia qualitativa exploratória assente na análise e síntese dos dados obtidos nas fontes oficiais. Identificaram-se, respetivamente, em Portugal e no Brasil: mestrados – 4 e 16 e doutoramentos – 3 e 9. A área, em Portugal, apresenta-se como em passagem das «Ciências Documentais» para uma CI mais abrangente; no Brasil, observa-se um complexo relacionamento entre a Biblioteconomia, a Arquivologia e a CI, consubstanciado na procura da identidade da CI e, simultaneamente, na afirmação autónoma das disciplinas envolvidas. Infere-se uma relação entre este panorama e os distintos contextos geográficos Europa e América.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2018-12-20] => 107273 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Luís Miguel Oliveira Machado] => 15755 ) [1] => Array ( [Maria da Graça de Melo Simões] => 15470 ) [2] => Array ( [Renato Rocha Souza] => 7846 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/803/2019/01/oai_www_bad_pt_publicacoes_article_1895#00064.pdf] => 108564 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [14] => 1345 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [1] => 696 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Formação avançada em ci] => 108150 ) [2] => Array ( [Enquadramento oficial da ci (portugal e brasil)] => 108151 ) [3] => Array ( [A3es] => 108152 ) [4] => Array ( [Capes] => 172962 ) [5] => Array ( [378] => 108153 ) [6] => Array ( [Capes] => 9949 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Cadernos BAD (Portugual)] => 803 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00064-2017--1] => 108134 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [A formação em Ciência da Informação (CI) caracteriza-se pela diversidade de modelos com repercussão nos respetivos cursos de Mestrado e Doutoramento. Dada a importância destes para a afirmação da área pretende-se fornecer subsídios para uma reflexão sobre a mesma, contextualizando-a na contemporaneidade a partir dos referenciais fornecidos pelos referidos cursos em Portugal e no Brasil. Objetivou-se: i. Identificar nestes dois países, os cursos ativos (2016) certificados pelas respetivas agências; ii. Verificar o enquadramento oficial; iii. Contextualizar a CI nas classificações em uso nas estruturas oficiais educativas. Seguiu-se uma metodologia qualitativa exploratória assente na análise e síntese dos dados obtidos nas fontes oficiais. Identificaram-se, respetivamente, em Portugal e no Brasil: mestrados – 4 e 16 e doutoramentos – 3 e 9. A área, em Portugal, apresenta-se como em passagem das «Ciências Documentais» para uma CI mais abrangente; no Brasil, observa-se um complexo relacionamento entre a Biblioteconomia, a Arquivologia e a CI, consubstanciado na procura da identidade da CI e, simultaneamente, na afirmação autónoma das disciplinas envolvidas. Infere-se uma relação entre este panorama e os distintos contextos geográficos Europa e América.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:www.bad.pt/publicacoes:article/1895] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/article/view/1895] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Cadernos BAD; n. 1 (2017); 1-14] => 0 ) [1] => Array ( [0007-9421] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [1645-2895] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Cursos de Ciência da Informação de Mestrado e Doutoramento, ativos em 2016, em Portugal e no Brasil: subsídios para uma reflexão sobre a área] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/article/view/1895/pdf] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:www.bad.pt/publicacoes:article/1895#00064] => 0 ) ) ) )