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Formação de auxiliares de arquivo e de biblioteca como política pública brasileira de educação profissional

Este trabalho teve como objetivo discutir o processo de formação de auxiliares de arquivo e de biblioteca na perspectiva de uma política pública de educação profissional realizada no Brasil, fundamentando-se em estudo de caso realizado no sertão paraibano. Consiste em uma pesquisa de natureza qualitativa e de nível exploratório e descritivo, nos moldes de um estudo de caso, realizada com auxílio das técnicas de pesquisa documental e bibliográfica. Nos resultados encontrados observou-se que tem ocorrido o fomento do desenvolvimento regional, que consequentemente, estimula a permanência dos profissionais qualificados no interior do Brasil. Isto se dá pelo engajamento das universidades e dos institutos federais nas políticas de interiorização da educação profissional, contribuindo para diminuição de iniquidades sociais e desigualdades regionais. Conclui que o ineditismo da formação profissional de Auxiliares de Arquivo e Biblioteca numa região que demanda por políticas e iniciativas de inclusão e desenvolvimento social, conforme é o sertão paraibano, já consiste em uma ação empreendedora e significativa. Trata-se do início de uma transformação social e cultural.@pt


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