Article Brapci-Revistas

Formação e orientação: aspectos da mediação no universo da inclusão digital

Compreende-se neste texto que o monitor é um elemento-chave para potencializar as transformações requeridas pelas propostas que objetivam a inclusão por meio da via do acesso em espaços públicos às tecnologias de informação e  comunicação. Para tanto, procurou-se apresentar a importância de algumas ações de formação e orientação embasadas na perspectiva de mediação, fundamentadas em Vigotski, adaptadas para a realidade da inclusão digital. Para respaldar o trabalho com elementos concretos, apresentam-se alguns resultados da pesquisa que procurou observar aspectos da mediação humana nos pontos de inclusão digital (PID) localizados nas cidades da Bahia que exibem o maior grau de inclusão digital.Palavras-chaveCibercultura. Inclusão digital. Formação aberta. Mediação. Mediador humano. TIC – Formação.Training and guidance: mediation aspects in the context of digital inclusionAbstractWe understand this text that the monitor is a key element to provide the transformations required by the proposals that focus on inclusion for increased development by means of public access ICT. For this, we tried to present the importance of training activities and guidance based on understanding the concept of mediation, adapted to the reality of digital inclusion and illustrated with some results of research that sought to observe these aspects of the PID in the state of Bahia.KeywordsCiberculture. Digital inclusion. Mediation. Human mediator. Training – ICT.@pt


. Formação e orientação: aspectos da mediação no universo da inclusão digital. Inclusão social, [????].
NLP0.29
Visto 24 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2012-11-28] => 57357
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Barbara coelho neves] => 7076
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/376/2018/10/oai_ojs_revista_ibict_br_article_1665#00023.pdf] => 101040
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Educação] => 234411
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Inclusão digital] => 237218
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Mediação] => 265973
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Mediador humano] => 101039
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Tic] => 251170
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Formação] => 235800
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Tic-formação] => 281594
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Formação] => 11828
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Tic] => 3467
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2012-11-28] => 281592
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Inclusão social] => 376
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00023-2011-5-1] => 100346
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Compreende-se neste texto que o monitor é um elemento-chave para potencializar as transformações requeridas pelas propostas que objetivam a inclusão por meio da via do acesso em espaços públicos às tecnologias de informação e  comunicação. Para tanto, procurou-se apresentar a importância de algumas ações de formação e orientação embasadas na perspectiva de mediação, fundamentadas em Vigotski, adaptadas para a realidade da inclusão digital. Para respaldar o trabalho com elementos concretos, apresentam-se alguns resultados da pesquisa que procurou observar aspectos da mediação humana nos pontos de inclusão digital (PID) localizados nas cidades da Bahia que exibem o maior grau de inclusão digital.Palavras-chaveCibercultura. Inclusão digital. Formação aberta. Mediação. Mediador humano. TIC – Formação.Training and guidance: mediation aspects in the context of digital inclusionAbstractWe understand this text that the monitor is a key element to provide the transformations required by the proposals that focus on inclusion for increased development by means of public access ICT. For this, we tried to present the importance of training activities and guidance based on understanding the concept of mediation, adapted to the reality of digital inclusion and illustrated with some results of research that sought to observe these aspects of the PID in the state of Bahia.KeywordsCiberculture. Digital inclusion. Mediation. Human mediator. Training – ICT.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Compreende-se neste texto que o monitor é um elemento-chave para potencializar as transformações requeridas pelas propostas que objetivam a inclusão por meio da via do acesso em espaços públicos às tecnologias de informação e  comunicação. Para tanto, procurou-se apresentar a importância de algumas ações de formação e orientação embasadas na perspectiva de mediação, fundamentadas em Vigotski, adaptadas para a realidade da inclusão digital. Para respaldar o trabalho com elementos concretos, apresentam-se alguns resultados da pesquisa que procurou observar aspectos da mediação humana nos pontos de inclusão digital (PID) localizados nas cidades da Bahia que exibem o maior grau de inclusão digital.Palavras-chaveCibercultura. Inclusão digital. Formação aberta. Mediação. Mediador humano. TIC – Formação.Training and guidance: mediation aspects in the context of digital inclusionAbstractWe understand this text that the monitor is a key element to provide the transformations required by the proposals that focus on inclusion for increased development by means of public access ICT. For this, we tried to present the importance of training activities and guidance based on understanding the concept of mediation, adapted to the reality of digital inclusion and illustrated with some results of research that sought to observe these aspects of the PID in the state of Bahia.KeywordsCiberculture. Digital inclusion. Mediation. Human mediator. Training – ICT.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revista.ibict.br:article/1665] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1665] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Inclusão Social; v. 5, n. 1 (2011)] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1808-8678] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-8392] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Formação e orientação: aspectos da mediação no universo da inclusão digital] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1665/1871] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1665] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1665/1871] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.revista.ibict.br:article/1665#00023] => 0
                        )

                )

        )

)