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O presente trabalho buscou analisar com base em dados do inpi a situação dos pedidos de registros de marcas relacionadas ao setor do agronegócio. a marca de um produto ou serviço tem como objetivo levar o nome da empresa ao mercado e como tal ela se traduz em ativos valiosos para as organizações contribuindo para seu reconhecimento social e crescimento econômico. a pesquisa consistiu na verificação dos seguintes aspectos: segmentos que mais registraram as marcas, tipo de apresentação da marca, natureza da marca, titularidade, situação dos registros e evolução anual dos registros. os resultados demonstram que para o período analisado (1998 até junho de 2017) foram encontrados 549 pedidos registros de marcas para o segmento pesquisado, desses registros, 89,80% foram efetuados por pessoa jurídica, quanto aos setores se destacam o de comércio de insumos agrícolas com 40,25% dos pedidos, o de publicidade e comunicação no geral com 12,39%. já com relação à natureza das marcas, a marcas de serviços representam 76,87% dos processos e quanto à forma de apresentação a mista concentra 79,42% dos pedidos.@pt
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