Article Brapci-Revistas

A gestão do conhecimento rumo a uma abordagem holística: indicação de aspectos a serem contemplados em modelos de gerenciamento do conhecimento

The management of knowledge towards a holistic approach: indication of aspects to be contemplated in models of knowledge management models

Há um expressivo número de modelos de Gestão do Conhecimento; no entanto não há um modelo amplamente aceito. Isso pode ser derivado da complexidade inerente a Gestão do Conhecimento e ao ambiente organizacional. Todavia, é salientada a necessidade de um modelo que seja unificador e que aborde a Gestão do Conhecimento de forma holística, mas as caraterísticas que devem ser consideradas para essa abordagem ainda não foram consolidadas. Assim, esse estudo se propõe a investigar quais aspectos deveriam ser contemplados em novos modelos de GC rumo a uma abordagem holística. Por um percurso metodológico qualitativo de natureza exploratória e com técnica de pesquisa bibliográfica, essa pesquisa apresenta por resultados a síntese desses aspectos, alicerçados em três perspectivas: limitações dos modelos existentes, lacunas e teorias de suporte à Gestão do Conhecimento. Por limitação se tem que esses aspectos não foram validados junto a especialistas, sendo essa uma sugestão de pesquisa futura, bem como o desenvolvimento de um modelo de Gestão do Conhecimento que apreenda todos esses aspectos. Esse estudo contribui por delinear aspectos a serem contemplados em modelos de Gestão do Conhecimento holísticos de forma a permitir que essa temática considere toda a complexidade inerente ao ambiente organizacional.@pt


There is an expressive number of Knowledge Management models; however there is no widely accepted model. This can be derived from the inherent complexity of Knowledge Management and the organizational environment. However, there is a need for a model that is unifying and that addresses Knowledge Management in a holistic way, but the characteristics that should be considered for this approach have not yet been consolidated. Thus, this study proposes to investigate which aspects should be contemplated in new KM(Knowledge Management) models towards a holistic approach. Through a qualitative methodological course of exploratory nature and with a bibliographic research technique, this research presents, by results, the synthesis of these aspects, based on three perspectives: limitations of existing models, its gaps, and support theories to Knowledge Management. For limitation, one understands that these aspects have not been validated by specialists, which is a suggestion of future research, as well as the development of a Knowledge Management model that comprehends all these aspects. This study contributes by outlining aspects to be contemplated in holistic Knowledge Management models in order to allow this theme to consider all the inherent complexity of the organizational environment.@en

