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Inclusão digital contextualizada para a inclusão social de comunidades isoladas

Este artigo descreve projetos de inclusão digital contextualizada que vêm sendo desenvolvidos em comunidades isoladas do Norte e Nordeste do Brasil, que têm pouquíssima ou nenhuma possibilidade de acesso a computadores, pela ausência nessas comunidades da infraestrutura mínima exigida pelos programas de inclusão digital existentes para a implantação de laboratórios de informática. De acordo com a metodologia utilizada nesses projetos, o aprendizado para inclusão digital é situado no contexto social dos estudantes e é baseado em atividades autênticas de desenvolvimento de projetos para a internet que são significativos no seu contexto social. Com isso, as crianças e jovens aprendem a utilizar a internet não apenas como simples usuários, mas criando conteúdos para expressar aspectos relevantes do seu contexto social. Projetos piloto têm sido desenvolvidos em comunidades de agricultura familiar e de assentamentos de reforma agrária nos municípios de Picuí e Remígio, na Paraíba, e em comunidades ribeirinhas de Caxiuanã no município de Melgaço, no Pará. O principal resultado dos projetos é tornar os estudantes construtores dos conteúdos relevantes para a inclusão social da sua comunidade, aumentando a relevância social e os ganhos do programa de inclusão digital, e ampliando as possibilidades de a comunidade obter inclusão social a partir da inclusão digital.Palavras-chaveComunidades isoladas. Inclusão digital. Inclusão social. Computadores móveis.Contextualized digital inclusion for social inclusin of isolated communitiesAbstractThis paper describes projects of contextualized digital inclusion that have been carried out in isolated communities of the Brazilian North and Northwest regions, which have little or no possibilities of access to computers, due to the lack of the minimum infrastructure required by digital inclusion programs to provide computer laboratories. According to the methodology used in these projects, the learning referring to digital inclusion is inserted into the social context of the students and based on authentic activities of project development for internet that are important in their social context. Studentscan learn how to use internet not only to access content but to create content that expresses relevant aspects of their social context. The main result of the projects is to turn the students into constructors of internet content that is relevant for the social inclusion of their communities, enhancing the social relevance of the digital inclusion program and improving the possibilities of the community for achieving social inclusion through digital inclusion. The projects have been developed in rural communities of the Brazilian North and Northwest regions.KeywordsIsolated communities. Digital inclusion. Social inclusion. Mobile computers.@pt


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