Article
Altmetria surge em 2010, propondo um conjunto de novos indicadores que medem os impactos da produção acadêmica com base em dados oriundos de mídias e redes sociais. A presente pesquisa analisa aspectos sobre os impactos proporcionados pela altmetria a partir da análise de dados do Facebook e Twitter. Foram selecionados os 100 artigos, pertencentes à coleção da Scientific Eletronic Library Online - SciELO, com maiores pontuações (Altmetric Score), pela ferramenta altmetric.com. Os perfis no Twitter e Facebook, referente aos 100 artigos, foram analisados, bem como as ações e reações. Os perfis foram categorizados em Impacto Acadêmico - IA ou Impacto Social - IS. Foram identificadas e analisadas 947 contas no Twitter e 682 contas no Facebook (total de 1.629 contas). As áreas de Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Ciências Sociais Aplicadas, respectivamente, foram as que mais causam impactos altmétricos. Observou-se que o Impacto Acadêmico é mais elevado que o Impacto Social e que o Facebook possui um número maior de usuários que se enquadram no perfil de IS do que o Twitter.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2017-04-25] => 91082 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [João de Melo Maricato] => 10816 ) [1] => Array ( [Ethamillya Lyanna Moura Lima] => 101893 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/326/2018/10/oai_periodicos_ufpb_br_article_30921#00019.pdf] => 105594 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Relato de pesquisa] => 99 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Comunicação científica] => 298903 ) [2] => Array ( [Altmetria] => 227687 ) [3] => Array ( [Métrica alternativa] => 8711 ) [4] => Array ( [Rede social] => 263360 ) [5] => Array ( [Impacto científico] => 176642 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Informação & sociedade: estudos] => 326 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00019-2017-27-1] => 91078 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Altmetria surge em 2010, propondo um conjunto de novos indicadores que medem os impactos da produção acadêmica com base em dados oriundos de mídias e redes sociais. A presente pesquisa analisa aspectos sobre os impactos proporcionados pela altmetria a partir da análise de dados do Facebook e Twitter. Foram selecionados os 100 artigos, pertencentes à coleção da Scientific Eletronic Library Online - SciELO, com maiores pontuações (Altmetric Score), pela ferramenta altmetric.com. Os perfis no Twitter e Facebook, referente aos 100 artigos, foram analisados, bem como as ações e reações. Os perfis foram categorizados em Impacto Acadêmico - IA ou Impacto Social - IS. Foram identificadas e analisadas 947 contas no Twitter e 682 contas no Facebook (total de 1.629 contas). As áreas de Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Ciências Sociais Aplicadas, respectivamente, foram as que mais causam impactos altmétricos. Observou-se que o Impacto Acadêmico é mais elevado que o Impacto Social e que o Facebook possui um número maior de usuários que se enquadram no perfil de IS do que o Twitter.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:periodicos.ufpb.br:article/30921] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/30921] => 0 ) [1] => Array ( [10.22478/ufpb.1809-4783.2017v27n1.30921] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Informação & Sociedade: Estudos; v. 27, n. 1 (2017)] => 0 ) [1] => Array ( [1809-4783] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [0104-0146] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Impactos da Altmetria: aspectos observados com análises de perfis no Facebook e Twitter] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/30921/17418] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:periodicos.ufpb.br:article/30921#00019] => 0 ) ) ) )