References

  • ALVARENGA, Augusta Thereza de., SOMMERMAN, Américo., ALVAREZ, Aparecida Magali de Souza. Congressos internacionais sobre transdisciplinaridade: reflexões sobre emergências e convergências de idéias e ideais na direção de uma nova ciência moderna. Saúde e Sociedade, v. 14, n. 3, p. 9-29, 2005.
  • ANGELONI, Maria Terezinha (Org.). Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002.
  • APO - ASIAN PRODUCTIVITY ORGANIZATION. Knowledge management for publicsector. 2013. Disponível em: http://www.apo-tokyo.org/publications/?s=knowledge and post_type=ebooks. Acessado em: 28 dez. 2016.
  • BARROS, Aidil Jesus da Silveira., LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo, 2007.
  • BECKMAN, Tom. A methodology for knowledge management. In: IINTERNATIONAL CONFERENCE ON AI AND SOFT COMPUTING (IASTED), 1997, Califórnia. Anais... Califórnia: Anaheim, 1997. p. 29-32.
  • BELLEFROID, Bart. The new way of knowledge sharing, a thesis research about the effects of NWOW on knowledge sharing. 2012. 113f. Tese (Doutorado) - Institute of Information and Computing Sciences - Center of Organization and Information, Utrecht University (Países Baixos), 2012.
  • BEM, Roberta Moraes de., COELHO, Christianne Coelho de Souza Reinisch., DANDOLINI, Gertrudes Aparecida. Knowledge management framework to the university libraries. Library Management, v. 37, n. 4/5, p. 221-236, 2016.
  • [23] BERNSTEIN, Jay H. Disciplinarity and transdisciplinarity in the study of knowledge. Informing Science. The International Journal of an Emerging Transdiscipline, v. 17, p. 241-273, 2014.
  • BERTALANFFY, Ludwig Von. The history and status of general systems theory. Academy of Management Journal, v. 15, n. 4, p. 407-426, 1972.
  • CARRILLO, Francisco Javier (Ed.). Knowledge cities: approaches, experiences and perspectives. Butterworth-Heinemann: Burlington, 2006.
  • CASTILLO, Lucio Abimael Medrano., CAZARINI, Edson Walmir. W. Integrated model for implementation and development of knowledge management. Knowledge Management Research and Practice, v. 12, n. 2, p. 145-160, 2014.
  • CERVO, Amado Luis., BERVIAN, Pedro Alcino., SILVA, Roberto da. Metodologia científica. São Paulo: Pretence Hall, 2002.
  • CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003.
  • CHOO, Chun Wei. An integrated information model of the organization: the knowing organization. Retrieved February, v. 10, p. 2006, 1996. Disponível em: http:// www.fis. utoronto.ca/people/faculty/choo/FIS/KO/KO.html1#contents. Acesso em: 03 mar 2015.
  • COB, Z. Che. et al. Preliminary study on semantic knowledge management model for collaborative learning. ARPN Journal of Engineering and Applied Sciences, v. 10, n. 2, p. 442-450, 2015.
  • COIMBRA, José de Ávila Aguiar. Considerações sobre a interdisciplinaridade. In: PHILLIPI JÚNIOR, Arlindo et al. Interdisciplinaridade em ciências ambientais. São Paulo: Signus, 2000, p. 52-70.
  • CORRÊA, Fábio. et al. Equalização de tipos de conhecimento em modelos de gestão do conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB), 2017, 18., Marília. Anais... Marília: São Paulo,, 2017.
  • CORRÊA, Fábio., RIBEIRO, Jurema Suely de Araújo Nery., PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. Aspectos da economia da informação: arquétipo conceitual econômico e social. Informação and Informação, v. 22, n. 1, p. 185-214, 2017.
  • [24] CRAWFORD, Richard. Na era do capital humano: o talento, a inteligência e o conhecimento como forças econômicas., seu impacto nas empresas e nas decisões de investimento. São Paulo: Atlas, 1994.
  • DOMINGUES, Ivan. Em busca do método. In: DOMINGUES, Ivan (Org). Conhecimento e transdisciplinaridade II: aspectos metodológicos. Editora UFMG, 2005.
  • DRUCKER, Peter. O melhor de Peter Drucker: homem, sociedade, administração. São Paulo: Nobel, 1998.
  • EARL, Michael. Knowledge management strategies: toward a taxonomy, Journal of Management Information Systems, v. 18, n. 1, p. 215-233, 2001.
  • FIVAZ, A.., PRETORIUS, M. W. A knowledge management framework for manufacturing firms in South Africa. In: ENGINEERING, TECHNOLOGY AND INNOVATION/ INTERNATIONAL TECHNOLOGY MANAGEMENT CONFERENCE (ICE/ITMC), 2015, Irlanda. Anais... Irlanda: Belfast, 2015, p. 1-9.
  • FRANCINI, William Sampaio. A gestão do conhecimento: conectando estratégia e valor para a empresa. Revista de Administração Eletrônica - RAE, v. 1, n. 2, p. 1-16, 2002.
  • FTEIMI, Nora. Analyzing the Literature on Knowledge Management Frameworks: Towards a Normative Knowledge Management Classification Schema. In: EUROPEAN CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS, 23., 2015, Alemanha. Anais... Alemanha: Münster, 2015.
  • GARCÍA-FERNÁNDEZ, Mariano. How to measure knowledge management: dimensions and model. VINE Journal of Information and Knowledge Management Systems, v. 45, n. 1, p. 107-125, 2015.
  • GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
  • GONÇALVES MAGALHÃES, Thiago., BAPTISTA LOPEZ DALMAU, Marcos., MANOEL DE SOUZA, Irineu. Gestão do conhecimento para tomada de decisão: um estudo de caso na Empresa Júnior. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 7, n. 2, p. 108-129, 2014.
  • GROTTO, Daniella. O compartilhamento do conhecimento nas organizações. In: ANGELONI, Maria Terezinha (Org.). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, p. 169-190, 2002.
  • [25] HEISIG, Peter. Harmonisation of knowledge management – comparing 160 KM frameworks around the globe. Journal of knowledge management, v. 13, n. 4, p. 4-31, 2009.
  • HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções: 1789-1848. Editora Paz e Terra, Kindle Edition, 2015.
  • HOLSAPPLE, Clyde W.., JOSHI, Kshiti D. Description and analysis of existing knowledge management frameworks. In: ANNUAL HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE, 32., 1999, Estados Unidos. Anais... Estados Unidos: Maiu, 1999, p. 1-15.
  • KAREMENTE, K. et al. Knowledge management frameworks: a review of conceptual foundations and a KMF for IT-based organizations. In: KIZZA, J. M. et al. (Ed.). Strengthening the role of ICT in development, p. 35-57, 2009.
