Article Brapci-Revistas

A aplicação de conceitos e práticas de marketing: um estudo de caso do sistema de bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados – C.E.U.s

Analisa a questão do marketing aplicado nas unidades de informação da rede dos Centros Educacionais Unificados - C.E.U.s pertencentes à Prefeitura da cidade de São Paulo. Tem como objetivos gerais identificar e analisar as principais práticas de marketing realizadas a partir da percepção dos profissionais bibliotecários; saber o grau de conhecimento dos gestores dessas instituições referentes a esse assunto; verificar se a gestão dessas unidades de informação é orientada para o marketing, como também quais as técnicas e métodos utilizados; e se realizam planejamento orientado para o marketing. A metodologia adotada é a pesquisa exploratória com estudo de caso, sendo sujeito da pesquisa o sistema de 45 unidades de informação dos C.E.U.s. O instrumento de coleta de dados utilizado é o questionário, contendo questões abertas e fechadas. Com base nos dados das unidades de informação respondentes, conclui-se a ausência de um planejamento formal apoiado nos conceitos e técnicas de marketing recomendado pela literatura que trata do assunto. As práticas de marketing quando desenvolvidas são orientadas apenas por ações de promoção e divulgação de seus produtos e serviços. Por fim, recomenda e delineia diretrizes para implantação do marketing em unidades de informação híbridas (biblioteca pública e biblioteca escolar), como forma de valorizar a imagem da unidade e, consequentemente, do próprio profissional bibliotecário.@pt


. A aplicação de conceitos e práticas de marketing: um estudo de caso do sistema de bibliotecas dos centros educacionais unificados – c.e.u.s. Crb8 digital, [????].
NLP0.29
Visto 20 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2012-01-01] => 7597
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Denilson Santos de Matos] => 10038
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Emerson Soares de Oliveira] => 10039
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Francisco Lopes de Aguiar] => 8801
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/754/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_30771#00058.pdf] => 46742
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo científico] => 435
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Marketing] => 201034
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteca hbrida] => 10031
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Unidade de informao pblicasso paulo [cidade]] => 10032
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Centro educacional unificado] => 184627
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [C] => 10034
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [E] => 10035
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [U] => 10036
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [S] => 10037
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Centro educacional unificado] => 10033
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca pblica] => 9252
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [CRB8 Digital] => 754
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00058-2012-5-2] => 8797
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Analisa a questão do marketing aplicado nas unidades de informação da rede dos Centros Educacionais Unificados - C.E.U.s pertencentes à Prefeitura da cidade de São Paulo. Tem como objetivos gerais identificar e analisar as principais práticas de marketing realizadas a partir da percepção dos profissionais bibliotecários; saber o grau de conhecimento dos gestores dessas instituições referentes a esse assunto; verificar se a gestão dessas unidades de informação é orientada para o marketing, como também quais as técnicas e métodos utilizados; e se realizam planejamento orientado para o marketing. A metodologia adotada é a pesquisa exploratória com estudo de caso, sendo sujeito da pesquisa o sistema de 45 unidades de informação dos C.E.U.s. O instrumento de coleta de dados utilizado é o questionário, contendo questões abertas e fechadas. Com base nos dados das unidades de informação respondentes, conclui-se a ausência de um planejamento formal apoiado nos conceitos e técnicas de marketing recomendado pela literatura que trata do assunto. As práticas de marketing quando desenvolvidas são orientadas apenas por ações de promoção e divulgação de seus produtos e serviços. Por fim, recomenda e delineia diretrizes para implantação do marketing em unidades de informação híbridas (biblioteca pública e biblioteca escolar), como forma de valorizar a imagem da unidade e, consequentemente, do próprio profissional bibliotecário.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:brapci.inf.br:article/30771] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000030771] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [CRB-8 Digital, v. 5, n. 2, 2012, p. 17-32.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A aplicação de conceitos e práticas de marketing: um estudo de caso do sistema de bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados – C.E.U.s] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/64782] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [PDF:_repositorio/2018/08/pdf_7790fe6297_0000030771.pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:brapci.inf.br:article/30771#00058] => 0
                        )

                )

        )

)