Article
Analisa a questão do marketing aplicado nas unidades de informação da rede dos Centros Educacionais Unificados - C.E.U.s pertencentes à Prefeitura da cidade de São Paulo. Tem como objetivos gerais identificar e analisar as principais práticas de marketing realizadas a partir da percepção dos profissionais bibliotecários; saber o grau de conhecimento dos gestores dessas instituições referentes a esse assunto; verificar se a gestão dessas unidades de informação é orientada para o marketing, como também quais as técnicas e métodos utilizados; e se realizam planejamento orientado para o marketing. A metodologia adotada é a pesquisa exploratória com estudo de caso, sendo sujeito da pesquisa o sistema de 45 unidades de informação dos C.E.U.s. O instrumento de coleta de dados utilizado é o questionário, contendo questões abertas e fechadas. Com base nos dados das unidades de informação respondentes, conclui-se a ausência de um planejamento formal apoiado nos conceitos e técnicas de marketing recomendado pela literatura que trata do assunto. As práticas de marketing quando desenvolvidas são orientadas apenas por ações de promoção e divulgação de seus produtos e serviços. Por fim, recomenda e delineia diretrizes para implantação do marketing em unidades de informação híbridas (biblioteca pública e biblioteca escolar), como forma de valorizar a imagem da unidade e, consequentemente, do próprio profissional bibliotecário.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2012-01-01] => 7597 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Denilson Santos de Matos] => 10038 ) [1] => Array ( [Emerson Soares de Oliveira] => 10039 ) [2] => Array ( [Francisco Lopes de Aguiar] => 8801 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/754/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_30771#00058.pdf] => 46742 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo científico] => 435 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Marketing] => 201034 ) [1] => Array ( [Biblioteca hbrida] => 10031 ) [2] => Array ( [Unidade de informao pblicasso paulo [cidade]] => 10032 ) [3] => Array ( [Centro educacional unificado] => 184627 ) [4] => Array ( [C] => 10034 ) [5] => Array ( [E] => 10035 ) [6] => Array ( [U] => 10036 ) [7] => Array ( [S] => 10037 ) [8] => Array ( [Centro educacional unificado] => 10033 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Biblioteca pblica] => 9252 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [CRB8 Digital] => 754 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00058-2012-5-2] => 8797 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Analisa a questão do marketing aplicado nas unidades de informação da rede dos Centros Educacionais Unificados - C.E.U.s pertencentes à Prefeitura da cidade de São Paulo. Tem como objetivos gerais identificar e analisar as principais práticas de marketing realizadas a partir da percepção dos profissionais bibliotecários; saber o grau de conhecimento dos gestores dessas instituições referentes a esse assunto; verificar se a gestão dessas unidades de informação é orientada para o marketing, como também quais as técnicas e métodos utilizados; e se realizam planejamento orientado para o marketing. A metodologia adotada é a pesquisa exploratória com estudo de caso, sendo sujeito da pesquisa o sistema de 45 unidades de informação dos C.E.U.s. O instrumento de coleta de dados utilizado é o questionário, contendo questões abertas e fechadas. Com base nos dados das unidades de informação respondentes, conclui-se a ausência de um planejamento formal apoiado nos conceitos e técnicas de marketing recomendado pela literatura que trata do assunto. As práticas de marketing quando desenvolvidas são orientadas apenas por ações de promoção e divulgação de seus produtos e serviços. Por fim, recomenda e delineia diretrizes para implantação do marketing em unidades de informação híbridas (biblioteca pública e biblioteca escolar), como forma de valorizar a imagem da unidade e, consequentemente, do próprio profissional bibliotecário.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:brapci.inf.br:article/30771] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000030771] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [CRB-8 Digital, v. 5, n. 2, 2012, p. 17-32.] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [A aplicação de conceitos e práticas de marketing: um estudo de caso do sistema de bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados – C.E.U.s] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/64782] => 0 ) [1] => Array ( [PDF:_repositorio/2018/08/pdf_7790fe6297_0000030771.pdf] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:brapci.inf.br:article/30771#00058] => 0 ) ) ) )