  • LIN, Hsiu-Fen. A stage model of knowledge management: an empirical investigation of process and effectiveness. Journal of Information Science, v. 33, n. 6, p. 643-659, 2007.
  • LLORIA, M. Begona. A review of the main approaches to knowledge management. Knowledge management research and practice, v. 6, n. 1, p. 77-89, 2008.
  • MACEDO, Valéria. et al. Tipologia do trabalhador do conhecimento: papeis e processos. Perspectivas em Gestão and Conhecimento, v. 7, n. especial, p. 94-108, 2017.
  • MARCONI, Marina de Andrade., LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
  • MASCARENHAS, Sidnei Augusto (Org.). Metodologia científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
  • MCELROY, Mark W. The new knowledge management, Butterworth-Heinemann, Burlington. 2003.
  • MEHTA, Nikhil. Successful knowledge management implementation in global software companies. Journal of knowledge management, v. 12, n. 2, p. 42-56, 2008.
  • MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.
  • MOSCOSO-ZEA, Oswaldo. et al. Knowledge management framework using enterprise architecture and business intelligence. In: International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS), 18.. 2016, Roma. Anais... Itália: Roma, 2016, p. 244-249.
  • [26] NONAKA, Ikujiro. Dynamic Theory of Organizational Knowledge Creation. Organization Science, v. 5, n. 1, p. 14-37, 1994.
  • NONAKA, Ikujiro., TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 10 ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997
  • PAIVA, Eduardo Henrique Bacelar. Modelo de boas práticas de gestão do conhecimento nas empresas. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ciência da Computação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife, 2011.
  • PEREIRA, Heitor José. Os novos modelos de gestão: análise e algumas práticas em empresas brasileiras. São Paulo: FGV, 1995, 297 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1995.
  • PICKERING, William Alfred. Sistemas adaptativos complexos: lingua(gem) e aprendizagem. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 51 n. 2, 2012
  • PONS, N. L. et al. Design of a knowledge management model for improving the development of computer projects´ teams. Revista Espanola de Documentacion Cientifica, v.37, n. 2, 2014. DOI http://dx.doi.org/10.3989/redc.2014.2.1036.
  • PROBST, Gilbert., RAUB, Steffen, ROMHARDT, Kai. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.
  • RUBENSTEIN-MONTANO, Bonnie. et al. A systems thinking framework for knowledge management. Decision support systems, v. 31, n. 1, p. 5-16, 2001.
  • SCHOLL, Wolfgang et al. The future of knowledge management: an international delphi study. Journal of Knowledge Management, v. 8, n. 2, p. 19-35, 2004.
  • SCOPUS. O que é a Scopus? Disponível em: https://www.elsevier.com/solutions/scopus. Acesso em: 14 mai. 2018.
  • SENGE, Peter M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. Best Seller, 1990.
  • [27] SILVA SEGUNDO, Sanderli José da., DE ARAÚJO, Wagner Junqueira., DUARTE, Emeide Nóbrega. Gestão do conhecimento organizacional: estudo aplicado à biblioteca virtual Paul Otlet. Informatio. Revista del Instituto de Información de la Facultad de Información y Comunicación, v. 22, n.1, p. 26 - 42, 2017.
  • SILVA, Anielson B.., REBELO, Luiza Maria B. As Implicações do pensamento complexo na análise organizacional. In : ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (ANPAD), 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.
  • SILVA, Carla Roberta Moreira da. Gestão do conhecimento com foco na segurança do paciente: proposta de um modelo de gestão para hospitais. 2015, 101 f. Dissertação (Mestrado em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde) – Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde, UNINOVE, São Paulo, 2015.
  • SILVEIRA, Ermelinda Ganem Fernandes. Contribuições da psicologia profunda de carl gustav jung para um modelo de gestão do conhecimento nas organizações. 2012, 328 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento). Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, 2012.
  • SNOWDEN, David. Complex acts of knowing: paradox and descriptive self-awareness. Journal of Knowledge Management, v. 6, n. 2, p. 100-111, 2002.
  • SOMMERMAN, Américo. A inter e a transdisciplinaridade. In: INTERDISCIPLINARIDADE COMO FORMA DE INCLUSÃO NUMA EDUCAÇÃO MUNDIAL, 10., 2005, Rio Grande do Sul. Anais... Rio Grande do Sul: Cachoeira do Sul, 2005.
  • STACEY, Ralph. Emerging strategies for a chaotic environment. Long Range Planning, v. 29, n. 2, p. 182-189, 1996.
  • SVEIBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios do conhecimento. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
  • TEIXEIRA FILHO, Jayme. Gerenciando conhecimento: como a empresa pode usar a memória organizacional e a inteligência competitiva no desenvolvimento dos negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: SENAC, 2000.
  • TERRA, José Cláudio Cyrineu. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. 2ed. São Paulo: Negócio, 2001.
  • [28] TERRA, José Cláudio Cyrineu. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. 5ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
  • TOFFLER, Alvin. A terceira onda. São Paulo: Atlas, 1998.
  • TORRÉS, José Martins., GÓIS, Cezar Wagner de Lima. Organização fractal: um modelo e sugestões para gestão. Revista Ciências Administrativas, v. 17, n. 3, 2011.
  • WEBER, Frithjof et al. Standardisation in knowledge management – towards a common KM framework in Europe. In: SEMINAR TOWARDS COMMON APPROACHES and
  • STANDARDS IN KM, 2002, Europa. Anais… Europa, 2002.
  • WIIG, Karl M. Knowledge management foundations: thinking about thinking-how people and organizations create, represents and use of knowledge. España. 1994.
  • WONG, Kuan Yew. A critical review of knowledge management frameworks. International Journal of Information Technology and Management, v. 4, n. 3, p. 269-289, 2005.
  • XIAOBO, Wang., JINGLONG, Liu., XIAO, Li. Education Resource Knowledge Management Model Based on Topic Maps and Knowledge Relevance Algorithm. In: INTELLIGENT TRANSPORTATION, BIG DATA AND SMART CITY (ICITBS), 2015, Vietnã. Anais... Vietnã: Baía de Halong, 2015, p. 351-357.
  • AGRADECIMENTOS
NLP0.29
Visto 17 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-11-27] => 106535
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Fabricio Ziviani] => 7444
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Fabio Correa] => 27299
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Cristiana Fernandes de Muylder] => 30217
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/285/2018/12/oai_ojs_periodicos_sbu_unicamp_br_article_8652801#00017.pdf] => 106884
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [_repository/285/2021/11/oai_ojs_periodicos_sbu_unicamp_br_article_8652801#00017.pdf] => 168324
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Gestão do conhecimento] => 233908
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Abordagem holística] => 106780
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Modelo de gestão do conhecimento] => 190437
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Modelos de gestão do conhecimento] => 265575
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Knowledge management] => 234140
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Holistic approach] => 265573
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Models of knowledge management] => 265574
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-01-04] => 263102
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação] => 285
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00017-2019-1-] => 99416
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00017-1900-17-2019] => 110297
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00017-2019-17-] => 127023
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Há um expressivo número de modelos de Gestão do Conhecimento; no entanto não há um modelo amplamente aceito. Isso pode ser derivado da complexidade inerente a Gestão do Conhecimento e ao ambiente organizacional. Todavia, é salientada a necessidade de um modelo que seja unificador e que aborde a Gestão do Conhecimento de forma holística, mas as caraterísticas que devem ser consideradas para essa abordagem ainda não foram consolidadas. Assim, esse estudo se propõe a investigar quais aspectos deveriam ser contemplados em novos modelos de GC rumo a uma abordagem holística. Por um percurso metodológico qualitativo de natureza exploratória e com técnica de pesquisa bibliográfica, essa pesquisa apresenta por resultados a síntese desses aspectos, alicerçados em três perspectivas: limitações dos modelos existentes, lacunas e teorias de suporte à Gestão do Conhecimento. Por limitação se tem que esses aspectos não foram validados junto a especialistas, sendo essa uma sugestão de pesquisa futura, bem como o desenvolvimento de um modelo de Gestão do Conhecimento que apreenda todos esses aspectos. Esse estudo contribui por delinear aspectos a serem contemplados em modelos de Gestão do Conhecimento holísticos de forma a permitir que essa temática considere toda a complexidade inerente ao ambiente organizacional.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [There is an expressive number of Knowledge Management models; however there is no widely accepted model. This can be derived from the inherent complexity of Knowledge Management and the organizational environment. However, there is a need for a model that is unifying and that addresses Knowledge Management in a holistic way, but the characteristics that should be considered for this approach have not yet been consolidated. Thus, this study proposes to investigate which aspects should be contemplated in new KM(Knowledge Management) models towards a holistic approach. Through a qualitative methodological course of exploratory nature and with a bibliographic research technique, this research presents, by results, the synthesis of these aspects, based on three perspectives: limitations of existing models, its gaps, and support theories to Knowledge Management. For limitation, one understands that these aspects have not been validated by specialists, which is a suggestion of future research, as well as the development of a Knowledge Management model that comprehends all these aspects. This study contributes by outlining aspects to be contemplated in holistic Knowledge Management models in order to allow this theme to consider all the inherent complexity of the organizational environment.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8652801] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8652801] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.20396/rdbci.v1i0.8652801] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 1 (2019): Publicação Contínua] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1678-765X] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 17 (2019): Publicação Contínua; e019004] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A gestão do conhecimento rumo a uma abordagem holística: indicação de aspectos a serem contemplados em modelos de gerenciamento do conhecimento] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The management of knowledge towards a holistic approach: indication of aspects to be contemplated in models of knowledge management models] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8652801/pdf] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/downloadSuppFile/8652801/2811] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8652801/pdf_1] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8652801] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8652801/pdf] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8652801/pdf_1] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8652801/20520] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8652801#00017] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.20396/rdbci.v17i0.8652801] => 0
                        )

                )

        )

)